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Como o uso de tecnologia pode ajudar o Departamento Pessoal?

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Assim como as diversas áreas de atuação, o setor de departamento pessoal tem grande importância dentro das organizações. É nele que se concentram todas as informações dos funcionários — como endereço, telefone, horários de entrada e saída, horas extras, férias — enfim, todos os dados que dizem respeito ao vínculo de trabalho.

No entanto, manter todas essas informações, em uma única base de dados, não é tão simples como parece, principalmente quando as empresas não utilizam ferramentas que possam automatizar e otimizar as tarefas do dia a dia.

Pensando nisso, mostraremos algumas aplicações as quais o uso da tecnologia pode beneficiar o Departamento de Pessoal. Fique atento!

Alinhar o perfil dos colaboradores

Não são raros os casos de contratações mal sucedidas, planos de carreiras inexistentes, processos e reclamações trabalhistas referente a cálculos incorretos, falhas e falta de treinamento e pessoas erradas nos cargos errados.

Felizmente, é possível recorrer aos benefícios da tecnologia. Por meio dela, empresas têm melhorado a produtividade, alcançado melhores resultados e, consequentemente, se tornado mais competitiva.

Softwares de gestão integrada permitem controlar as informações de cada funcionário, o que possibilita conhecer o histórico e analisar o perfil de cada colaborador, além de acompanhar, com maior eficiência, o trabalho de toda a equipe.

Ao aderir a tecnologia no departamento de pessoal, é possível gerenciar talentos internos e conhecer as habilidades e experiências de cada funcionário.

Alinhar os registros de cargos e salários

Imagine uma empresa que conta com mais de 50 funcionários e ainda realiza manualmente o cálculo e o controle dos salários e bonificações de cada um dos seus colaboradores. Complicado, não é?

A aderência à tecnologia permite que o gestor possa administrar o plano de cargos e salários da sua equipe, tendo como base informações geradas automaticamente e atualizadas pelo sistema implementado.

Ou seja, utilizando sistemas de gestão é possível controlar todos os benefícios e direitos de cada colaborador e atualizar, automaticamente, os salários e bonificações de acordo com o plano de cargos e salários, facilitando a gestão de recursos humanos e aumentando a motivação da equipe.

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Melhorar a comunicação

Por muito tempo, o uso de e-mails foi (e em muitas empresas continua sendo) uma importante forma de comunicação. No entanto, a tecnologia vem dando o “empurrãozinho” na forma como a gestão da comunicação com os funcionários pode ser realizada.

Graças a tecnologia, a eficiência na comunicação pode ser elevada a um outro nível. Dispositivos como celulares, comunicações unificadas, sistemas de telepresença e videoconferência têm possibilitado uma maior administração nas operações e um acompanhamento mais efetivo do desempenho das tarefas de toda a equipe.

Acompanhar o controle de ponto

Controlar, em tempo real, os horários de entrada e saída de cada funcionário, as horas extras realizadas, o tempo de intervalo, os períodos de férias e/ou repouso, é a grande vantagem de aderir a tecnologia.

Por meio de um sistema de controle de ponto, o setor de RH passa a ter todas as informações atualizadas. Isso significa que os colaboradores podem, a qualquer tempo, consultar a própria folha de pagamento, verificar o extrato e fazer a gestão das horas extras realizadas.

Essas informações foram úteis para você? Continue a leitura e veja, ainda, como utilizar seu smartphone para acompanhar as tarefas do RH.

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