Existem diversas maneiras de realizar o controle de ponto dos colaboradores da sua empresa. Uma delas é o relógio de ponto biométrico, um aparelho que fica acoplado à parede e precisa do cadastro da digital de cada indivíduo para realizar as marcações de ponto todos os dias.
Quer saber mais sobre o que é biometria, os tipos de registro biométrico, vantagens e desvantagens e como integrar o seu relógio de ponto biométrico a um software de controle de ponto?
Vem com a gente!
A biometria tem diversos significados, todos relacionados ao estudo das características físicas e/ou comportamentais dos seres humanos. No relógio de ponto biométrico, essa tecnologia é utilizada para identificar os colaboradores a partir de características físicas previamente cadastradas.
Desse modo, é possível utilizar a biometria para garantir a segurança dos colaboradores e da empresa. Isso porque essa metodologia de controle de ponto oferece segurança antifraude, uma vez que a biometria é pessoal e intransferível.
Atualmente, existem alguns tipos de registro de ponto biométrico que podem ser utilizados na sua empresa. Vale lembrar que diversas características físicas das pessoas podem ser usadas na biometria, mas iremos destacar somente as mais comuns para o controle de ponto.
Conheça as principais:
Em geral, os relógios de ponto biométrico utilizam a digital do colaborador para a marcação de pontos de entrada e saída diários. Para isso, basta cadastrar a digital e o número do PIS de cada funcionário conforme as orientações do fabricante.
Alguns modelos de relógio de ponto também permitem a possibilidade de cada colaborador cadastrar uma senha numérica para realizar a marcação do ponto. Porém, o uso da biometria é mais prático e seguro.
Outra possibilidade de biometria é o reconhecimento facial, que mapeia o rosto de cada indivíduo e reconhece as suas características específicas. Essa tecnologia é utilizada por softwares de controle de ponto de alta tecnologia, que armazenam os dados na nuvem com segurança cloud para memorizar e codificar as informações de cada colaborador.
Diferente dos relógios de ponto biométrico, os sistemas de controle de ponto online que utilizam o reconhecimento facial funcionam de forma segura e com auditoria por foto. Ao marcar o ponto, a plataforma faz uma selfie para que a marcação seja registrada com sucesso.
O registro de jornada em softwares de controle de ponto online não precisa ser feito em aparelho específico, como os relógios biométricos. O colaborador pode ter acesso à ferramenta em seu computador, tablet ou smartphone pessoal - o que garante mais praticidade e segurança no dia a dia.
Agora que já falamos um pouco sobre a tecnologia por trás da biometria, vamos entender como funcionam os relógios de ponto biométrico. Os detalhes podem mudar de acordo com a marca. Por isso, é importante ficar atento às instruções do fabricante para saber mais sobre como funciona o seu modelo específico.
Basicamente, são 5 passos simples:
Essa ferramenta de controle de ponto digital é regida pela Portaria 1510 do Ministério do Emprego, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico. Essa legislação permite que aparelhos como o relógio de ponto biométrico sejam utilizados para o controle de ponto dos colaboradores, que é obrigatório para empresas com mais de 10 funcionários.
A Portaria 1510 estabelece algumas exigências básicas para os equipamentos, como:
Fique atento às exigências completas da Portaria 1510 antes de adquirir o seu equipamento. Outra maneira de manter a sua empresa de acordo com as leis trabalhistas são os softwares de controle de ponto online, por exemplo.
Em alguns casos, é possível otimizar a gestão de jornada dos seus colaboradores utilizando um software de controle de ponto online. Essa ferramenta funciona muito bem sozinha, mas também pode ser integrada ao relógio de ponto biométrico já existente no seu ambiente de trabalho, facilitando ainda mais o dia a dia do setor de RH.
Por exemplo: caso parte do seu time trabalhe remotamente, enquanto outra quantia de pessoas opera dentro do escritório, é possível utilizar as duas tecnologias para acompanhar a jornada de trabalho de todos os colaboradores.
Fazendo a integração entre as duas ferramentas, o tratamento do ponto ao final do mês é facilitado, pois é possível encontrar todos os dados em um só lugar.
Para utilizar o sistema de controle de ponto da Pontomais integrado ao seu relógio de ponto biométrico, basta seguir o passo a passo abaixo:
Pronto! O seu relógio de ponto biométrico está configurado corretamente e o tratamento de ponto mensal dos colaboradores pode ser realizado com praticidade pelo sistema da Pontomais.
Viu como é fácil usar a tecnologia como aliada no dia a dia do seu RH?
O home office é uma realidade à qual muitas empresas tiveram de se adaptar. Por isso, acesse o blog da Pontomais e conheça as vantagens do controle de ponto remoto!
Ler maisVocê sabe qual o melhor app de controle de ponto para a sua empresa? Acesse o blog da Pontomais e veja dicas de como escolher a melhor ferramenta para fazer a gestão de jornada da sua empresa de modo prático, seguro e com o auxílio da tecnologia.
Ler maisAs HR Techs são as startups de RH, ou seja, empresas voltadas à inovação e tecnologia para o mundo dos Recursos Humanos e do Departamento Pessoal. De acordo com pesquisa da Distrito, a Pontomais está entre as 5 empresas para ficar de olho nos próximos anos.
Ler maisMontamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.
Ler maisDe acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.
Ler maisO onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.
Opa! Me da uma ultima chance?