Voltar ao Blog
rotatividade pontomais 2019

Rotatividade de funcionários: quanto ela custa para a empresa?

Até certo ponto, a rotatividade de funcionários é aceitável e pode trazer renovação para a empresa. Todavia, quando a saída é elevada, representa perda de capital financeiro, intelectual e até a depreciação da marca empregadora da firma. Entender o custo da rotatividade é primordial, pois assim é possível agir com maior consciência e implementar ações para a retenção de talentos, fidelizando-os.Pensando em tudo isso, elaboramos um artigo para você. Hoje, descobrirá quanto custa a rotatividade de funcionários para a empresa, assim como estratégias para reter talentos. Boa leitura!

Custos da rotatividade de funcionários

O desligamento de funcionários da empresa é um assunto sério, especialmente do ponto de vista financeiro. Uma simples rescisão pode custar o equivalente a um ano de trabalho do profissional, então é preciso decidir com consciência.Os custos podem ser divididos em duas principais categorias: a) rescisão e b) recrutamento e seleção de um novo talento. É possível destacar:

  • aviso prévio;
  • décimo terceiro proporcional;
  • férias proporcionais;
  • 50% do FGTS (sendo 40% para o funcionário e 10% para o governo);
  • saldo do salário;
  • novo processo de recrutamento e seleção;
  • integração de novo funcionário;
  • programas de treinamento e desenvolvimento.

Como dito, essa série de custos pode ser superior a um ano de trabalho do mesmo funcionário. Por esse motivo, é preciso ter ações de retenção de funcionários bem implementadas, objetivando mantê-los engajados e motivados na empresa.

Teste gratis pontomais 2019

Custos não financeiros do desligamento

Há, também, custos não financeiros que precisam ser considerados. Quando um funcionário é desligado, é comum que leve clientes ou capital intelectual com ele. Logo, a empresa pode enfrentar sérios prejuízos no futuro.Ainda existe a possibilidade da própria marca ser prejudicada no mercado, “degradando” uma imagem empregadora. Nesse caso, é provável que os melhores talentos não tenham interesse em atuar nela, preferindo buscar a concorrência.

Estratégias para retenção de talentos na empresa

Com algumas medidas simples, é possível potencializar a permanência dos funcionários na empresa. Confira três dicas que separamos para você!

Melhore a comunicação interna empresarial

A falta de diálogo gera uma série de conflitos capaz de prejudicar o clima e a harmonia do trabalho, aumentando a rotatividade de talentos. Nesse sentido, é importante prezar por um diálogo claro, objetivo e fluido dentro da empresa. Para tanto, toda a liderança, incluindo o CEO, deve se comprometer com o assunto.

Invista em benefícios inovadores

Há uma série de benefícios que podem ser usados para engajar os talentos, sejam eles financeiros ou não. É possível destacar: uso não obrigatório de uniformes, happy hour, horário de trabalho mais flexível e assim por diante. Para estabelecer o melhor benefício, analise o perfil dos funcionários e o orçamento disponível da empresa.

Conte com a ajuda de novas tecnologias

Usar a tecnologia a favor de seu negócio é outro ponto interessante. Com um sistema de controle de ponto online, por exemplo, é possível oferecer maior flexibilidade aos profissionais, permitindo que trabalhem até mesmo fora da empresa. Ao modernizar o trabalho, também pode-se atrair e engajar gente talentosa.Como se pode observar, existem diversos custos — financeiros ou não — relacionados ao desligamento de funcionários da empresa. Por isso, é importante implementar as dicas aqui citadas, construindo um negócio eficaz na atração e retenção de talentos.Agora você entende os prejuízos da rotatividade de funcionários, certo? Aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso artigo “Você sabe a diferença entre intervalo intrajornada e intrajornada?”.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!