O modo como uma empresa guarda documentos fiscais é de extrema importância para a saúde legal do negócio. Por esse motivo, manter os documentos em arquivo é essencial para fins comprobatórios. Isso porque os órgãos responsáveis e ocasionais processos trabalhistas podem exigir os registros durante o período estipulado de preservação.
As organizações que não podem comprovar ao Fisco os pagamentos que constam nesses registros correm o risco de precisar pagar novamente, adicionando-se uma multa de 20% sobre esse valor.
Quer saber mais sobre o assunto? Vem com a gente!
O tempo de armazenamento dos documentos diverge em decorrência da lei que o estabelece e do cunho que ele tem. Assim, são diferentes os períodos para os registros tributários e trabalhistas.
A seguir, conheça cada um e saiba qual a lei que rege o prazo:
O grande acúmulo de papéis pode se tornar um grande desafio. Além do espaço físico demandado, manter a organização adequada é um grande desafio. Para isso, a empresa deve buscar soluções inteligentes que auxiliem nessa tarefa.
Atualmente, há como implantar softwares que controlem os períodos de arquivamento dos registros. Isso contribui com o monitoramento do que deve ser mantido e o que deve ir para descarte, evitando-se, assim, o acúmulo de papéis desnecessários.
Uma ferramenta poderosa para otimizar o armazenamento é a nuvem — tendo em vista que guardar os registros em arquivos digitais minimiza o espaço físico necessário. Outra vantagem é a organização, pois os documentos podem ser catalogados de maneira simples. Assim, são encontrados rapidamente, a partir de qualquer lugar.
A maneira como a sua organização guarda documentos fiscais pode reduzir prejuízos e complicações legais. Os registros são cruciais para comprovar que a empresa funciona dentro da legalidade. Encontrando uma solução que facilite o armazenamento, essa tarefa deixa de ser uma dor de cabeça.
Além do espelho-ponto, os comprovantes de registro de ponto garantem o direito do colaborador pois servem como prova em casos de ações judiciais. Por isso, a maioria dos colaboradores têm o costume de guardá-los, acumulando pilhas e pilhas desses papéis em suas gavetas de trabalho.
Com a Pontomais, é tudo digital. O colaborador tem acesso a todo o seu histórico de ponto de forma online, dentro do sistema, sem precisar guardar nada. E o melhor: tem o mesmo valor legal que os comprovantes impressos.
Buscando ideias de como sua empresa pode economizar em tempos de crise? Veja algumas dicas no blog da Pontomais e aprenda como organizar e diminuir os seus custos!
Ler maisInovação é a palavra-chave para o mercado financeiro neste período de quarentena. Quer algumas dicas de como otimizar o seu negócio? Saiba mais no blog da Pontomais!
Ler maisO crédito para PMEs pode ser uma saída para empresas em meio à crise econômica do novo coronavírus. Veja algumas mudanças ocorridas com a MP 944/20 e se programe!
Ler maisMontamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.
Ler maisDe acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.
Ler maisO onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.