Voltar ao Blog
tipos de controle de ponto

Tipos de controle de ponto: venha conhecer as diferenças que existem!

Gabriel Colombo

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora

Você sabe quais são os tipos de controle de ponto?

Com o tempo corrido dos dias de hoje, às vezes fica complicado acompanhar o horário de entrada e saída dos funcionários, o famoso controle de ponto. Porém, é preciso ter atenção a isso. Promover um controle da equipe é essencial para qualquer negócio.

Os diferentes tipos de controle de ponto servem para tanto, auxiliando o empregador a cumprir os mandamentos trabalhistas e evitando atrasos, que beneficiam o empregado e o empreendimento.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça os diferentes tipos de controle de ponto. Continue a leitura e confira!

Tipos de controle de ponto ideais

Primeiramente, quando a empresa decidir utilizar o controle de ponto, ela deve levar em conta o número de funcionários que possui e o fluxo de entrada e saída.

Dependendo da situação, apenas um só ponto não será suficiente para toda a demanda, e isso pode prejudicar o empregador e o empregado. A empresa está livre para escolher o ponto que se encaixe melhor para o negócio, sendo que, em alguns casos, é obrigatório o registro eletrônico de ponto.

Veremos nesse post:

  • Livro de ponto;
  • Relógio de ponto;
  • Ponto eletrônico;
  • Ponto online.
Planilha de Controle de Ponto

Livro de ponto

Como método mais barato, o livro de ponto é muito utilizado pelas pequenas e médias empresas para ter o controle de seus funcionários. Mesmo que seja mais difícil para o departamento de pessoal, essa opção é muito utilizada pelos empreendimentos em que os funcionários trabalham por hora.

No entanto, ele é suscetível a falhas, o que obriga o empregador a ter constantes controle e monitoramento. O documento não pode ter modificações ou rasuras, para que não seja obrigado a ser refeito.

No caso de empresas com muitos empregados, essa modalidade se torna bem mais difícil e gera muito trabalho.

Relógio de ponto

Outra opção para o controle é o ponto cartográfico, conhecido também como relógio mecânico. Aqui o controle é manual, e o empregado insere um cartão de papel que registra o horário de entrada e saída.

Essa é uma opção que traz mais segurança, visto que não há possibilidade de modificações e rasuras. Contudo, para a sua eficácia, é necessário que o funcionário bata o ponto corretamente todos os dias. Além disso, é preciso observar se outro funcionário não está fazendo isso em seu lugar.

A desvantagem desse método é que as horas trabalhadas são contadas de forma manual, o que leva tempo e permite a ocorrência de falhas. Entretanto, o relógio de ponto tem custo acessível para o empregador.

Ponto eletrônico

Existem duas opções de ponto eletrônico: o ponto biométrico e o ponto com cartão.

No ponto com cartão, o controle de horas é feito com crachá ou cartão individual. O sistema pode ser instalado nas catracas de entrada da empresa.

Já no biométrico, o controle de horas é feito por meio da impressão digital dos funcionários. Isso permite maior precisão para o empreendimento.

Ambos os meios agregam segurança e praticidade, evitando fraudes no controle de ponto. Eles armazenam os dados em nuvem, o que permite sempre o registro das informações captadas.

Ponto online

Uma opção moderna que surgiu no mercado é o ponto online, que conta com um sistema de controle totalmente confiável e fácil de usar.

Com ele, é possível acompanhar o desempenho diário dos colaboradores e ter o controle de ausências, horas extras e horas faltantes. Eles podem realizar suas marcações diárias por algum computador, tablet ou o próprio celular.

Os colaboradores recebem notificações se esquecerem de registrar o ponto ou se a jornada estiver incompleta — tudo diretamente pelo celular. Além disso, essa opção permite ao gestor optar por bater e controlar o ponto no mesmo local.

Enfim, investir em controle de ponto para as empresas é essencial e cumpre a legislação trabalhista, demonstrando credibilidade ao negócio e à sua equipe.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...