Voltar ao Blog
qualidade de via no trabalho

Entenda a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho!

Máquinas não são pessoas. Nunca chegarão a ser na plenitude de sentimentos e anseios. Dependemos de pessoas, sua capacidade de escolher o caminho pelo raciocínio ímpar e pessoal.Plantas crescem em ambientes propícios com ventilação, água e alimentos adequados para seu bem-estar. Por que, então, pensar que pessoas não precisam dessa qualidade de vida no trabalho?Pessoas felizes produzem mais e melhor. As organizações que entenderam que seres humanos não podem ser tratadas como máquinas evoluíram e avançaram no tempo e espaço. É a odisseia da produtividade constante, das empresas que conseguem reter seus talentos e não precisam ficar digladiando em busca de bons profissionais.Mas será que preciso seguir o exemplo de empresas de tecnologia e criar ambientes de jogos de videogame, com almofadas enormes, espaço de jogos e descanso para ter os melhores talentos e maior produtividade?Sim e não. A resposta a essa pergunta dependerá de saber qual o ambiente de trabalho mais propício à produtividade na sua empresa. Então, vejamos alguns pontos para entender melhor a importância da qualidade de vida no trabalho:

Estímulo à produtividade

O que faz seus colaboradores produzirem mais e melhor? Qual a natureza do trabalho de seus colaboradores? Se for um trabalho de criação, marketing, conteúdo para web, a criatividade deve ser estimulada. A mente deve encontrar um ambiente confortável e tranquilo, que possibilite “pensar fora da caixa”.Se for uma empresa cuja atividade principal seja a de vendas, o ambiente deve motivar a persistência, o fazer diferente, criar empatia, entender diferentes pontos de vista e abrir a mente para o novo e para diferentes modos de pensar.Já em um ambiente onde a mensuração e controle dos números e resultados são o principal objetivo, o ambiente deve provocar a concentração, o descanso mental temporário, buscando aliviar a mente do estresse causado pelas longas horas de concentração em planilhas, relatórios e balanços. Começou a entender a importância de seu ambiente de trabalho?

Capacitação para contingências

Pessoas autogeridas encontram soluções eficazes de forma mais fácil. Para que isso aconteça, a mente deve estar liberada de pequenas exigências que apenas limitam o raciocínio, engessando seu colaborador e evitando que pense em assuntos mais importantes e produtivos para sua empresa.Gerar colaboradores com capacidade de autogestão é um ótimo começo para criar “geradores de soluções”, que estarão prontos a cooperar trazendo soluções e sugestões de aumento de produtividade, rentabilidade, redução de custos e otimização de riquezas.Embotar a mente de seus colaboradores por meio de exigências que apenas os submetem a controles sem objetividade é dizer que eles não precisam fazer nada além de suas atribuições presentes em sua descrição de cargos. Cuidado, pois você pode estar tratando seus recursos humanos como máquinas!

Teste gratis pontomais 2019

Canais de comunicação

Saber ouvir seus colaboradores demonstra, além de respeito, uma clara mensagem de que você se importa com o que eles pensam e que sua empresa os valoriza como indivíduos capazes de contribuir para a organização.Recursos humanos não gostam de ser tratados como máquinas ou meramente números. Portanto, se você quer resultados que apenas números não conseguem proporcionar, ouça as pessoas.É impressionante como podemos nos surpreender quando começamos a ouvir opiniões e diferentes pontos de vista. Sua empresa alçará voos nunca antes sonhados, a jornada de trabalho deixará de ser pesada e estressante e sua equipe demonstrará prazer em trabalhar em sua empresa, especialmente para seus clientes.Ora, se até o clima interfere na performance dos colaboradores, quanto mais o clima organizacional poderá fomentar ou coibir a produtividade de seus empregados?Comece a ouvir seus colaboradores, suas expectativas, sugestões e reclamações. Sim, melhor ouvir reclamações diretamente da fonte que fomentar uma rede de intrigas e fofocas dentro de sua empresa. Traga seus empregados para o mesmo lado que você: o lado da produtividade e incremento de resultados. Felizmente, este é um caminho sem volta.

Benefícios da qualidade de vida no trabalho

Como se viu, a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho transparece nas diversas iniciativas que podem ser tomadas na empresa para sua construção. As vantagens são para todos na empresa e extensível aos familiares.Nesse sentido, vale destacar os principais benefícios que podem ser alcançados quando a qualidade de vida é parte do foco dos negócios.

Estímulo à criatividade

A criatividade dos colaboradores é uma das características responsáveis pela capacidade de gerar propostas de melhorias contínuas. Do mesmo modo, é a chave para as soluções necessárias em situações de demanda contingencial, por exemplo.No entanto, para fazer crescer a criatividade é necessário um bom ambiente de trabalho. Assim, o cuidado com a qualidade de vida pode proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento da capacidade criativa dos colaboradores.

Alinhamento com os valores da empresa

Os valores de uma empresa estão consolidados em sua missão e sua visão de futuro. Mas, sua interiorização deve alcançar todos e não apenas a alta direção.Quando a qualidade de vida ganha importância no ambiente de trabalho o alinhamento dos colaboradores com os valores da empresa é estimulado. Começa a surgir maior afinidade com esses valores.

Incremento na efetividade das lideranças

A melhoria na qualidade de vida estimula as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Desse modo, proporciona o desenvolvimento de um campo fértil para o aprimoramento das lideranças no trato com as equipes.Por sua vez, os líderes precisam afinar sua abordagem de modo a consolidar a importância da qualidade de vida no trabalho. Isso significa, antes de tudo, afastar-se de rusgas passadas e afinar as relações com base na harmonia de objetivos comuns.

Redução do número de acidentes de trabalho

A sensação de estar em um ambiente de trabalho melhor e mais saudável fortalece a autoestima. Em razão desse estímulo, surgem reflexos nos cuidados com a saúde e segurança do trabalho, que se tornam mais intensos.Isso é possível porque, ao investir em qualidade de vida, a própria empresa também assume aqueles cuidados como parte de seus valores.

Redução de doenças ocupacionais

Pelo mesmo motivo apontado para a redução dos acidentes, também as doenças ocupacionais diminuem em um ambiente melhor. Nesse sentido, sabe-se que muitas doenças resultam de descuidos, assim como de condições emocionais desastrosas acumuladas ao longo dos anos.

Redução do absenteísmo

A insatisfação dos colaboradores com as condições do ambiente de trabalho é o maior responsável pelas ausências observadas. Ao primar pelos cuidados com uma vida melhor no trabalho, a empresa quebra o ciclo de relações negativas valorizando o colaborador e reduzindo o absenteísmo.

Redução do turnover

Uma empresa que não leva em consideração a importância da qualidade de vida no trabalho tem um bom motivo para apresentar maior rotatividade de pessoal. Afinal, se o colaborador puder ir para um lugar melhor, por que não?Ao contrário, valorizar o ambiente laboral é uma das importantes razões de permanência na empresa. O efeito qualidade de vida é muito forte.

Melhoria no desempenho e na produtividade

Todos os benefícios apontados anteriormente conduzem a uma melhoria no desempenho dos colaboradores e estimulam o crescimento da produtividade. A experiência demonstra que colaboradores mais felizes produzem muito mais e melhor.Você viu, portanto, que a importância da qualidade de vida no trabalho deve ser considerada com especial atenção, sobretudo pelos benefícios que traz para todos na empresa.Se você gostou deste post ou tem alguma experiência com o tema abordado, deixe o seu comentário. Ele será de grande valia para outros que também buscam aprimoramento na gestão de seus negócios.

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...