Voltar ao Blog
sistema de ponto eletrônico

Entenda: Quais as Vantagens de Ter um Sistema de Ponto Eletrônico?

Gabriel Colombo
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:
Atualizado em 30/04/2019

Um bom sistema de ponto eletrônico pode evitar problemas com as jornadas de trabalho. Da mesma forma, é capaz de eliminar despesas com falhas nos lançamentos e as suas consequências mais comuns.

A forma tradicional de controle de ponto era manual e mecânica. Consistia em um modelo que exigia muito manuseio de documentos como cartões, livros de ponto ou folhas de frequência dos colaboradores.

A tecnologia, então, trouxe facilidades e benefícios para esse setor da empresa.

Conheça 8 vantagens de ter um sistema de ponto eletrônico!

1. Acompanhamento Fácil e Prático

O acompanhamento das rotinas de registro de ponto, assim como sua supervisão, passa a ser extremamente facilitado com a implantação do ponto eletrônico.

A razão é simples: o sistema evita falhas na gestão de jornada, ao mesmo tempo em que são reduzidas as necessidades de intervenção pessoal. Desse modo, a tecnologia pode facilitar muito as coisas para o empresário e para o RH. 

Assim, menos tempo é consumido com a correção de erros e com a necessidade de resolução de problemas que costumeiramente aparecem no registro de ponto manual.

2. Mais Segurança para Empresa e Colaboradores

O ponto eletrônico confere muita segurança nos registros e nas informações, tanto para a empresa como para os seus colaboradores. Como os registros são eletrônicos e automáticos, todos os eventos são efetuados no próprio sistema.

Assim, horários de entrada e saída, trabalho em horas extraordinárias e ausência de marcação, entre outros, aparecem indicados nos relatórios emitidos. Todos os eventos podem ser acompanhados em tempo real pelo RH, pelos gestores e pelos próprios funcionários.

 

3. 100% Dentro da Lei

Ainda com relação à segurança, dessa vez em um aspecto relacionado à legislação trabalhista, sistemas de ponto eletrônico estão 100% dentro da lei. As Portarias 373 e 1510 do MTE garantem que a empresa esteja regularizada com relação ao controle de ponto. 

A Portaria 373 diz respeito à regulamentação dos sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho. Essa legislação estipula algumas regras, como:

Já a Portaria 1510, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico, estabelece alguns requisitos para o sistema de ponto eletrônico, tais como:

Vale lembrar que o controle de ponto online serve como provas fiscais em caso de problemas com a Justiça do Trabalho - outra grande vantagem para as empresas que o utilizam.

4. Relatórios Personalizados

Uma grande vantagem do ponto eletrônico é a possibilidade de o sistema gerar relatórios sobre registros executados e ausências de registro. Com esses relatórios, fica muito mais fácil e ágil a gestão das jornadas de trabalho e sua avaliação.

O empresário ou o responsável pelo setor de pessoal consegue visualizar com segurança o histórico registrado de cada colaborador na forma de dados tabulados ou gráficos.

A cada dia, vão sendo construídos os respectivos indicadores de desempenho. ‍Dessa maneira, os dados registrados sustentam as decisões que, por qualquer motivo, precisem ser tomadas após sua análise.

5. Melhor Custo-Benefício

As características do ponto eletrônico lhe conferem uma relação custo-benefício bem convidativa. As instalações do ponto eletrônico são muito simples e de dimensões reduzidas, ocupando um pequeno espaço na parede, não exigindo uma área para sua implantação.

Além disso, não há necessidade de conexões de rede nem disponibilidade de computadores para o registro e acompanhamento. Todo registro e armazenamento das informações se dá no pequeno aparelho de ponto eletrônico.

Por outro lado, a economia de tempo resultante de sua utilização torna ainda mais vantajosa a opção pelo ponto eletrônico.

6. Mais Facilidade nos Procedimentos

Os diversos aspectos envolvidos com a gestão de ponto são facilitados pela tecnologia. Assim, a verificação e a constatação das horas trabalhadas ou dos períodos de ausência, por exemplo, podem ser facilmente realizadas com os registros eletrônicos e a emissão de um simples relatório.

Além disso, qualquer dúvida pode ser esclarecida comparando-se os dados do relatório com os comprovantes emitidos pelo sistema para o colaborador. Desse modo, tanto o colaborador quanto a empresa ficam protegidos.

 

7. Integração com Folha de Pagamento

Outra vantagem do ponto eletrônico é a facilidade em produzir a folha de pagamento dos colaboradores ao final do mês. Diversos sistemas disponibilizam integração com sistemas de folha de pagamento, o que automatiza algumas das atividades mais operacionais do RH.

A maneira de realizar essa “junção” de dados é diferente para cada plataforma. Em geral, basta exportar os dados do sistema de ponto eletrônico e importá-los para o software de folha de pagamento, que gera a folha automaticamente.

8. Mais Tempo Para um RH Estratégico

Atualmente, o setor de Recursos Humanos é o responsável por boa parte das estratégias de crescimento de uma empresa. O RH participa de processos seletivos, desenvolve planos de retenção de talentos e elabora treinamentos, planos e maneiras de desenvolver e engajar os colaboradores.

O tempo que o ponto eletrônico economiza nas atividades rotineiras do RH faz com que o setor tenha mais disponibilidade para elaborar dessas estratégias. Desse modo, é possível manter a atenção ao que realmente importa dentro de uma companhia: as pessoas que fazem parte dela. 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui