Voltar ao Blog
Reduzir horas extras

Como criar um plano de ação para reduzir horas extras na empresa?

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora

Trabalhar além do horário não é uma prática tão incomum quanto parece. Urgências que surgem durante a rotina de trabalho ou acúmulo de tarefas podem fazer com que uma pessoa trabalhe mais do que o previsto. Porém, essas esticadas tendem a ser remuneradas e, por isso, as empresas devem buscar jeitos de reduzir horas extras.Isso não apenas vai contribuir para a redução nos custos, mas também permitirá um importante ganho de eficiência e produtividade. Veja a seguir como elaborar um plano de ação para conseguir essa redução e entenda mais!

Olhe para a execução das atividades

Será que as tarefas executadas no trabalho são feitas da melhor maneira possível? Ou existe algum jeito de romper com etapas burocráticas e tornar tudo mais fácil?Se você não sabe responder a essa pergunta com exatidão, então é hora de avaliar minuciosamente o que tem sido executado atualmente no ambiente organizacional.Compreenda, por exemplo, como é o fluxo de trabalho das pessoas que mais fazem horas extras. Talvez elas estejam sobrecarregadas ou, apenas, utilizando o próprio potencial da maneira incorreta.A partir dessa análise, dá para identificar o que pode ser melhorado — como a automação de certas etapas— de modo a reduzir horas extras.

Estimule o trabalho dentro do horário para reduzir horas extras

É comum que a ideia de trabalhar além do horário esteja associada à produtividade. Afinal, quem trabalha mais tempo se dedica mais à empresa, certo? A verdade é que não é bem assim, e os colaboradores precisam saber disso.Mais importante do que o tempo trabalhado é a qualidade da atividade. Então, é melhor ter uma equipe eficiente que termina tudo no horário do que ter uma que se estende até demais.Garanta que os profissionais saibam disso e estimule que o trabalho não extrapole o horário, exceto quando for realmente necessário.Dependendo do caso, dá até para tomar medidas mais drásticas, como programar o desligamento de equipamentos depois de determinado horário — mas tudo precisa ser conversado previamente.

Teste gratis pontomais 2019

Monte um banco de horas

Mesmo com todos os esforços, não tem jeito: eventualmente, as horas extras vão acontecer. Para evitar que todas elas se convertam em custos elevados para o negócio, uma excelente estratégia é montar um banco de horas.Basicamente, ele serve para registrar o tempo a mais fora do horário de cada colaborador, fazendo com que elas se acumulem — como se fosse uma poupança, em que o tempo é a moeda corrente.Assim, de acordo com esses “créditos”, o funcionário recebe folgas a mais ou maior flexibilidade de horário. É o caso do colaborador que acumulou 10 horas extras e recebe folga ou do que tem 2 horas e pode sair mais cedo em uma sexta-feira.Respeitando os acordos com sindicatos e questões da legislação, a tendência é reduzir horas extras de uma forma eficiente.

Utilize um software de gestão de ponto

Porém, nada disso é possível sem que você dimensione efetivamente quanto tempo a mais as pessoas têm trabalhado. Por isso, o ideal é utilizar um software voltado para a gestão de ponto como o Pontomais.Ele garante o registro automático e confiável de todo o tempo trabalhado, permitindo que fique de olho na jornada de trabalho. Isso evita aquele mar de papelada para a conferência de horários e permite, também, a análise de indicadores.Assim, você ficará sabendo qual é o setor que mais faz horas extras, qual é a efetividade das ações de redução e o que ainda precisa ser feito. Para completar, os colaboradores terão mais confiança nos registros, facilitando a comunicação e o relacionamento.Com essas dicas colocadas em prática, você vai conseguir montar um eficiente plano para reduzir horas extras. Além de contribuir para que a empresa tenha que pagar menos, toda a equipe se tornará mais produtiva.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...