Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
lei trabalhista pontomais 2019

Evite os principais erros no cálculo do feriado

Compartilhe nas redes sociais: 

Sabe o feriado do Dia de Natal, que vai cair em uma terça-feira em 2018? Então, de acordo com a nova lei trabalhista, trabalhar no feriado é possível. O empregado pode folgar na sexta-feira, 28, emendando com o final de semana.De qualquer forma, a reforma trabalhista não muda o dia de nenhum feriado, e sim torna possível a compensação do dia trabalhado. Quer saber como orientar os colaboradores a trabalharem no feriado? Então, continue a leitura!

Como era trabalhar no feriado antes da reforma trabalhista?

Antes da reforma, em regra, trabalhar em feriados era proibido. A exceção ficava por conta de atividades que não podem parar, como profissionais que atuam em hospitais, policiais e outros serviços cuja atividade não pode ser interrompida.Contudo, caso a instituição contratante precisasse dos serviços do profissional no feriado, deveria pagar o valor do dia trabalhado em dobro.

Como ficou trabalhar no feriado após a reforma trabalhista?

Com a reforma trabalhista, é importante salientar que essas regras não mudaram, ou seja, o empregado deve descansar no feriado, exceto, nas atividades mencionadas. No entanto, a reforma acrescentou outra possibilidade de exceção à regra, que é a compensação de horas.Dessa forma, o empregado e o empregador podem negociar se o dia trabalhado no feriado será compensado em horas de folga em outro dia. Por exemplo, o feriado cai na quarta-feira, e a empresa pode negociar com o funcionário para que ele trabalhe nesse dia e folgue na sexta-feira.Além disso, a convenção ou acordo coletivo de trabalho pode estabelecer a troca do dia de feriado por outro. Quer saber mais sobre trabalhar no feriado? Então, continue a leitura!

Teste gratis pontomais 2019

Como proceder no caso de empregados com jornada 12X36?

A reforma trabalhista modificou o regime de trabalho de 12X36. Anteriormente à nova lei, os juízes trabalhistas entendiam que o funcionário submetido a esse regime de jornada que trabalhasse no feriado deveria receber o dia trabalhado em dobro.Agora, a lei 13467/17 define que não há mais esse direito, já que folgarão no dia seguinte e, dessa forma, tem-se como compensado o dia trabalhado.Os empregados que desejam firmar acordo coletivo para trocar o dia da folga do feriado devem entrar em acordo diretamente com as empresas contratantes. No entanto, a nova lei não determina quanto antes. Dessa forma, o calendário deve ser alinhado entre funcionários e empregadores.

Como funciona o acordo coletivo para trabalhar no feriado?

O acordo coletivo entre empregados e empregadores para definir a data da folga fora do feriado é o chamado acordo sobre o legislado. Deve ser firmado como de comum acordo. Ao final, prevalece o que for melhor para ambas as partes.Assim, o acordo sobre o legislado é a grande novidade da reforma trabalhista. Desde que se dê por meio de acordo ou convenção coletiva, a troca da folga no feriado é válida para qualquer data.Se você gostou deste post sobre o que a lei trabalhista diz a respeito de trabalhar no feriado, que tal seguir conosco e ampliar seus conhecimentos?Aproveite a visita ao blog e tire agora as suas principais dúvidas sobre regras das férias na CLT!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!