Voltar ao Blog
planejamento pontomais 2019

Tipos de escala da CLT: Saiba quais são permitidas

Silvana Fernandes

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê diferentes tipos de escala de trabalho. Cada empreendedor organiza a jornada de trabalho dos seus colaboradores na empresa de acordo à necessidade do negócio.

Por sua vez, a jornada de trabalho está relacionada ao número de horas (por dia ou por semana) em que o funcionário deve estar disponível para trabalhar. Assim, essa jornada precisa ser registrada pelo contrato de trabalho e assinada pelo empregado e pelo empregador.

Que tal conhecer os tipos de escala de trabalho permitidas pela CLT? Além disso, também mostramos como fazer o controle efetivo da jornada! Continue a leitura e descubra!

planilha controle de ponto

Escala 5x1

Nessa escala o colaborador trabalha 5 dias e tem 1 de folga, sendo que ele tem direito de descansar um domingo por mês. Para os funcionários que fazem a escala 5x1, a jornada diária é de 7 horas e 20 minutos.

Escala 5x2

Já na 5x2, a cada 5 dias trabalhados são concedidos 2 de descanso. Dessa maneira, podem ser consecutivos ou escalonados — quer dizer, o total de 44 horas semanais é dividido em 5 dias da semana, com jornada de 8 horas e 48 minutos por dia.É importante lembrar que trabalhos realizados em domingos e feriados devem ser remunerados em dobro, sem prejuízo da remuneração referente ao descanso semanal.

Escala 6x1

Aqui serão 6 dias trabalhados para um de descanso. Nessa escala, variações da jornada de trabalho são toleráveis, desde que seguidos acordos sindicais e/ou coletivos, empregados que trabalham nos finais de semana devem desfrutar de uma folga no domingo, no máximo, a cada 7 semanas.

Escala 12x36

Esse tipo de escala de trabalho é usado em atividades que mantêm uma jornada especial. Desse modo, estas jornadas especiais não podem ser interrompidas em determinado tempo e são comuns em hospitais e indústrias. Aqui, o funcionário trabalha 12 horas e tem 36 de descanso.

Escala 18x36

A escala de trabalho 18x36 significa que o empregado tem uma jornada de 18 horas e folga por 36. Por exemplo: se o colaborador trabalhou, em uma quinta-feira, das 07:00 às 19:00, seu próximo dia de trabalho será o sábado, também das 07:00 às 19:00.

Escala de 24x48

Nesse tipo de escala, a cada 24 horas trabalhadas, o funcionário tem direito a 48 horas de folga. Geralmente, esse modelo de jornada de trabalho é realizado por policiais, profissionais da área de saúde e cobradores de pedágio.Apesar de bem diferentes entre si, em todos os casos de escala de trabalho apresentados acima é importante manter o controle efetivo do ponto, que pode ser manual, eletrônico ou biométrico.Entretanto, uma vez que sistemas de ponto comuns podem ser ineficientes para um controle efetivo dos tipos de escala de trabalho e também podem permitir que o registro seja alterado, com margem para falhas e erros no processo de computação das horas efetivamente trabalhadas, a utilização de ponto eletrônico é a mais recomendada.Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este! Sempre publicamos materias sobre os tipos de escala de trabalho permitidas pela CLT.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...