Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
pecado

Os 5 pecados capitais que afastam qualquer talento da empresa

Compartilhe nas redes sociais: 

A gestão de pessoas é uma das práticas mais importantes dentro de uma organização. A avaliação de desempenho se destaca como uma das principais ferramentas de gestão voltadas para a análise da performance da equipe ou, isoladamente, para a avaliação do desempenho de cada colaborador.Ter um parâmetro mensurável de avaliação que possa ser utilizado para conhecer e medir a performance dos indivíduos entre o que foi planejado e o que foi efetivamente alcançado é um dos recursos mais importantes para a gestão de pessoas.Assim, ao se valer da avaliação de desempenho o gestor consegue diagnosticar o que a equipe está produzindo (e de que forma) e qual o desempenho de cada profissional para alcançar as metas. Mas como fazer uma avaliação de desempenho de forma eficiente? Vejamos!

1. Mantenha registro de todas as ações

Contar com a memória para lembrar das metas estipuladas ou para detalhar tarefas que devem ser realizadas é um grande erro. É preciso que todos os fatos que acontecem diariamente sejam formalizados, ou seja, sejam devidamente registrados.Um funcionário que atingiu a meta programada ou alguém que não se saiu tão bem deve ser registrado e continuamente acompanhado, afinal, só se consegue gerir aquilo que se conhece.Por isso, manter registro de tudo que acontece na rotina da empresa é fundamental para saber o que deve ser melhorado ou ainda para não cobrar o que não foi demandado.

2. Aposte nas ferramentas de gestão

A avaliação de desempenho consiste em analisar a atuação dos colaboradores de uma empresa dentro de um período determinado, de forma a identificar, diagnosticar e analisar a atuação e o comportamento dos funcionários.Assim, podem ser avaliados aspectos como domínio técnico das tarefas realizadas, relacionamento com colegas e clientes, postura profissional, entre outros. No entanto, o sucesso na avaliação de desempenho está diretamente relacionado à escolha das ferramentas corretas.Contar com uma ferramenta automatizada que possa avaliar o potencial é uma excelente solução. Existem softwares no mercado que têm funcionalidades de análise, com a geração de relatórios completos sobre as avaliações de desempenho dos funcionários, das equipes e da empresa, como um todo.

Pontomais 2019

3. Aposte em avaliações de desempenho

A melhor forma de conhecer o potencial de desempenho dos funcionários é através de avaliações de desempenho. Diversos são os métodos que podem ser aplicados nesses processos, no entanto, a escolha deve ser pautada em quais objetivos a empresa deseja atingir.Por exemplo:Avaliação por objetivos: leva em conta os objetivos que o colaborador tem na empresa. Assim, o gestor e o funcionário se reúnem para estabelecer as metas para o próximo período e, ao término dele, ambos avaliam o progresso e o cumprimento do que foi definido.Avaliação por competência: é um dos métodos de avaliação mais populares. Nele, o gestor elenca as competências do avaliado, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de uma tarefa e atribui notas para cada item. Assim, em cada um dos itens de avaliação, é possível analisar o potencial do funcionário e conhecer seus pontos fortes e fracos.Avaliação por pontos críticos: consiste no monitoramento e registro detalhado de situações específicas nas quais os funcionários se portaram muito bem ou muito mal. Para esse tipo de avaliação, é necessário que o gestor mantenha um histórico de todas as ações do colaborador que potencialmente configurem pontos críticos.

4. Saiba criticar

Nem sempre a crítica é vista com bons olhos por quem a recebe, no entanto, poucas pessoas sabem criticar de forma respeitosa, o que acaba criando um clima organizacional nada amistoso.É fundamental que o gestor baseie seus argumentos em análises e relatórios de desempenho, de forma que a crítica seja construtiva e que possa melhorar o desempenho dos funcionários e da equipe como um todo.

5. Dê feedbacks

Ao avaliar a performance dos colaboradores, o gestor passa a ter um rico material sobre as competências, habilidades e talentos da empresa. Por isso, é importante que tais informações não se percam nas burocracias do dia a dia, gerando sempre um retorno para que o profissional possa reconhecer suas fragilidades e otimizar suas qualidades.Agora que você já sabe como fazer uma avaliação de desempenho, complemente sua leitura com este nosso outro material: “Quais são os critérios para avaliar a promoção de colaboradores?”

Pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!