Turnover é mais uma palavra em inglês que foi sendo paulatinamente incorporada à língua portuguesa. Muito utilizada na área de recursos humanos das empresas, significa a rotatividade de colaboradores em uma organização. Ou seja, as entradas e as saídas de trabalhadores de uma empresa em determinado período.Em um momento de crise, como o que estamos vivendo, toda a diminuição de custos é bem-vinda. No entanto, o turnover pode significar um aumento de suas despesas operacionais.Neste post, então, vamos explicar os diferentes tipos de turnover, os problemas associados e como otimizar a retenção de talentos. Confira!
Como dito, o turnover é um índice que mede a saída de pessoas do quadro de trabalho. Nos últimos anos, tornou-se um dos principais indicadores da gestão de pessoas, afinal, reflete a motivação e a satisfação do time. O que muita gente não sabe é que existem dois tipos de turnover: o voluntário e o involuntário.No primeiro caso, por interesse próprio, o profissional opta por deixar a empresa. A decisão de saída parte do próprio colaborador e os motivos podem ser os mais diversos, por exemplo:
Já no turnover involuntário, mesmo sem querer, o profissional é desligado do quadro de trabalho. Nesse caso, a decisão parte da empresa e também pode ter diversas razões, como:
O alto turnover voluntário indica a ineficácia ou inexistência das políticas de retenção. No segundo caso, pode indicar o insucesso dos processos de contratação, treinamento ou planejamento da empresa.
O cálculo do turnover é muito simples e relaciona apenas dois fatores: o número de funcionários desligados em certo período e o total de funcionários no mesmo período. Confira:Turnover (em %) = número de funcionários desligados/total de funcionários x 100O índice adequado de turnover pode variar bastante, de acordo com a política de retenção da empresa. Até certo ponto, a rotatividade é considerada natural. Alguns profissionais se aposentam, mudam de cidade ou simplesmente trocam de carreira. Isso ocorre em qualquer empresa, até nas melhores.A verdade é que uma pequena rotatividade pode até ajudar, pois reconfigura os times de trabalho e mexe com o clima e a cultura organizacional. Logo, a empresa precisa se remodelar, o que gera inovação. O problema é quando o turnover é elevado demais. Isso gera custos assombrosos à companhia — também refletindo a baixa qualidade do local de trabalho e a insatisfação do time — e prejudica a imagem da organização.
A legislação brasileira exige uma série de procedimentos que devem ser seguidos no caso de demissão. São alguns custos para as empresas que servem para salvaguardar os direitos dos colaboradores.O pagamento da multa sobre o FGTS, quando não for por justa causa — e ainda o aviso prévio — encarece a folha de pagamento, gerando um custo que não estava previsto. Acrescente a isso o fato de ser necessário o deslocamento de um representante legal da empresa ao sindicato da classe.
Para a substituição de um colaborador demitido ou mesmo que saiu por conta própria, é necessária uma série de despesas de recolocação. Procurar um candidato, selecionar currículos, fazer entrevistas e realizar testes psicotécnicos exige tempo e dedicação. Tudo isso tem o seu custo.Às vezes, com a escassez de funcionários, é preciso contratar empresas ou profissionais externos para realizarem essas atividades, onerando ainda mais a organização.
Após a contratação, existe todo um período de treinamento e de capacitação do novo colaborador para que ele realize as tarefas e funções que o seu cargo exige. Isso também tem um custo, principalmente porque requer o envolvimento de outra pessoa para treinar o novo funcionário.Além da formação, há também o tempo de adaptação ao novo trabalho, que, se comparado com os antigos funcionários, causa uma baixa produtividade.
O turnover causa um desconforto muito grande entre os membros da equipe, e o relacionamento interpessoal fica comprometido. Se as demissões forem feitas pela própria empresa, o clima para quem fica se torna muito tenso.Isso acontece porque as pessoas ficam imaginando que serão as próximas da fila — o que compromete a produtividade, trazendo impacto para toda a estrutura empresarial.
Com a movimentação de pessoas, o gerenciamento também fica comprometido. A relação entre líder e liderados se deteriora, trazendo insatisfação para todos. Ademais, uma equipe insatisfeita é uma equipe com baixo desempenho.
Com a atual crise que estamos vivenciando, qualquer movimento que gere desemprego causa um estrago na imagem da empresa. Isso quer dizer que aumentar o número de pessoas que estão à procura de um trabalho é extremamente negativo para a organização e para os seus dirigentes.Um dos lados mais perversos da crise é que, às vezes, o empreendedor não tem alternativa a não ser reduzir o seu quadro de pessoal. Queda de vendas, juros altíssimos e pouca perspectiva de melhora levam os gestores à única saída que sobra — infelizmente, a opção é pela demissão.
Há uma série de estratégias que podem ser usadas para reduzir o índice de turnover da empresa. Elas podem variar de acordo com o orçamento do negócio e o perfil dos profissionais, mas as mais comuns são:
Para não implementar estratégias ineficazes, antes de qualquer coisa, busque entender as principais razões que geram a saída dos profissionais. Para isso, aproveite para adotar entrevistas demissionais.Como você pôde observar, é fácil entender o que é turnover e suas consequências. No entanto, é preciso ir mais fundo, conhecer o índice de turnover da empresa e suas principais causas e criar estratégias para reter os talentos.Agora que você está por dentro do assunto, que tal continuar aprendendo conosco? Então, temos outro artigo para te indicar: 6 dicas de como gerenciar conflitos dentro da empresa. Boa leitura!
Leia também:https://pontomais.com.br/blog/conheca-5-tecnologias-disruptivas-e-tendencias-de-rh-que-estao-dando-certo/
O RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.