Voltar ao Blog
RH-Estratégico

RH estratégico: 6 dicas para otimizar seus resultados

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

O RH estratégico é uma das mais importantes áreas da empresa, responsável por promover o crescimento e solidez do negócio por meio de pessoas competentes e motivadas. Mas é preciso saber como otimizar os resultados desse setor, garantindo que trabalhe de forma eficaz.Nesse processo, diversas ferramentas podem ser utilizadas. É possível destacar o uso de indicadores de desempenho, novas tecnologias para controle do ponto e metas inteligentes. Então, pensando nisso, separamos 6 dicas incríveis para otimizar o seu RH estratégico. Confira!

1. Acompanhe os indicadores de desempenho

O atual RH deve ter muita clareza sobre os resultados de suas ações, avaliando aquelas que tem um desempenho adequado e as outras que precisam ser aprimoradas. Portanto, é indispensável contar com bons indicadores-chave de desempenho (ou KPIs).Existem muitos KPIs que podem ser calculados, como o absenteísmo dos profissionais, turnover e satisfação interna. Defina ao menos 5 para monitorar com periodicidade, além de implementar melhorias estratégicas. Assim, ótimos resultados serão alcançados.

Teste gratis pontomais 2019

2. Defina metas SMART de melhoria

A mudança do status quo pode ser facilitada com a ajuda de boas metas. Contudo, ainda hoje, diversos gestores possuem dificuldade com a sua definição. O que uma meta deve conter? Quais são suas caraterísticas essenciais? Um ótimo padrão é o S.M.A.R.T.Esse é um acrônimo de 5 palavras do inglês (specific, measurable, attainable, relevant e time-based), as quais devem estar presentes na definição da meta. Assim, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem delineado.

3. Invista no modelo de gestão à vista

A gestão à vista é uma forma de agregar transparência e credibilidade ao setor, já muito utilizada por grandes companhias. Grosso modo, consiste no compartilhamento dos principais indicadores de desempenho e metas por meio de painéis dispostos em locais estratégicos na empresa. Assim, todos podem entender os atuais resultados, bem como os objetivos futuros.

4. Faça uma análise SWOT do setor

A análise SWOT é uma das mais eficazes ferramentas para gestão estratégica. Com ela, é possível detectar as oportunidades e ameaças, bem como cruzar isso com as suas forças e fraquezas. Essa ferramenta pode ser aplicada à empresa em geral ou, ainda, a um setor específico.No RH, comece definindo os pontos fortes (competências) e fracos (incompetências) desse departamento. Depois, analise as oportunidades e ameaças do ambiente externo, e de que forma suas forças podem ser usadas a seu favor. Um exemplo seria usar os profissionais capacitados (força) para realizar treinamentos colaborativos (oportunidade), sem nenhum custo.

5. Invista na qualidade de vida

A qualidade de vida não é apenas uma vaidade, mas uma necessidade real. Quando o RH assume essa causa, é possível otimizar os resultados de toda a empesa. Segundo pesquisa, companhias que investem na qualidade de vida dos profissionais são, em média, 80% mais produtivas, 76% mais atraentes para talentos e 70% mais rentáveis. Ótimos números, não é mesmo?

6. Utilize as novas tecnologias a seu favor

É cada vez maior o número de tecnologias aplicadas à gestão de pessoas, desde softwares de desdobramento de metas até sistemas de análise de perfil comportamental. É preciso definir um que contribua para facilitar e aprimorar as atividades diárias, agregando valor ao RH.Um ótimo exemplo é o software de gestão do ponto e jornada de trabalho, que permite um controle mais adequado dos expedientes, bem como o levantamento e acompanhamento de indicadores. Como é um software em nuvem, pode ser usado de qualquer lugar.Agora que você está por dento do assunto, aplique nossas dicas e aproveite para alcançar resultados ainda maiores. No final, além do setor de RH, todo o empreendimento será beneficiado, tornando-se mais prospero, rentável e sólido no mercado.Gostou do conteúdo? Está pronto para otimizar os resultados do seu RH estratégico? Aproveite para baixar nosso e-book sobre a Legislação de Controle de Ponto e descubra se a sua empresa precisa adotá-lo e o que é preciso para adaptá-la às exigências do Ministério do Trabalho.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...