O modo como uma empresa guarda documentos fiscais é de extrema importância para a saúde legal do negócio. Por esse motivo, manter os documentos em arquivo é essencial para fins comprobatórios. Isso porque os órgãos responsáveis e ocasionais processos trabalhistas podem exigir os registros durante o período estipulado de preservação.
As organizações que não podem comprovar ao Fisco os pagamentos que constam nesses registros correm o risco de precisar pagar novamente, adicionando-se uma multa de 20% sobre esse valor.
Quer saber mais sobre o assunto? Vem com a gente!
O tempo de armazenamento dos documentos diverge em decorrência da lei que o estabelece e do cunho que ele tem. Assim, são diferentes os períodos para os registros tributários e trabalhistas.
A seguir, conheça cada um e saiba qual a lei que rege o prazo:
O grande acúmulo de papéis pode se tornar um grande desafio. Além do espaço físico demandado, manter a organização adequada é um grande desafio. Para isso, a empresa deve buscar soluções inteligentes que auxiliem nessa tarefa.
Atualmente, há como implantar softwares que controlem os períodos de arquivamento dos registros. Isso contribui com o monitoramento do que deve ser mantido e o que deve ir para descarte, evitando-se, assim, o acúmulo de papéis desnecessários.
Uma ferramenta poderosa para otimizar o armazenamento é a nuvem — tendo em vista que guardar os registros em arquivos digitais minimiza o espaço físico necessário. Outra vantagem é a organização, pois os documentos podem ser catalogados de maneira simples. Assim, são encontrados rapidamente, a partir de qualquer lugar.
A maneira como a sua organização guarda documentos fiscais pode reduzir prejuízos e complicações legais. Os registros são cruciais para comprovar que a empresa funciona dentro da legalidade. Encontrando uma solução que facilite o armazenamento, essa tarefa deixa de ser uma dor de cabeça.
Além do espelho-ponto, os comprovantes de registro de ponto garantem o direito do colaborador pois servem como prova em casos de ações judiciais. Por isso, a maioria dos colaboradores têm o costume de guardá-los, acumulando pilhas e pilhas desses papéis em suas gavetas de trabalho.
Com a Pontomais, é tudo digital. O colaborador tem acesso a todo o seu histórico de ponto de forma online, dentro do sistema, sem precisar guardar nada. E o melhor: tem o mesmo valor legal que os comprovantes impressos.
Acesse o nosso < ebook > em parceria com a Sólides, conheça
a metodologia ágil e aprenda aplicá-la na sua empresa com
algumas dicas práticas!
Conheça os 3 erros mais comuns que impedem sua empresa de crescer, mesmo sem você saber.
Ler maisFicar atento a rotina financeira da empresa é fundamental, mas deve ser feito de maneira prática e eficiente para garantir uma atuação estratégica. Saiba como automatizar o planejamento financeiro da organização e os benefícios desse processo.
Ler maisUm bom planejamento financeiro não serve apenas para evitar crises, mas para garantir um plano de ação estratégico para a empresa. Saiba como ele pode ajudar o RH a tomar decisões mais assertivas desde o processo de aquisição de novos talentos.
Ler maisConfira as dicas de inovação jurídica da Pontomais e da Alonso Pistun para a sua empresa em 2021.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.