Voltar ao Blog
NR 17 tudo sobre

NR 17: Tudo o Que Você Precisa Saber

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A NR 17, ou Norma Regulamentadora 17, estabelece parâmetros para melhorar a segurança, a saúde e as condições de trabalho dos seus colaboradores. 

Conhecida também como NR da Ergonomia, foi atualizada em outubro de 2018 com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros. Em termos gerais, a ideia é que a NR 17 favoreça os níveis de desempenho das atividades cotidianas.

Constam nesta norma itens como ergonomia, intervalos de descanso durante a jornada, duração máxima dos períodos de trabalho permitidos, escalas de trabalho, entre outros itens.

Quer conhecer um pouco mais os detalhes da NR 17? Continue lendo!


As 5 Principais Regras da NR 17

A Norma Reguladora 17 é bastante completa e tem vários detalhes que devem ser levados em consideração pelas empresas. Separamos 5 dos que achamos mais relevantes. Vamos dar uma olhada?


1. Ergonomia

O ideal é que as empresas analisem todas as questões ergonômicas que envolvem o trabalho para definir as melhores práticas para seus funcionários. Isso inclui as características do próprio ambiente, o tipo de função que o colaborador exerce e as particularidades psicofisiológicas dos colaboradores.

Quem trabalha sentado, por exemplo, deve ter cadeiras confortáveis para realizar suas atividades, bem como apoio para os pés e mesas com quinas arredondadas.Isso facilita o desempenho da função e evita lesões e cansaços desnecessários.


2. Jornada de Trabalho - Operadores de Telemarketing

De acordo com a NR 17, o colaborador pode ter diversos modelos de jornada de trabalho. Porém, nenhuma delas pode ter períodos maiores do que seis horas contínuas por dia. 

A Norma Reguladora determina que os trabalhadores realizem pelo menos duas pausas para descanso por dia, divididas em 2 períodos de 10 minutos ininterruptos. Além disso, é obrigatório que o colaborador tenha direito a pelo menos 1 hora de almoço a cada 6 horas trabalhadas.

Quando a jornada de trabalho é de apenas 4 horas ininterruptas, o colaborador pode realizar apenas 1 intervalo de 10 minutos. As pausas devem acontecer a partir da segunda hora após o início da jornada e até uma hora antes de seu término. 


3. Transporte de Cargas

A norma determina que o transporte manual de cargas se dá quando o peso da carga é suportado totalmente por apenas um colaborador. Essa atividade não deve ser exercida por pessoas nas quais o peso comprometa sua saúde ou segurança.

Caso vá contratar funcionários para realizar essa tarefa, é necessário treiná-los corretamente. Isso faz com que eles executem as atividades de forma totalmente segura e de acordo com as normas definidas pela equipe de saúde e segurança do trabalho da sua empresa.

No caso de funcionárias mulheres ou menores aprendizes (jovens de 14 a 18 anos) que realizam esse tipo de função, vale ressaltar: o peso máximo permitido para as cargas transportadas por esses grupos deve ser sempre menor do que o máximo transportado pelos homens que exerçam essa mesma função.


4. Trabalhos Manuais

Quem realiza atividades manuais, seja em pé ou sentado, deve ter à sua disposição o uso de mobiliário que favoreça a atividade.

Mesas, bancadas e painéis devem oferecer uma boa postura, por exemplo. Além disso, a altura do móvel e o material do qual é feito devem ser compatíveis com a função realizada.


5. Organização do Trabalho

A NR 17 estabelece que alguns itens devem ser levados em consideração na hora de realizar a organização do trabalho em si. São eles:

Sobre Multas e Penalizações

O não cumprimento da NR 17 pode gerar multas e penalizações para as empresas que não cumprirem os requisitos mínimos de segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A multa é variável. Em alguns casos, pode chegar a 500 mil reais por danos morais coletivos. Por isso, fique atento!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui