Você sabe o que é crowdsourcing? Saiba como usar na sua empresa!

Você sabe o que é crowdsourcing? Saiba como usar na sua empresa!

Você sabe o que é crowdsourcing e o que essa estratégia pode fazer por sua empresa? Imagine, então, mobilizar uma multidão para resolver um problema para a melhoria de um produto ou para a sua divulgação. Assim, passe a considerar a possibilidade de profissionais externos ou de o seu próprio público participarem das soluções necessárias. Quer saber mais? Continue neste post e entenda o que é crowdsourcing e como usá-lo em sua empresa! 

O que é crowdsourcing?

 Crowdsourcing é um termo criado no ano de 2006 a partir da junção das palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização). A ideia foi construir um conceito que resumisse o desenvolvimento de soluções alcançadas a partir de iniciativas coletivas. O termo é novo, mas a prática é antiga. Considera-se que os clientes, principalmente, assim como os próprios colaboradores da empresa, estão cada vez mais capacitados para opinar a respeito de produtos e serviços. Com isso, a iniciativa faz uso do conhecimento coletivo, a partir de manifestações voluntárias convidadas. Desse modo, pessoas são chamadas, dentro de uma determinada estratégia, para a solução conjunta de uma ou mais questões específicas. O resultado pode ser a criação de um logotipo ou de um novo produto, assim como um conteúdo ou novas tecnologias. 

Acesse pontomais 2019

Como funciona na prática?

 Na prática, sua empresa fará crowdsourcing, por exemplo, quando solicitar aos próprios colaboradores ou aos clientes que opinem sobre um novo produto ou quando convidar esse mesmo público ou outro qualquer para oferecer sugestões para adequação de um item já existente. Assim, sempre que muitas mentes oferecem ideias, propostas ou sugestões para a empresa, isso é crowdsourcing. Nesse sentido, podem ser citados alguns casos reais que ganharam notoriedade: 

  • a companhia aérea Azul definiu o seu nome a partir do resultado de uma promoção aberta a sugestões;
  • o Google promoveu um concurso de produção de vídeo com vistas à promoção do Google Chrome, com grande sucesso;
  • o McDonald’s estimulou os seus clientes na Alemanha a criarem tipos de hambúrgueres para serem avaliados e votados, obtendo mais de 1 milhão de votos para as milhares de propostas apresentadas.

Como usar na empresa?

 Existe um campo bastante vasto em que a estratégia do crowdsourcing pode ser utilizada. Nesse sentido, alguns podem ser destacados. 

Comunicação

 Você sabe que a essência de qualquer negócio é a capacidade de realizar uma efetiva comunicação com a sociedade e, desse modo, alcançar o público-alvo. No entanto, comunicação é ciência e arte e, assim, não pode se limitar apenas ao que você acha, não é mesmo? Aqui, o crowdsourcing se aplica muito bem. Você pode buscar respostas para sua estratégia de comunicação junto aos seus próprios colaboradores e, desse modo, envolver toda a empresa. Afinal, as redes sociais estão aí para isso mesmo. 

Aprimoramento de um produto

 Considere as opiniões de seus clientes a respeito de um determinado produto ou serviço que você pretende aperfeiçoar. Grandes ideias podem sair dos inúmeros enfoques diferenciados que um número vasto de pessoas pode trazer. Você pode fazer uso de concursos para selecionar as melhores ideias. Na verdade, a participação no aperfeiçoamento de produtos e serviços tende a fidelizar os clientes que sentem que fizeram sua parte na melhoria implementada pela empresa. 

Pesquisas sobre a empresa

 Existem plataformas, como o Google Forms, por exemplo, que viabilizam a criação de pesquisas pela própria empresa. Assim, você pode dispor das facilidades, como o número de “curtidas” ou “compartilhamentos” nas redes sociais e respostas a quesitos específicos, para a mensuração de opiniões. Para isso, você pode fazer uso de questionários, formulários, gráficos, e-mails e uma gama de ferramentas. Com isso, é possível diminuir significativamente os custos que teria se contratasse uma empresa para a realização da pesquisa. Assim, você viu o que é crowdsourcing e que se trata de uma estratégia que pode mesmo valer a pena na gestão de sua empresa.Se você gostou deste post ou tem alguma experiência com a estratégia apresentada, deixe aqui o seu comentário. 

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(