Com o avanço dos recursos tecnológicos, muitas companhias viram a necessidade de se atualizar e reinventar-se para conseguirem se manter ativas no mercado.
E é claro que essas mudanças afetaram ativamente o setor de Recursos Humanos (RH), afinal, muitos processos mudaram. Os profissionais de talento não são mais os mesmos e é preciso acompanhar os avanços digitais para não se perder e não se tornar obsoleto.
Com isso, surge o RH 4.0, que tem o intuito de cobrir as necessidades do mercado atual e preparar-se para o futuro. Neste artigo, veremos um pouco mais sobre o RH 4.0 e a sua importância. Confira!
A digitalização impactou todas as organizações. Seja em maior, seja em menor grau, fato é que todas as empresas precisam se atualizar em relação à transformação tecnológica para não se tornarem obsoletas. Desse modo, a companhia consegue aproveitar as oportunidades dessa fase e evitar as eventuais ameaças.
A indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, é a união dos sistemas digitais e físicos. Ou seja, existem máquinas que, quando conectadas a um sistema via web, conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.
Logo, a indústria 4.0, naturalmente, afeta o trabalho do setor de Recursos Humanos (RH). Por isso, os profissionais desse setor têm de se atualizar para compreender melhor as demandas da companhia. A fim de recrutar e selecionar times de alta performance. Ou seja, para se tornar um RH 4.0. O setor precisa utilizar as novas tecnologias, a fim de manter-se competitivo e estratégico no mercado.
Visto isso, podemos concluir que o RH 4.0 é aquele que acompanha a revolução tecnológica. E atua de modo a atualizar-se para atender às demandas do mercado atual e do mercado do futuro.
O RH 4.0 é de extrema importância porque se torna peça fundamental para analisar, monitorar e propor avanços para a corporação. Isso se explica pelo fato de que a indústria 4.0 demanda uma quebra de comportamentos, de pensamentos e da maneira de se relacionar com a informação.
Logo, ter um RH alinhado a essa nova era é muito valioso para a otimização das estratégias da empresa. Bem como para a admissão de grandes talentos.
A seguir, veremos quais são as principais tendências do RH 4.0. Confira!
As experiências acumuladas durante décadas em administração constataram que as pessoas utilizam o tempo concedido para uma tarefa. Ou seja, se forem concedidos dois meses, os indivíduos levarão dois meses; já se for dada uma semana, o trabalho será entregue nesse prazo.
Logo, conclui-se que a diminuição do tempo de trabalho faz com que os trabalhadores tornem-se mais produtivos. Afinal, com a diminuição do tempo, as tarefas recebem mais atenção e um sentido de urgência.
Outro ponto positivo dessa tendência do RH 4.0 é que os colaboradores ficarão mais motivados, porque terão mais tempo livre após realizarem suas tarefas. Ou seja, o avanço tecnológico promove uma maior produção em um menor tempo. Minimizando a necessidade de permanecer por um grande período no ambiente corporativo.
Com o RH 4.0, ocorre a união dos ambientes digitais e físicos, uma vez que os indivíduos estão sempre conectados à internet. Desse modo, o RH pode utilizar cada vez mais os recursos online.
Ferramentas de gestão de pessoas como o Feedz, por exemplo, podem ser essenciais para o acompanhamento de feedbacks e de metas da sua empresa.
Além disso, outra dica é conhecer a linguagem dos funcionários online e mapear profissionais que são influenciadores digitais em potencial. Assim, é possível desenvolver suas habilidades de comunicação e aproveitá-las na divulgação dos produtos e serviços da empresa.
Com as novas ferramentas da tecnologia, existe a possibilidade de realizar processos de recrutamento e seleção mais precisos. Atraindo talentos que têm, de fato, um perfil alinhado ao da companhia.
Logo, com o uso do LinkedIn, do Facebook e das demais redes sociais, é possível divulgar as vagas de forma segmentada. Fazendo com que os interessados preencham dados que serão cruzados com os requisitos do cargo e da empresa, já identificando se têm ou não potencial para serem convidados a fazer parte do processo seletivo.
Além disso, é possível realizar o trabalho remoto, possibilitando a admissão de profissionais que vivem em outra cidade ou em outro país. Logo, o RH 4.0 não precisa se contentar com um candidato mediano. Já que pode encontrar o perfil ideal para as vagas.
Com os avanços da tecnologia, os colaboradores terão mais autonomia em seu dia a dia e nem sempre precisarão se reportar a seus gestores para tomar decisões. Afinal, com o RH 4.0, a gestão é descentralizada, e cada indivíduo tem responsabilidade sobre suas tarefas, sendo aclamado ou penalizado de acordo com as suas ações.
Se você ainda tem dúvidas de que o RH 4.0 é a melhor solução para a competitividade de sua companhia, confira, abaixo, as vantagens de aderir a esse setor tecnológico.
O aumento da produtividade é uma das consequências mais imediatas do RH 4.0. Pois a tecnologia possibilita fazer mais em menos tempo e com melhor qualidade.
Ou seja, todos os processos da empresa serão otimizados, aprimorados e agilizados. Logo, a produtividade e a confiabilidade das atividades serão ampliadas.
Com o avanço tecnológico, ocorre a melhoria da comunicação, pois, a todo tempo, os profissionais estarão acessíveis e as informações poderão ser passadas a todos, ao mesmo tempo e de maneira fidedigna. Logo, se alguém tiver alguma dúvida, é só consultar o alinhamento que foi encaminhado, evitando dados desencontrados e imprecisos.
Como já dito em tópicos anteriores, com o uso da tecnologia, acontece a otimização dos processos, que se tornarão mais rápidos, confiáveis e precisos. Logo, ocorrem a melhoria nos processos e o ganho de tempo para que os profissionais consigam se dedicar mais às estratégias da empresa.
Com maior produtividade e menor tempo de trabalho, os profissionais sentem-se mais engajados. Em primeiro lugar, porque estarão descansados e terão tempo para resolver seus problemas pessoais. E, em segundo lugar, porque suas atividades serão mais confiáveis e mais bem elaboradas, ou seja, sem perigos de adulteração ou perdas de dados importantes.
Com o RH 4.0, também há a promoção de benefícios flexíveis. Que caminham de acordo com as necessidades e os resultados de cada profissional. Isso contribui não só para a melhoria do clima organizacional, mas também para a manutenção do engajamento do colaborador.
Por fim, com os recursos de recrutamento e seleção digitais, é possível otimizar a atração e a retenção de talentos. Com isso, a empresa ganhará times de alta performance que atuarão de forma contínua para o sucesso da companhia.
Como vimos, o RH 4.0 é extremamente positivo e importante para as estratégias da empresa. Ao aderir a esse modelo de gestão, há ganhos em produtividade, motivação e competitividade no mercado. Logo, vale a pena tornar o seu RH 4.0 o mais rápido possível.
E então, gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!
Saiba como facilitar um dos processos mais importantes para qualquer empresa: a folha de pagamento.
Ler maisSaiba como fazer o controle de jornada de vários colaboradores do segmento de construção civil remotamente de forma segura e eficiente.
Ler maisSaiba como o Plano de Cargos e Salários pode ajudar a aumentar o engajamento da equipe e melhorar o resultado da sua empresa.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.