Vantagens do Controle de Ponto Online: Como Ele Pode Facilitar sua Vida?

Vantagens do Controle de Ponto Online: Como Ele Pode Facilitar sua Vida?
Ricardo Nacarato

Nos dias de hoje, diversas atividades que eram feitas de forma manual ou presencial em uma empresa podem ser realizadas de forma digital.

Até o monitoramento da jornada e da rotina dos funcionários pode ser realizado por controle de ponto online, por exemplo. Esse sistema é uma estratégia eficiente para manter a entrada e a saída dos funcionários em ordem de maneira prática e sem burocracia. Essa tarefa, que antes era cansativa e passível de muitas horas de análise e eventuais erros, é muito mais segura e rápida com o auxílio da tecnologia.

Mas como isso pode ser feito com ferramentas virtuais? Continue lendo e saiba mais sobre como as vantagens controle de ponto online e como ele pode facilitar a gestão de pessoas e evitar processos desgastantes para o seu RH. Vem com a gente!

Como o Controle de Ponto Online Evita Erros?

Mesmo quando o controle é feito com auxílio de planilhas do Excel, os erros podem persistir. Isso porque usar planilhas não evita os deslizes de quem insere os dados - e vale mencionar que o registro de ponto pode ser afetados, ainda, por problemas na máquina.

Por outro lado, um software para o controle de ponto guarda as modificações automaticamente. Além disso, os ajustes de ponto são validados somente com autorização do gestor, o que evita erros no relatório final. Para evitar fraudes, os sistemas de gestão de jornada online ainda facilitam a auditoria da marcação de ponto, seja por reconhecimento facial ou por métodos como a validação via QR code, por exemplo.

Quais as Diferenças Entre Ponto Manual e Eletrônico?

Existem muitas diferenças entre os controles de ponto manual e online. Na opção manual, por exemplo, há duas maneiras principais de fazer a marcação:

  • Ponto cartográfico;
  • Livro de ponto.

Nesses casos, é necessário que um profissional do RH confira posteriormente os registros anotados e verifique o controle de ponto de cada trabalhador. Isso porque é preciso examinar - seja manualmente ou com o auxílio de planilhas - todas as horas extras, os abonos, as faltas justificadas e injustificadas, os adicionais, as férias e diversos outros detalhes.

Quando se usa o controle de ponto eletrônico, por outro lado, nada disso é necessário. O próprio sistema produz um relatório automático que tem todos os dados já organizados. Atualmente, até mesmo a apresentação de atestados médicos pode ser realizada por esse sistema.

Outras vantagens do controle de ponto são: quando está hospedado na nuvem, o controle de ponto pode ser acessado pelos gestores a qualquer hora e de qualquer lugar para a emissão de relatórios.

Quando a empresa tem muitos funcionários ou opera em home office, esse tipo de controle é ainda mais útil.

Qual é a Recomendação do Ministério do Trabalho (MTE)?

Outra boa razão para utilizar o controle de ponto eletrônico é que o próprio MTE o recomenda para todas as pequenas e médias empresas com mais de 10 funcionários, independentemente da atividade que exerçam.

As portarias 373 e 1510 do MTE têm mais detalhes sobre o tema. Fazer esse controle da maneira recomendada é a melhor forma de evitar autuações e multas por irregularidades. Com ele, a empresa fica em dia com a justiça e evita possíveis dificuldades legais.

ebook legislação controle de ponto

Quais as Vantagens do Controle de Ponto Online?

São muitas as facilidades que o controle de ponto online agrega às rotinas da gestão. O sistema modifica o processo de registro e o torna mais prático, eficiente e seguro para ambas as partes.

Implantar essa tecnologia pode ajudar a aumentar a qualidade das informações obtidas e simplificar sua análise. Além disso, toda a operação se torna mais alinhada, já que as consultas podem ser feitas facilmente com relatórios automatizados.

Esses fatores devem ser considerados ao escolher qual metodologia vai ser utilizada para fazer os registros. As vantagens oferecidas pelo controle de ponto online deixam claro que ele é a melhor opção para fazer o controle desse aspecto nas empresas.

Mas quais são os benefícios de adotar esse sistema?

Otimiza a rotina do gestor

Com o controle de ponto online, não é necessário perder tempo com a correção mensal de cada registro de ponto, solicitar aprovações e imprimir documentos individuais.

Além disso, é possível fazer marcações por meio de aparelhos móveis para mostrar a data e o local em que o funcionário fez o registro. Dessa maneira, podem-se acompanhar equipes externas, em home office e de terceiros. Há praticidade para o empregador e para o colaborador, que pode fazer solicitações e justificar ausências direto na plataforma.

Os trabalhadores ainda recebem mensagens caso se esqueçam de registrar o ponto ou se sua jornada não estiver completa.

Permite avaliar indicadores de desempenho

Para fazer as marcações, o profissional gasta cerca de 10 segundos, por meio de QR Code ou auditoria fotográfica, e ainda recebe o respectivo comprovante. Assim, o gestor pode fazer a avaliação de desempenho dos funcionários por meio de indicadores precisos, com controle de faltas, horas extras e outros aspectos em tempo real.

Garante a veracidade das informações

É essencial que os dados registrados no ponto sejam verídicos, tanto para o empregado quanto para o empregador.

Para os funcionários, ajuda a guardar seus direitos trabalhistas e a evitar que a empresa abuse da jornada. Já para a organização, permite acompanhar o colaborador e prestar contas sobre o cumprimento da legislação específica.

Quando a organização adota o controle de ponto online, não é permitido fazer alterações manuais nos registros. Dessa forma, todos ganham: afinal, sabem que podem confiar no que está discriminado nos relatórios emitidos pelo sistema.

Melhora o custo-benefício

O ponto online oferece excelente custo-benefício. Sua implantação é simples e não há a necessidade de mobilização de muito espaço físico.

Outra opção é escolher a instalação virtual. Com ela, não são necessários computadores ou uma rede para comportar o sistema — afinal, ele pode ser instalado no smartphone ou no tablet. Desse modo, não é necessário gastar com recursos financeiros e físicos para acomodar o ponto eletrônico.

Oferece mais facilidade nos procedimentos

Toda a rotina que envolve o processo de registro e análise dos registros é otimizada. Assim, o tempo gasto para verificar faltas, presenças, horas trabalhadas e demais resultados — que, antes, levava horas para ser conferido manualmente — pode ser utilizado para implantar medidas pertinentes às informações obtidas.

Evita processos trabalhistas

Os registros armazenados pelo ponto eletrônico são instrumentos excelentes caso seja necessário comprovar que a empresa está em legalidade quanto à jornada dos colaboradores.

Como são mais confiáveis, eles podem ser utilizados como provas concretas da jornada dos funcionários e, assim, ajudar a evitar processos trabalhistas. O controle de ponto online oferece muitos benefícios e vantagens para a gestão de pessoas. Além de aumentar a eficiência do monitoramento e da análise das informações dos registros, garante segurança para a empresa e para os funcionários.

Por isso, investir nessa tecnologia é um passo crucial para a organização que deseja alinhar e melhorar a gestão de pessoas. Otimize o controle de jornada e ganhe mais tempo para aprimorar a sua empresa!

Teste gratis pontomais 2019
Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Qual a importância da pesquisa de satisfação interna para as empresas?

A pesquisa de satisfação interna ajuda a compreender o que precisa ser melhorado através da opinião dos colaboradores, e seus resultados podem ser a vantagem competitiva que a sua empresa precisa. Quer saber como? Leia o artigo!

Ler mais

Como adaptar o Onboarding para o cenário digital?

O onboarding é um dos processos mais importantes na admissão dos colaboradores. Saiba como adaptá-lo ao cenário digital.

Ler mais

Por que colaboradores com experiências positivas se tornam mais engajados?

Quando se trata de negócios, é comum falar sobre a importância da experiência dos consumidores. Mas como está a experiência dos colaboradores da sua empresa? Entenda como esse processo influencia os resultados da organização.

Ler mais

Veja também

Qual a importância da pesquisa de satisfação interna para as empresas?

A pesquisa de satisfação interna ajuda a compreender o que precisa ser melhorado através da opinião dos colaboradores, e seus resultados podem ser a vantagem competitiva que a sua empresa precisa. Quer saber como? Leia o artigo!

Ler mais

Como adaptar o Onboarding para o cenário digital?

O onboarding é um dos processos mais importantes na admissão dos colaboradores. Saiba como adaptá-lo ao cenário digital.

Ler mais

Por que colaboradores com experiências positivas se tornam mais engajados?

Quando se trata de negócios, é comum falar sobre a importância da experiência dos consumidores. Mas como está a experiência dos colaboradores da sua empresa? Entenda como esse processo influencia os resultados da organização.

Ler mais

Veja também

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Saiba como tornar o seu RH mais estratégico através de metodologias de pesquisa.

Ler mais
Desoneração da Folha de Pagamento

Desoneração da Folha de Pagamento

Saiba tudo sobre esse método de contribuição previdenciária que pode representar uma grande economia no orçamento da organização.

Ler mais
Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui