logo pontomais

Cartão Ponto,
Vantagens &
Inovação Digital

Você já conhece o cartão ponto digital? O modelo em papel foi modernizado e otimizado. Não é mais necessário passar horas conferindo o cartão ponto no excel ou preenchendo manualmente.

Ficou curioso? Tire todas as suas dúvidas sobre o cartão ponto!

Arrasta ai e saiba mais
Aprenda como funciona

 Aprenda o que é cartão ponto e como funciona

De acordo com as leis do Ministério do Trabalho, empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a fazer o registro de jornada de seus funcionários. O cartão ponto é uma das maneiras de fazer essa gestão, que também pode ser realizada por meio mecânico, eletrônico ou digital.

Assim, o cartão ponto nada mais é do que um registro com os horários de entrada e saída dos colaboradores. Vale lembrar que, além dessas marcações, ele também deve informar os períodos de intervalos e DSR (Descanso Semanal Remunerado).

Para definir o horário de entrada e saída dos funcionários, é importante verificar os acordos ou convenções coletivas estabelecidos pela sua empresa. Já os intervalos intra jornada, ou seja, que acontecem durante a jornada de trabalho, devem seguir algumas regras:

  • Jornada de até 4 horas: pelo menos um intervalo de 10 minutos;
  • Jornada de 6 e 8 horas: um intervalo de almoço, que deve ter no mínimo 1 hora, e pelo menos duas pausas de 10 minutos a cada 4 horas trabalhadas. 

Os intervalos mais curtos também podem constar no cartão ponto.

Colaboradores que trabalham fora do estabelecimento ou em regime de trabalho remoto precisam, necessariamente, ter o cartão ponto em mãos - ou acesso a um cartão ponto online.

Nesses casos, o sistema da Pontomais pode ajudar e gerar mais praticidade.

tour virtual

Como preencher e como somar o cartão ponto

No caso do cartão ponto manual ou de papel, é necessário observar alguns detalhes para não errar na marcação de ponto.

Por exemplo: não deve haver nenhuma rasura, linhas em branco ou horas extra não autorizadas. Veja mais algumas informações essenciais e como calcular as horas trabalhadas por cada colaborador:

[[IMAGEM - CARTÃO PONTO E COMO CALCULAR]]


Cartão ponto e eSocial

O eSocial é uma ferramenta criada para unificar a maneira como as empresas se comunicam com o Governo Federal. 

No portal, é possível registrar vínculos empregatícios dos seus funcionários, contribuições previdenciárias, informações sobre FGTS, escriturações fiscais, avisos prévios e folhas de pagamento.

Embora não tenha mudado a legislação, o eSocial define regras mais rígidas para a entrega da folha de pagamento mensal. Além disso, o sistema estabelece prazos mais apertados para entrega desses documentos.

Por conta da agilidade necessária para estar em dia com o eSocial, o cartão ponto manual vem se tornando cada dia mais desafiador.

Diferença entre cartão ponto e ponto online

As principais diferenças entre o cartão ponto manual e o digital está na praticidade que cada um oferece. 

Enquanto o cartão ponto de papel convencional gera muitas dificuldades, dúvidas e burocracias para a rotina do RH, o modelo de gestão de jornada de trabalho online apresenta diversas vantagens.

Veja um comparativo simples:

[INFOGRÁFICO - COMPARATIVO DE PRATICIDADE]

Sistemas de controle de ponto (cartão, relógio e ponto online)

É importante lembrar que existem diversas modalidades de controle de ponto que a sua empresa pode utilizar. Veja algumas delas abaixo:

Controle de Ponto Manual

Essa é a modalidade que, mesmo parecendo ser simples, dá mais trabalho para o RH. É justamente o controle de ponto manual que usa o cartão ponto de papel convencional. 

Como já foi comentado nesta página, essa opção de gestão de jornada pode causar diversas dores de cabeça, é trabalhoso e cheio de burocracias para o RH.

Além disso, o cartão ponto de controle manual gasta muito papel, é facilmente fraudado e pode ser bastante confuso para empresas com muitos colaboradores. 

Controle de Ponto por Relógio

Esse tipo de controle de jornada pode ser feito por um relógio biométrico. Nessa opção, o cartão ponto é marcado por meio de identificação da digital dos funcionários, que deve estar vinculada ao seu número de PIS.

Essa modalidade de gestão de jornada pode parecer mais prática, pois não há a necessidade de fechamento de ponto manual. Entretanto, o aparelho de relógio biométrico deve estar sempre conectado a uma tomada, o que pode ser bastante dispendioso para a sua empresa.

Controle de Ponto Online ou Cartão Ponto Digital

O controle de ponto online permite que você substitua o cartão ponto convencional por um software completo. 

Com ele, é possível fazer registros de marcação de ponto com apenas alguns cliques, otimizar as atividades do RH e criar relatórios automáticos. Desse modo, o RH economiza tempo para poder cuidar do que realmente importa em uma empresa: as pessoas.

Conheça a Pontomais, a solução ideal para ponto digital

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02. Adicione funcionários e escalas

03. Nunca mais tenha problemas com fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.