Voltar ao Blog
rotatividade pontomais 2019

Rotatividade de funcionários: quanto ela custa para a empresa?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Até certo ponto, a rotatividade de funcionários é aceitável e pode trazer renovação para a empresa. Todavia, quando a saída é elevada, representa perda de capital financeiro, intelectual e até a depreciação da marca empregadora da firma. Entender o custo da rotatividade é primordial, pois assim é possível agir com maior consciência e implementar ações para a retenção de talentos, fidelizando-os.Pensando em tudo isso, elaboramos um artigo para você. Hoje, descobrirá quanto custa a rotatividade de funcionários para a empresa, assim como estratégias para reter talentos. Boa leitura!

Custos da rotatividade de funcionários

O desligamento de funcionários da empresa é um assunto sério, especialmente do ponto de vista financeiro. Uma simples rescisão pode custar o equivalente a um ano de trabalho do profissional, então é preciso decidir com consciência.Os custos podem ser divididos em duas principais categorias: a) rescisão e b) recrutamento e seleção de um novo talento. É possível destacar:

Como dito, essa série de custos pode ser superior a um ano de trabalho do mesmo funcionário. Por esse motivo, é preciso ter ações de retenção de funcionários bem implementadas, objetivando mantê-los engajados e motivados na empresa.

Teste gratis pontomais 2019

Custos não financeiros do desligamento

Há, também, custos não financeiros que precisam ser considerados. Quando um funcionário é desligado, é comum que leve clientes ou capital intelectual com ele. Logo, a empresa pode enfrentar sérios prejuízos no futuro.Ainda existe a possibilidade da própria marca ser prejudicada no mercado, “degradando” uma imagem empregadora. Nesse caso, é provável que os melhores talentos não tenham interesse em atuar nela, preferindo buscar a concorrência.

Estratégias para retenção de talentos na empresa

Com algumas medidas simples, é possível potencializar a permanência dos funcionários na empresa. Confira três dicas que separamos para você!

Melhore a comunicação interna empresarial

A falta de diálogo gera uma série de conflitos capaz de prejudicar o clima e a harmonia do trabalho, aumentando a rotatividade de talentos. Nesse sentido, é importante prezar por um diálogo claro, objetivo e fluido dentro da empresa. Para tanto, toda a liderança, incluindo o CEO, deve se comprometer com o assunto.

Invista em benefícios inovadores

Há uma série de benefícios que podem ser usados para engajar os talentos, sejam eles financeiros ou não. É possível destacar: uso não obrigatório de uniformes, happy hour, horário de trabalho mais flexível e assim por diante. Para estabelecer o melhor benefício, analise o perfil dos funcionários e o orçamento disponível da empresa.

Conte com a ajuda de novas tecnologias

Usar a tecnologia a favor de seu negócio é outro ponto interessante. Com um sistema de controle de ponto online, por exemplo, é possível oferecer maior flexibilidade aos profissionais, permitindo que trabalhem até mesmo fora da empresa. Ao modernizar o trabalho, também pode-se atrair e engajar gente talentosa.Como se pode observar, existem diversos custos — financeiros ou não — relacionados ao desligamento de funcionários da empresa. Por isso, é importante implementar as dicas aqui citadas, construindo um negócio eficaz na atração e retenção de talentos.Agora você entende os prejuízos da rotatividade de funcionários, certo? Aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso artigo “Você sabe a diferença entre intervalo intrajornada e intrajornada?”.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui