Voltar ao Blog
sistema de ponto eletrônico

Entenda: quais as vantagens de ter um sistema de ponto eletrônico?

Gabriel Colombo

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais
Atualizado em 30/04/2019

Um bom sistema de ponto eletrônico pode evitar problemas com as jornadas de trabalho. Da mesma forma, é capaz de eliminar despesas com falhas nos lançamentos e as suas consequências mais comuns.

Por outro lado, a forma tradicional de controle de ponto era manual e mecânica. Consistia em um modelo que exigia muito manuseio de documentos como cartões, livros de ponto ou folhas de frequência dos colaboradores.

A tecnologia, então, trouxe facilidades e benefícios para esse setor da empresa. Acompanhe este post e conheça 5 vantagens de ter um sistema de ponto eletrônico.

1. Facilidade de acompanhamento

O acompanhamento das rotinas de registro de ponto, assim como sua supervisão, passa a ser extremamente facilitado com a implantação do ponto eletrônico. A razão é simples: evitam-se as falhas humanas nos controles, ao mesmo tempo em que são reduzidas as necessidades de intervenção pessoal.

Desse modo, a tecnologia pode facilitar muito as coisas para o empresário. Assim, menos tempo é consumido com a correção de erros e com a necessidade de resolução de problemas que costumeiramente aparecem no registro de ponto.

2. Mais segurança para a empresa e os colaboradores

O ponto eletrônico confere muita segurança nos registros e nas informações, tanto para a empresa como para os seus colaboradores. Como os registros são eletrônicos e automáticos, todos os eventos se efetuam pelo próprio sistema.

Assim, horários de entrada e saída, trabalho em horas extraordinárias e ausência de marcação, entre outros, aparecem indicados nos relatórios emitidos. A eliminação da possibilidade de erro humano gera mais segurança para todos, sobretudo porque o sistema permite consulta online de todos os registros de ponto realizados pelo colaborador.

3. Geração de relatórios personalizados

Uma grande vantagem do ponto eletrônico é a possibilidade de o sistema gerar relatórios sobre registros executados e ausências de registro. Com esses relatórios, fica muito mais fácil e ágil a gestão das jornadas de trabalho e sua avaliação.

O empresário ou o responsável pelo setor de pessoal consegue visualizar com segurança o histórico registrado de cada colaborador. Na forma de dados tabulados ou gráficos, vão sendo construídos a cada dia os respectivos indicadores de desempenho.

Dessa maneira, os dados registrados sustentam as decisões que, por qualquer motivo, precisem ser tomadas após sua análise.

ebook indicadores de desempenho para RH

4. Melhor relação custo-benefício

As características do ponto eletrônico lhe conferem uma relação custo-benefício bem convidativa. Assim, as instalações do ponto eletrônico são muito simples e de dimensões reduzidas, ocupando um pequeno espaço na parede apenas, não exigindo uma área para sua implantação.

Além disso, não há necessidade de conexões de rede nem disponibilidade de computadores para o registro e acompanhamento. Todo registro e armazenamento das informações se dão no pequeno aparelho de ponto eletrônico.

Por outro lado, a economia de tempo resultante de sua utilização torna ainda mais vantajosa a opção pelo ponto eletrônico.

5. Maior facilidade nos procedimentos

Os diversos aspectos envolvidos com a gestão de ponto ficam facilitados pela tecnologia. Assim, a verificação e constatação das horas trabalhadas ou dos períodos de ausência, por exemplo, podem ser facilmente realizadas com os registros eletrônicos e a emissão de um simples relatório.

Além disso, qualquer dúvida pode ser esclarecida comparando-se os dados do relatório com os comprovantes emitidos pelo sistema para o colaborador. Essas facilidades podem reduzir a ocorrência de processos trabalhistas por questões de ponto.

Se você gostou deste post e deseja saber mais sobre como migrar para o sistema de ponto eletrônico, entre em contato conosco e tenha toda a informação que precisar.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...