Voltar ao Blog
team building

Aprofunde as relações de seus funcionários com o Team Building

Elizangela Goncalves
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Treinamentos corporativos são investimentos necessários em uma empresa que deseja crescer. Uma vez que o capital humano é considerado a principal ferramenta para o sucesso de um negócio. No entanto, quando não chamam a atenção dos colaboradores, podem surtir efeito contrário. Por isso, as empresas vêm apostando no team building.

O team building é uma estratégia que busca promover o aprendizado ao mesmo tempo em que diverte e proporciona a interação entre as equipes. Garantindo resultados positivos por meio do desenvolvimento de novas habilidades. Acompanhe a leitura e entenda um pouco melhor esse conceito e seu real impacto para os negócios.

O que é o Team Building

Em tradução livre, team building significa “construção em equipe”. No contexto corporativo, a prática faz referência à experiência dos colaboradores em atividades realizadas entre equipes. Fomentando as habilidades do time, a comunicação e o vínculo estabelecido por meio dessa integração.

Sabe-se que o sucesso das organizações depende da construção de uma equipe mais integrada. E o team building é plenamente capaz de melhorar a produtividade e a motivação dos colaboradores por meio da construção de uma equipe com maior sintonia.

Nesse contexto, o processo costuma ser aplicado justamente para melhorar o trabalho e potencializar o desempenho do grupo. Para que juntos possam seguir em direção ao objetivo traçado pelos gestores. Tudo isso de maneira ordenada e cooperativa.

As experiências realistas proporcionadas pela troca de informações entre os colaboradores faz do team building uma estratégia de alto impacto para a resolução de problemas, processos de tomada de decisão e diminuição dos conflitos internos.

Quando surgiu

Os primeiros registros da concepção desta ideia são da década de 1920 e 1930. Quando um grupo de pesquisadores de Chicago, nos Estados Unidos, começou a analisar os efeitos das condições de trabalho sobre a produtividade.

A conclusão a que se chegou foi de que empresas interessadas em fomentar uma cultura de união e integração entre equipes apresentavam melhor desempenho. Com isso, começou a ser dada a devida importância à construção de uma equipe motivada e unida.

eBook Indicadores de Desempenho

Importância para o negócio

Trabalhar com uma equipe unida e integrada traz diversos benefícios para uma organização. Veja alguns deles:

As atividades relacionadas ao team building devem ser projetadas para garantir a motivação das equipes e o desenvolvimento dos talentos. Extraindo o que há de melhor em cada um e, assim, contribuindo para a construção de um time de alta performance.

Quais as etapas do team building

Para uma estratégia bem-sucedida, é necessário respeitar algumas etapas. Primeiro, identifica-se as necessidades dos colaboradores por meio de: pesquisas de clima, análise do perfil comportamento, mapeamento de necessidades e outras ferramentas relacionadas ao People Analytics.

Confira, a seguir, o passo a passo básico para garantir o envolvimento de todos os colaboradores e o sucesso do projeto (após decidir o que deve ser trabalhado):

  1. O início se dá por meio da reunião dos participantes. Que recebem as primeiras informações a respeito da programação do treinamento.
  2. Depois, é feito uma entrevista preliminar com os membros de cada equipe. Para informar com mais detalhes os conteúdos e como será realizado do treinamento. O objetivo é verificar se os colaboradores realmente estão interessados em participar do programa.
  3. Então, é exposto o que se espera de cada atividade que será aplicada.

Cada atividade aplicada deve ser analisada com o objetivo de descobrir o que os participantes sentiram ao realizar cada uma das etapas. Além disso, é necessário avaliar a atuação individual e coletiva.

Essa análise deve se estender um tempo após a aplicação de um treinamento team building. Para avaliar se os resultados foram alcançados conforme o planejado ou os efeitos positivos se deram apenas em curto prazo. Como um dos objetivos da estratégia é melhorar o clima de trabalho, o ideal é que os reflexos sejam sentidos em longo prazo.

Estratégias para evoluir o team building

Por buscar a capacitação contínua ao mesmo tempo em que promove a integração e melhora o clima organizacional, o team building deve ser construído em cima das particularidades de cada negócio. Veja as estratégias que podem ser aplicadas e faça uma adaptação conforme a realidade da sua empresa.

Realizar treinamentos fora da empresa

Como uma das premissas do team building é transformar os treinamentos em uma prática interessante por meio da diversão, realizá-lo fora da empresa é uma ótima forma de garantir uma programação mais descontraída. O céu é o limite para a criatividade. Atividades coletivas como arvorismo, caça ao tesouro, canoagem ou até mesmo uma gincana podem aguçar as habilidades em liderança e florescer o espírito de equipe.

Implementar técnicas de gamificação

A gamificação vem ganhando força no ambiente corporativo e tem tudo a ver com o team building. Afinal, seu conceito é aplicar elementos do universo gamer nos processos empresariais e transformar os treinamentos em uma grande gincana com premiações de acordo com o desempenho de cada equipe pode ser bastante motivador.

Apostar na comunicação interpessoal

Um dos pilares do team building é a comunicação interpessoal, ou seja, a que ocorre entre os membros de uma equipe. Para que a aplicação de um treinamento baseado no conceito seja um sucesso, é preciso que a comunicação faça parte da cultura da empresa. Uma ótima forma de fomentar o dialogo é adotar a prática do feedback.

O team building pode ser aproveitando em todo e qualquer treinamento que envolva os colaboradores. Como o objetivo é capacitar os times ao mesmo tempo em que promove a integração, é interessante que a empresa mantenha políticas que facilite e promova o bom relacionamento entre as pessoas.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui