Voltar ao Blog
feedback pontomais 2019

Qual a importância do feedback no dia a dia da sua empresa?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Você conhece a verdadeira importância do feedback? A gente sabe que a maioria das empresas usa essa palavra para tudo, mas que no final das contas ela acaba sendo só mais uma tarefa chata, burocrática e sem sentido. É assim na sua empresa também?Isso não está certo. O feedback é o meio que você tem para entrar em contato com sua equipe, parabenizar as ações positivas e chamar a atenção para tudo que pode ser melhorado. Ele é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas.Sabemos que é um pouco difícil acreditar nisso, já que ele não é usado como deveria ser. Por isso, neste texto explicamos a importância do feedback e apresentamos algumas dicas para você aplicá-lo de verdade na sua empresa. Confira!

Qual é a importância do feedback?

Em primeiro lugar, o feedback é uma ferramenta que facilita o seu contato com toda a equipe. Ele tem objetivos muito bem definidos e precisa sempre ser usado de forma estratégia. Ou seja, o feedback deve ajudar você e sua equipe a melhorarem as entregas — principalmente quando as pessoas têm mais autonomia.Dessa forma, essa conversa mais “formal” entre líderes e liderados permite a discussão de tópicos que não costumam ser abordados em outras conversas. Nela você pode criticar as entregas que foram feitas, dar dicas de aperfeiçoamento e até explicar para a pessoa o que pode acontecer se ela continuar trabalhando como está.Logo, o feedback é um regulador do ambiente de trabalho. Ele serve de termômetro para mostrar à sua equipe se suas ações estão adequadas ou inadequadas com relação ao que a empresa espera.

Teste pontomais 2019

Quais são as melhores práticas para dar feedback?

Apesar de o feedback ser essa ferramenta incrível, colocá-lo em prática não é tão simples. Para que você tenha sucesso nessa conversa é preciso, primeiramente, respeitar algumas regrinhas. A seguir falamos sobre elas. Acompanhe!

Contextualize o motivo do feedback

Quando você for oferecer um feedback a alguém, a primeira coisa a fazer é explicar o motivo da conversa. Isso ajuda a orientar a pessoa, evita desentendimentos e a conversa flui com mais naturalidade — além de reduzir a ansiedade da outra pessoa.

Seja claro e objetivo

Tente falar o mínimo possível durante o feedback. Foque nos comportamentos importantes e sempre fale de maneira clara. Quanto mais direto você for, menores serão as chances da outra pessoa não entender alguma coisa.

Seja sincero

Ser sincero durante o feedback é um grande desafio. Não é fácil falar para alguém que a pessoa está indo mal, mas é necessário. Isso é um favor que você faz para sua equipe. Mentir ou amenizar apenas causa uma falsa sensação de segurança e não muda, em nada, os erros que estão acontecendo.

Reserve um espaço para escutar

Mesmo que tenha sido você a convidar a pessoa para a conversa, lembre-se de que seu colaborador também tem ideias e pontos de vista. Deixe que ele fale. Caso ele aponte um problema, pergunte pela solução. Caso reclame, pergunte sobre o que poderia ser feito para a resolução desse problema.Essa regra tem uma importância especial em casos de equipes com mais autonomia. Como as pessoas ficam mais livres para trabalhar é comum que novas ideias apareçam. Então, fique atento!

Não demore para falar

Você precisa falar com os colaboradores constantemente para que seu feedback seja eficiente. Se algo aconteceu, seja bom ou ruim, converse logo com a pessoa. Quanto mais tempo passar menores serão os efeitos do feedback e pior será a aceitação da pessoa envolvida — mesmo que seja para elogiá-la.Se você respeitar essas regras, temos certeza que em poucos meses começará a perceber a importância do feedback para sua empresa. Mesmo duvidando da utilidade dessa ferramenta, faça um teste e veja o que acontece. No final das contas, você não tem nada a perder, não é mesmo?Como sabemos que gerenciar pessoas vai muito além de apenas dar feedback, separamos mais uma dica para você. Leia nosso texto sobre como gerenciar conflitos dentro da empresa e aprenda seis dicas que vão lhe ajudar bastante.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui