Afinal, por que treinamentos corporativos não dão resultados?

Afinal, por que treinamentos corporativos não dão resultados?

Treinamentos corporativos devem fazer parte da atividade estratégica da organização. Afinal, muito além de processos estruturados e uma infraestrutura impecável, contar com uma equipe eficiente é fundamental para alavancar os negócios.No entanto, nem sempre otimizar processos e manter colaboradores sincronizados com o objetivo da organização é tão simples como parece. E nem sempre manter um calendário de treinamentos corporativos devolve a motivação à equipe.Mas, quais são os principais motivos que levam os treinamentos corporativos a não darem os resultados esperados? Vejamos alguns exemplos que podem ajudar você a não passar por tais situações. Fique atento!

Não realizar treinamentos periódicos

Invista em treinamentos corporativos e cursos. Mas de nada adianta ser uma vez na vida e outra na morte. O ideal é que sejam treinamentos periódicos, que vão incentivar e estabelecer uma cultura contínua de melhoria.É preciso que o empreendedor entenda que investir em treinamentos corporativos não significa um custo, mas uma melhor performance dos colaboradores e, consequentemente, melhores resultados para a organização.

Treinar para mudar comportamentos

A cultura de uma empresa não mudará da noite para o dia. O hábito, comportamento e rotina de uma pessoa leva tempo para alterar, mas muitos gestores pensam em curto prazo e acreditam que podem mudar sem realizar grandes esforços.Um enorme engano. Mudar a cultura ou sistema de uma empresa exige tempo e, principalmente, treinamentos corporativos e desenvolvimento pessoal.Vale destacar que mesmo que haja um treinamento eficiente na companhia, nem sempre os resultados são alcançados, seja por falta de indicadores, da liderança não estar preparada, pela falta de processos ou de sistemas que não permitem modificações que foram percebidas e sugeridas no treinamento.É fundamental que a empresa estabeleça uma postura de modificação, correção e alteração que possa levar a firmar o comportamento desejado e que, realmente, o treinamento corporativo passe a ter o efeito almejado.

A liderança não estar comprometida com as mudanças

Não basta ter a mudança escrita apenas no papel, é preciso que ela esteja presente no dia a dia e, principalmente, seja percebida por todos os integrantes da equipe.É o líder que vai alavancar a ideia de modificação de processos, tarefas, procedimentos ou atividades, por isso precisa colocar a ação para funcionar no decorrer do tempo sem deixar se abater diante das dificuldades.O grande erro de muitos gestores é não manter o mesmo comprometimento inicialmente estabelecido ou não buscar aquilo que a empresa espera alcançar e, por isso, a ação acaba caindo no esquecimento e voltando à estaca zero.

Briefing mal feito

Treinamentos corporativos não são receitas prontas, padronizadas, que se encaixam a qualquer empresa e em qualquer realidade.Existem diversos treinamentos prontos no mercado, porém, cada companhia tem sua própria estrutura operacional, ou seja, pessoas são diferentes e cada empresa tem seu cenário.Isso sugere que os treinamentos corporativos devem ser elaborados de acordo com as particularidades de cada equipe. De nada adianta investir em um treinamento padronizado se a equipe não terá o desenvolvimento esperado. Além disso, não trará as mudanças desejadas, uma vez que não levou em consideração as deficiências e potencialidades da organização.Outro ponto é elaborar briefings mal feitos sem levar em conta as necessidades da empresa ou o perfil da equipe. A liderança precisa estar atenta a cada detalhe para que as ações sejam colocadas em prática de forma efetiva.

Não ter uma comunicação eficiente

Lançar um projeto de treinamentos corporativos e esperar que o resultado seja imediato é um grande erro cometido por muitas empresas.Atingir metas e chegar aos objetivos estabelecidos requer um bom trabalho de comunicação. O gestor precisa encontrar meios para que o time seja comunicado e possa gerar engajamento no processo de treinamento.O primeiro passo é informar a relevância da capacitação e o que isto significa para a empresa. A equipe precisa saber que a empresa como um todo está caminhando para a mudança e, principalmente, para alcançar resultados que vão beneficiar a todos.

Teste gratis pontomais 2019
Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Como o RH pode entregar valor à empresa

Como o RH pode entregar valor à empresa

O RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.

Ler mais
Objetivos de Gestão Sustentável

Objetivos de Gestão Sustentável

Como e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19

Ler mais
Segurança digital: A importância dos dados

Segurança digital: A importância dos dados

A Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui