Voltar ao Blog

Sucesso nos negócios: 4 coisas que você não pode deixar de fazer

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O maior desafio de todo empreendedor é manter seu negócio em pé e à todo vapor. Não existe fórmula mágica para a sua empresa se dar bem, existem algumas dicas que toda empresa bem sucedida não deixa de seguir.

Como a nossa missão é te ajudar, nós resumimos essas dicas em 4 passos básicos. Dá uma olhada!

Você não precisa estar presente fisicamente, mas precisa dar um jeito de acompanhar – mês a mês – as informações, processos e resultados da empresa. Sabemos que no dia a dia de trabalho você precisa delegar grandes responsabilidades aos seus colaboradores, mas não esqueça que a responsabilidade de verificar se tudo está em ordem, é sua. Por isso, procure sempre estar por dentro do andamento das coisas em todas as áreas da sua empresa, garantindo a qualidade do serviço/produto final.

O esquema é dar um jeito de estar cada vez mais próximo da sua empresa e dos colaboradores e estar sempre à par de tudo, afinal, você é o maior interessado no sucesso da sua empresa. Certo?

Falando de dinheiro

A saúde financeira do seu negócio é uma das tarefas mais complexas na hora de empreender. Por isso, se você não for o único responsável pelo controle financeiro da sua empresa, sempre dê uma atenção especial à equipe que cuida disso. É preciso manter a organização de planilhas e relatórios em dia, com tudo muito bem documentado e acessível para a hora que precisar.

Para um bom controle financeiro, você precisa deixar todas as receitas e gastos mais organizados, por exemplo, criando divisões entre as despesas fixas da empresa (como água, luz, telefone, internet, pagamento, etc.) e despesas variáveis (compra de matéria-prima, comissão por vendas, gastos com publicidade, etc.).

Fique atento à tudo: fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e a receber, movimentação de mercadorias, etc.

Se algo não estiver indo bem no controle financeiro, não exite em fazer uma auditoria contábil. Auditorias não são feitas só quando existe suspeitas de fraude. Também são muito usadas pra descobrir furos e erros contábeis que, sem querer, passam desapercebidos pela equipe.

Uma auditoria irá te ajudar a encontrar o erro e a melhorar processos. Fique de olho!

Acesse pontomais 2019

Erros Comuns

Um dos erros mais comuns dos empreendedores é não dar a devida atenção aos processos legais da empresa. Você precisa verificar se a documentação está ok e se os tributos estão sendo pagos corretamente.

Agora que a sua empresa já está consolidada, você ainda precisa estar atento a uma série de detalhes, documentos, registros e taxas que precisam estar à em dia e à disposição da fiscalização. Se algo estiver errado, você pode levar multas, ser autuado ou até ter a empresa fechada.

Fique sempre atento aos prazos de pagamentos de tributos federais e estaduais. E também à renovação de documentos (como o alvará, por exemplo), à entrega de guias e atualização de cadastros junto à Receita Federal, etc.

Empresas que não se renovam, ficam para trás

Todas reconhecem a importância e a necessidade de fazer a empresa caminhar junto com a modernidade. Empresas que não se renovam, ficam para trás.

Em relação aos produtos e serviços é preciso estudar sua maturidade, reconhecendo o momento apropriado de inová-lo. Nos processos internos é a mesma coisa. Conheça a estrutura interna da sua empresa, a forma de funcionamento das demandas e trabalho das equipes. Dessa forma, você consegue identificar de que maneira utilizar a tecnologia para tornar os processos mais eficientes, ágeis e simples.

Utilize as redes sociais para ouvir, entender, informar e interagir com o seu público-alvo; invista em softwares que facilitam a gestão de demandas, financeiro, RH, a comunicação, a organização, e por aí vai.

O que importa é não ficar parado no tempo, criando e inovando incessantemente.

Assine nossa newsletter e saiba mais sobre Gestão e RH.

Até a próxima! ☺

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui