Voltar ao Blog
Sair de férias

Vou sair de férias: como preparar a minha equipe?

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora

A cada 12 meses trabalhados, por lei, o colaborador tem direito a sair de férias por até 30 dias. Isso vale para todos, inclusive quem está em posição de diretor, gerente ou supervisor. Apesar disso, esse período é visto com um certo olhar de preocupação por alguns motivos.Um deles é o fato de que a equipe liderada pelo profissional pode não estar preparada para a ausência dele. No entanto, quem está na posição de liderança precisa fazer com que sua equipe funcione de qualquer maneira.Deixar de sair de férias não é uma hipótese aceitável, certo? Por outro lado, como preparar a sua equipe? Confira as dicas a seguir! Faça um planejamento antes de sair Cerca de um ou dois meses antes de sair de férias, comece a elaborar um planejamento que aponte tudo o que precisa ser feito durante a sua ausência e como isso pode acontecer.Esse primeiro passo é essencial para que seja definido o rumo que sua equipe precisa seguir. Se conseguir estabelecer prazos e datas, melhor ainda. 

Teste gratis pontomais 2019

Verifique se a equipe precisa de um novo líder

 Algumas equipes são autossuficientes. Os profissionais podem estar preparados para fazer autogestão, ou seja, cumprir com as metas que foram propostas e manter o ritmo de trabalho mesmo sem a sua presença como liderança.Caso a equipe seja muito nova ou você não se sinta seguro para deixá-la sem um líder, escolha alguém para substituí-lo

Defina o seu substituto

 A escolha de um substituto para cuidar da equipe durante a sua ausência deve ser feita de forma consciente e responsável.O que vale, nessa decisão, é o talento do colaborador para liderar, jamais uma preferência pessoal. O escolhido deve ser capaz de manter a equipe no ritmo de trabalho e responder em seu nome. 

Prepare a pessoa para substituí-lo

 Depois de ter escolhido o seu substituto, chegou o momento de preparar essa pessoa para exercer uma grande parte de suas responsabilidades.Mantenha-a informada sobre sua rotina, compromissos que devem ser seguidos, tarefas obrigatórias que precisam ser realizadas e como ela deve tratar os demais membros da equipe.O gerenciamento dos colaboradores é importante para que o trabalho possa fluir. Uma das formas mais eficazes de se ter tudo documentado é contando com o auxílio de um software de gestão.Ele acompanha e checa a presença da equipe, documenta as ausências e os intervalos irregulares, bem como faz o controle do banco de horas do pessoal. Essas informações podem ser consultadas pelos gestores a todo momento e de qualquer lugar. 

Converse com a equipe

 Convoque uma reunião com os membros de sua equipe para comunicar o período em que você estará ausente do trabalho.Aproveite a oportunidade para apresentar o seu substituto temporário e reforçar as responsabilidades de cada um. Deixe também aquele planejamento que citamos no primeiro tópico para eventuais consultas. 

Deixe um sistema de gerenciamento de tarefas

 Alguns quadros — eletrônicos ou não — podem servir como ajuda para o seu período de férias. Eles podem apresentar as tarefas que estão sendo feitas no momento e por quem.Assim, todos sabem o que está acontecendo e podem lembrar uns aos outros. Esse tipo de recurso também facilita o planejamento e a comunicação entre os membros de sua equipe

Estabeleça os canais de ajuda

 Seu substituto temporário pode não conseguir tomar todas as decisões necessárias, principalmente de última hora.Para facilitar o trabalho desse profissional, estabeleça canais de ajuda com os líderes de outras equipes ou com a diretoria da empresa. Dessa forma, é possível manter o bom rendimento do time e, ao mesmo tempo, sair de férias com tranquilidade e descansar bastante.Gostou das nossas dicas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em seu e-mail todas as novidades postadas no blog!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...