Relógio de Ponto Biométrico: Como Funciona?

Relógio de Ponto Biométrico: Como Funciona?
Bruno Favari

Existem diversas maneiras de realizar o controle de ponto dos colaboradores da sua empresa. Uma delas é o relógio de ponto biométrico, um aparelho que fica acoplado à parede e precisa do cadastro da digital de cada indivíduo para realizar as marcações de ponto todos os dias.

Quer saber mais sobre o que é biometria, os tipos de registro biométrico, vantagens e desvantagens e como integrar o seu relógio de ponto biométrico a um software de controle de ponto?

Vem com a gente!

O Que é Biometria?

A biometria tem diversos significados, todos relacionados ao estudo das características físicas e/ou comportamentais dos seres humanos. No relógio de ponto biométrico, essa tecnologia é utilizada para identificar os colaboradores a partir de características físicas previamente cadastradas. 

Desse modo, é possível utilizar a biometria para garantir a segurança dos colaboradores e da empresa. Isso porque essa metodologia de controle de ponto oferece segurança antifraude, uma vez que a biometria é pessoal e intransferível.  

Quais os Tipos de Registro de Ponto Biométrico?

Atualmente, existem alguns tipos de registro de ponto biométrico que podem ser utilizados na sua empresa. Vale lembrar que diversas características físicas das pessoas podem ser usadas na biometria, mas iremos destacar somente as mais comuns para o controle de ponto.

Conheça as principais:

  • Digital - Relógio de Ponto Biométrico


Em geral, os relógios de ponto biométrico utilizam a digital do colaborador para a marcação de pontos de entrada e saída diários. Para isso, basta cadastrar a digital e o número do PIS de cada funcionário conforme as orientações do fabricante.

Alguns modelos de relógio de ponto também permitem a possibilidade de cada colaborador cadastrar uma senha numérica para realizar a marcação do ponto. Porém, o uso da biometria é mais prático e seguro. 

  • Reconhecimento Facial - Software de Controle de Ponto


Outra possibilidade de biometria é o reconhecimento facial, que mapeia o rosto de cada indivíduo e reconhece as suas características específicas. Essa tecnologia é utilizada por softwares de controle de ponto de alta tecnologia, que armazenam os dados na nuvem com segurança cloud para memorizar e codificar as informações de cada colaborador.

Diferente dos relógios de ponto biométrico, os sistemas de controle de ponto online que utilizam o reconhecimento facial funcionam de forma segura e com auditoria por foto. Ao marcar o ponto, a plataforma faz uma selfie para que a marcação seja registrada com sucesso.

O registro de jornada em softwares de controle de ponto online não precisa ser feito em aparelho específico, como os relógios biométricos. O colaborador pode ter acesso à ferramenta em seu computador, tablet ou smartphone pessoal - o que garante mais praticidade e segurança no dia a dia. 

Como Funciona o Relógio de Ponto Biométrico?

Agora que já falamos um pouco sobre a tecnologia por trás da biometria, vamos entender como funcionam os relógios de ponto biométrico. Os detalhes podem mudar de acordo com a marca. Por isso, é importante ficar atento às instruções do fabricante para saber mais sobre como funciona o seu modelo específico. 

Basicamente, são 5 passos simples:

  1. Cadastrar o PIS e a digital ou senha de cada colaborador na máquina;

  2. O colaborador realiza a marcação de ponto diariamente no relógio de ponto biométrico;

  3. O aparelho registra a marcação de ponto na memória interna;
  1. Realiza a impressão do comprovante de ponto do colaborador;
  1. E permite a exportação de todos os pontos registrados no período para tratamento através de um software de controle de ponto.

O Que Diz a Legislação Sobre o Uso do Relógio de Ponto Biométrico?

Essa ferramenta de controle de ponto digital é regida pela Portaria 1510 do Ministério do Emprego, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico. Essa legislação permite que aparelhos como o relógio de ponto biométrico sejam utilizados para o controle de ponto dos colaboradores, que é obrigatório para empresas com mais de 10 funcionários.

A Portaria 1510 estabelece algumas exigências básicas para os equipamentos, como:

  • O aparelho deve ter, obrigatoriamente, memória com registro dos pontos marcados pelo colaborador;

  • Porta fiscal para captação de dados fiscais;

  • Impressora em bobina de papel, que funciona para emissão do comprovante de marcação de ponto;

  • Relógio interno;

  • Programas específicos para o tratamento dos dados, como softwares de controle de ponto.

Fique atento às exigências completas da Portaria 1510 antes de adquirir o seu equipamento. Outra maneira de manter a sua empresa de acordo com as leis trabalhistas são os softwares de controle de ponto online, por exemplo.

controle de ponto online

 

Como Usar o Relógio de Ponto Biométrico no Seu Software de Controle de Ponto? 

Em alguns casos, é possível otimizar a gestão de jornada dos seus colaboradores utilizando um software de controle de ponto online. Essa ferramenta funciona muito bem sozinha, mas também pode ser integrada ao relógio de ponto biométrico já existente no seu ambiente de trabalho, facilitando ainda mais o dia a dia do setor de RH. 

Por exemplo: caso parte do seu time trabalhe remotamente, enquanto outra quantia de pessoas opera dentro do escritório, é possível utilizar as duas tecnologias para acompanhar a jornada de trabalho de todos os colaboradores. 

Fazendo a integração entre as duas ferramentas, o tratamento do ponto ao final do mês é facilitado, pois é possível encontrar todos os dados em um só lugar.

Para utilizar o sistema de controle de ponto da Pontomais integrado ao seu relógio de ponto biométrico, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Verifique se o modelo de relógio de ponto biométrico utilizado na sua empresa se encontra nesta lista;

  2. Caso a marca do seu aparelho não esteja na lista, basta entrar em contato com os nossos especialistas através do suporte. Em geral, nosso sistema faz integração com todos os relógios de ponto biométricos com AFD no formato padrão do MTE;

  3. Seu modelo é compatível com o nosso sistema? Então vamos começar. Faça login em nosso sistema e acesse: Configurações > Relógios Ponto >  Ícone “+ Novo relógio ponto":


configurar relógio ponto - Pontomais
  1. Configure o relógio de acordo com as indicações do seu fabricante;


  1. Faça o download do software de coleta, o grande responsável por realizar a integração. Para isso, acesse: Configurações > Relógios Ponto > “Baixar software de coleta”:


software de coleta - Pontomais


  1. Para informar a sua empresa para o software de coleta de dados, basta configurar o token em Configurações > Token da Conta:


token da conta | Pontomais


  1. Copie o token e cole no campo “Token” dentro do programa de coleta;

  2. Depois, clique em Driver > Iniciar Serviço e aguardar 10 segundos até o programa identificar sua empresa;

  3. Depois, habilite o seu relógio de ponto e aguarde 3 minutos até que o campo NSR saia de 0.


Pronto! O seu relógio de ponto biométrico está configurado corretamente e o tratamento de ponto mensal dos colaboradores pode ser realizado com praticidade pelo sistema da Pontomais.

Viu como é fácil usar a tecnologia como aliada no dia a dia do seu RH? 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Controle de Ponto Remoto: Um Novo Modo de Trabalhar

O home office é uma realidade à qual muitas empresas tiveram de se adaptar. Por isso, acesse o blog da Pontomais e conheça as vantagens do controle de ponto remoto!

Ler mais

Como Escolher o Melhor App de Controle de Ponto para a Sua Empresa?

Você sabe qual o melhor app de controle de ponto para a sua empresa? Acesse o blog da Pontomais e veja dicas de como escolher a melhor ferramenta para fazer a gestão de jornada da sua empresa de modo prático, seguro e com o auxílio da tecnologia.

Ler mais

Pontomais Está Entre as 10 HR Techs para Ficar de Olho nos Próximos Anos

As HR Techs são as startups de RH, ou seja, empresas voltadas à inovação e tecnologia para o mundo dos Recursos Humanos e do Departamento Pessoal. De acordo com pesquisa da Distrito, a Pontomais está entre as 5 empresas para ficar de olho nos próximos anos.

Ler mais

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(