Voltar ao Blog
tipos de colaboradores

Conheça 7 tipos de colaboradores e como identificar cada um deles

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

Montar uma equipe dedicada, criativa e produtiva é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Estar cercado de pessoas talentosas e inovadoras e incentivar sua autonomia traz resultados positivos a qualquer empresa, mas nem sempre é possível lidar apenas com colaboradores motivados e engajados.Afinal, faz parte do trabalho do gestor gerenciar pessoas de todos os tipos, com as mais variadas personalidades e perfis, inclusive funcionários difíceis — e, na verdade, isso pode ser muito bom para a sua empresa. O truque é saber extrair o melhor de cada funcionário, mesmo em situações adversas.Quer elevar seu estilo de gestão a outro nível? Então confira os principais tipos de colaboradores que devem estar por aí, na sua empresa, e aprenda a lidar com cada um deles:

Colaboradores "do bem"

Com esses talentos, sua equipe já sai na frente:

1. O curioso

Em toda equipe, existe uma pessoa assim: curiosa, questionadora, sempre em busca de novidades e inovações que podem facilitar o trabalho. Ter alguém que consegue usar a tecnologia como aliada da empresa é um grande trunfo!

2. O solucionador

Com ele não tem tempo ruim! O problema acabou de aparecer e ele já está pensando em soluções, reunindo a equipe e descobrindo como minimizar os danos e transformar o acontecido em algo positivo. O solucionador é um dos tipos de colaboradores mais valiosos para a empresa!

3. O inspirador

Ele é experiente, vivido e sempre tem uma história para inspirar o resto da equipe a dar o seu melhor. Normalmente, ele é o colaborador mais velho, quase um "tiozão", que conquistou o respeito do time e pode ser considerado uma espécie de mentor para os novos profissionais.

Pontomais 2019

Colaboradores "do mal"

Com a gestão certa eles podem render muito:

4. O dramático

Com ele, qualquer dificuldade toma proporções muito maiores que a realidade. Você conhece aquela pessoa que, para cada solução, tem um problema?Pois é, para lidar com esses tipos de colaboradores, é importante estabelecer limites e tentar, por meio de conversas, diminuir o drama e focar no trabalho.

5. O competitivo

Ele sempre trabalha mais horas que os outros, atende mais clientes, tem as melhores ideias — tudo isso segundo ele mesmo, é claro.Se por um lado o espírito competitivo tende a aumentar a produtividade, em excesso ele pode prejudicar o trabalho em equipe e tornar o ambiente desagradável.Para utilizar esse colaborador a seu favor, incentive e reconheça o trabalho em conjunto, e não as realizações individuais.

6. O explosivo

Quando as coisas estão indo bem, o ambiente é de paz e tranquilidade. Mas ao primeiro sinal de problema já começa a gritaria, o nervosismo e o descontrole.Mesmo que ele se desculpe depois, atitudes de desrespeito enfraquecem o time e devem ser controladas com firmeza. Em particular, explique que esse tipo de comportamento pouco profissional não será tolerado.

7. O procrastinador

O trabalho apresentado por ele é da melhor qualidade — quando ele consegue concluí-lo, é claro. É comum que esses tipos de colaboradores “desapareçam” quando os prazos se aproximam. O trabalho acaba sendo concluído às pressas por outras pessoas ou entregue bem após o previsto.A única maneira de apressar esse funcionário é pela marcação cerrada, cobrando prazos pessoalmente, incentivando a boa gestão do tempo e demonstrando na prática as consequências da procrastinação.Com tantos tipos de colaboradores distintos em uma empresa, o gestor precisa contar com ferramentas práticas e modernas que incentivem a autonomia e diminuam a burocracia, tornando o dia a dia mais produtivo e eficiente. Só assim é possível aumentar os lucros e conciliar a vida pessoal e profissional, conquistando qualidade de vida.Se você precisa gerenciar um time de colaboradores bem variado e quer se manter sempre bem informado sobre as novidades do mercado, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...