Voltar ao Blog
rotinas financeiras de final de ano

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Convidado

Mais uma vez, o ano voou. Dezembro chegou e as rotinas financeiras de final de ano estão batendo nas portas das empresas. Pagamento das férias dos colaboradores, 13º salário, brindes e festa de final de ano, além dos gastos mensais como salário, benefícios, aluguel, luz e internet são apenas algumas contas que precisam estar em dia para que os empresários e responsáveis por esse departamento possam aproveitar o recesso de final de ano de forma tranquila, organizada e planejada.

E ainda garantir a previsibilidade do próximo ano já no comecinho de janeiro. Que sonho, ein? Para conferir um pouco mais sobre cada uma das principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas, continue acompanhando este post. 

Na maioria das vezes, a previsibilidade do fluxo de caixa garante o progresso das empresas. Isso significa ter o controle dos seus custos e despesas semanais, mensais e anuais para não ter perigo de ser surpreendido com alguma emergência. E se isso for feito corretamente, há grandes chances de que, no fim das contas, sobre algum dinheiro para que você possa fazer uma reserva.

E exemplos disso são as rotinas financeiras de final de ano nas empresas. Saiba mais sobre como organizá-las:

13º salário

O tão esperado décimo terceiro salário é uma das despesas presentes na nossa lista de principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas. Se você, empreendedor, souber quanto vai precisar pagar lá no final do ano e conseguir guardar 1/12 deste valor por mês. Então, em dezembro, você já terá esse dinheiro disponível e não vai precisar correr atrás de algum banco para fazer um empréstimo. 

Para te ajudar com isso, a Celero fez uma ferramenta que calcula o valor total do 13º salário, e faz o provisionamento de quanto é preciso guardar por mês. Nela, também é possível projetar os encargos trabalhistas que acompanham o décimo terceiro. 

Pagamento das férias

Pela Lei, a cada 12 meses consecutivos, todo colaborador CLT tem direito a um período de descanso anual sem prejuízo de remuneração. E independentemente se sua empresa opta pelas férias coletivas, essa despesa deve ser considerada nas rotinas financeiras de final de ano. 

Ao combinar as férias com cada colaborador, além do salário normal de cada mês, é preciso ter em conta o pagamento de 1/3 do salário, referente às férias. Isso significa que um funcionário que recebe R$ 1.500 por mês, deve ganhar R$ 2.000 antes de sair de férias. 

Esse é o cálculo das férias padrão, mas também é possível que a empresa e o colaborador optem pelo pagamento das férias parciais, dividindo este tempo em mais de um período. Ou então ambos podem optar por vender um terço das férias ou adicionar esse valor com o adiantamento do 13º salário. Tudo depende do combinado que a empresa tem com o funcionário. 

Também é interessante ressaltar que, ao contrário do salário, a empresa não é obrigada a pagar todos os benefícios como vale refeição ou vale alimentação no período de férias dos colaboradores. 

Folha de pagamento e benefícios

Esses gastos não fazem necessariamente parte das rotinas financeiras de final de ano nas empresas, mas da rotina mensal. Porém, a principal dica aqui é preparar o fluxo de caixa da sua empresa no final do ano para não ter surpresas em janeiro. Ou seja, quando todos voltarem de férias, é importante que não falte dinheiro em caixa para fazer o pagamento dos salários e benefícios dos colaboradores. 

Adiantamento de despesas:

Água, luz, telefone, internet e outras despesas que também fazem parte do dia a dia e não somente das rotinas financeiras de final de ano nas empresas. Por isso, a dica é praticamente a mesma da folha de pagamento e benefícios. Porém, se for possível adiantar o pagamento dessas despesas no final de ano, pode te ajudar a garantir que essas contas não serão esquecidas ou que você perca o desconto do adiantamento. Assim, você pode começar o ano sem essas preocupações. 

Conte com a Celero para garantir a previsibilidade do seu fluxo de caixa

A plataforma de automação financeira da Celero oferece recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira. Com isso, você consegue acompanhar o departamento financeiro da sua empresa de forma simples, prática e transparente, permitindo que você tenha mais tempo para focar nas funções mais estratégicas. Clique aqui e saiba como a Celero pode te ajudar a prever todas as rotinas financeiras de final de ano nas empresas. 


Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

Entenda o papel estratégico do RH nos processos de fusões e aquisições

O papel do RH em Fusões e Aquisições está relacionado a manter o clima organizacional em um momento de insegurança e tensão. Saiba mais nesse artigo.

Ler mais

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!