Voltar ao Blog
colaborador

Quando começar a fazer o controle de ponto dos funcionários?

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

.Controlar a jornada de trabalho é umas das formas de medir o desempenho e a produtividade coletiva e individual de cada colaborador, sabendo ao certo a hora de entrada e saída do funcionário, bem como se houve atrasos ou se o empregado fez horas extras.Por muito tempo, o famoso “livro ponto” desempenhou um importante papel de marcação e controle das horas trabalhadas. O registro manual deixa "brecha" tanto para manipulações do empregador quanto para a tentativa de fraude por parte de funcionários.É aí que surge o controle de ponto do trabalhador. Uma das principais e mais eficientes ferramentas que disciplina e torna mais transparente a relação entre empregado e empregador.No post de hoje, veremos a importância de aderir ao controle de ponto e quais são as principais opções de registro. Continue a leitura!

Importância de fazer o controle de ponto

Para os estabelecimentos que contam com mais de 10 funcionários, é obrigatória a anotação da hora de entrada e saída. Seja utilizando meios manuais, mecânicos ou eletrônicos.Mas muito além de uma obrigatoriedade, a adoção do registro de ponto passa a ser um importante instrumento de segurança da empresa e de seus colaboradores.Jornada diária de trabalho, horário de entrada e saída, férias, horas extras, faltas, atrasos podem ser comprovados com o controle de ponto. Seja em caso de dúvidas, pagamentos ou em reclamações trabalhistas.Mesmo para empresas em que a adoção do controle de ponto é facultativa, seu uso é indispensável. Com isso, a relação de trabalho passa a ser mais transparente, refletindo com exatidão quantas horas o funcionário tem direito a receber ao final do mês e quantas dessas são horas extras.

Pontomais 2019

Qual o melhor tipo de controle de ponto para minha empresa?

Depende. Existem inúmeras opções no mercado e cada uma oferece vantagens e desvantagens que devem ser analisadas de acordo com as necessidades da empresa. Entre as principais opções, se destacam:

Registro de ponto manual

O próprio colaborador realiza, manualmente, o registro do horário de entrada e saída da jornada de trabalho no chamado “livro ponto”.

Registro de ponto mecânico

O registro acontece por meio de relógio ponto cartográfico, ou seja, o colaborador insere o cartão no leitor de o relógio imprime o dia e o horário da marcação.

Registro de ponto eletrônico

Com o registro eletrônico, empresas têm a oportunidade de adotarem sistemas alternativos de ponto. Além do relógio eletrônico, como a marcação de ponto via smartphone, tablet ou computador. Assim, o funcionário se identifica e as informações são repassadas diretamente para um software de tratamento de ponto.Com essas novas opções de marcação, a rotina do departamento de recursos humanos passou a ser otimizada, facilitando os processos e evitando erros manuais na contabilização e elaboração da folha de pagamento.Para empresas que trabalham com equipes na área externa e que não têm como controlar os horários, o uso de dispositivos móveis para o registro do horário de trabalho é a melhor alternativa. Saber a rotina do empregado e ainda estar de acordo com as normas trabalhistas.

Adoção de banco de horas ou pagamento de horas extras?

Em alguns setores, o uso de banco de horas é homologado pelo sindicato da classe por meio de acordo coletivo. Nesse caso, as horas que excedem a jornada diária de trabalho são somadas e compensadas posteriormente, seja em um dia de descanso ou com a redução do horário de um (ou mais) dias de trabalho.Já em outros casos, o pagamento de horas extras é uma obrigatoriedade. Assim, o empregador remunerar o funcionário de acordo com as horas trabalhadas a mais. Podendo ser de 100% a mais do que a hora de trabalho na jornada comum ― no caso de feriados, por exemplo ― ou de 50% nos dias de semana.Com o controle de ponto, o empregador evita questionamentos futuros, reclamatórias trabalhistas ou multas. E o empregado passa a saber exatamente o quanto tem de horas extras trabalhadas. É possível verificar também se há a possibilidade de ser remunerado com horas extras ou tirar as horas excedentes em dias de folga.Siga-nos no Facebook, LinkedIn ou Google+ e receba todas as nossas novidades!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...