Voltar ao Blog
Qual a importância do controle de frequência de colaboradores em uma PME? pontomais 2019

Qual a importância do controle de frequência de colaboradores em uma PME?

O controle de frequência de colaboradores é fundamental para uma PME. Descuidar dessa tarefa ocasiona problemas legais com o Ministério do Trabalho ou, ainda, a falta de cumprimento adequado das rotinas de trabalho.Quer evitar problemas como esse para sua empresa? Preparamos este texto especialmente para lhe explicar a importância de gerenciar a jornada dos trabalhadores e como incorporá-la em seus negócios. Leia a seguir!

Qual é a importância de realizar o controle de frequência?

A empresa depende da dedicação de seus funcionários para operar. Afinal, a equipe é responsável por dar andamento às tarefas e manter as rotinas do negócio em dia. Por isso, é preciso verificar de perto se a frequência dos colaboradores está acontecendo com a responsabilidade necessária. Quer entender mais? Leia a seguir!

Adequação à legislação

Uma obrigação básica de qualquer empresa é seguir a legislação trabalhista ao lidar com os seus funcionários. Por isso, é preciso atender ao Código da Legislação Trabalhista (CLT), que determina os períodos máximos de trabalho, pagamento de horas extras etc.Por isso, a organização deve ter na ponta do lápis todas essas informações. Deixar de gerenciar o cumprimento do expediente resulta em pagamentos de horas errados, extrapolação dos limites de jornada permitida e falta de comprovantes de que a empresa opera dentro dos regulamentos. Assim, para atender adequadamente às exigências e poder demonstrá-las, seu negócio precisa realizar um controle pontual.

Teste pontomais 2019

Menor risco de fraudes

Existem muitas atitudes de má-fé no mercado corporativo. Nas empresas, alguns ainda têm o hábito de tentar burlar os horários de trabalho, prejudicando financeiramente o empreendimento.Existem colaboradores que alteram o registro das horas, para aumentá-las e se beneficiar, ou que nem comparecem ao local e solicitam que um companheiro de equipe marque sua presença.O único modo de evitar as graves consequências dessas práticas para sua empresa é com a aquisição de um sistema eficiente de controle da frequência, que não permita fraudes e alterações.

Como a tecnologia facilita o controle de frequência de colaboradores?

A boa notícia é que tecnologia disponibiliza ferramentas para gerir a frequência de colaboradores com facilidade e sem erros. O ponto eletrônico contabiliza os períodos trabalhados com precisão, sem permitir qualquer adulteração. Mesmo que seja praticada a jornada externa, o funcionário pode registrar sua jornada, por meio dos dispositivos eletrônicos.Todos os registros ficam salvos digitalmente, o que oferece uma administração facilitada e proporciona a administração pontual dos dados gerados. Os sistemas mais completos oferecem indicadores que convertem as informações em resultados úteis para a gestão.Dessa forma, a empresa pode identificar funcionários que estão sendo irresponsáveis com a rotina, aqueles que estão fazendo mais horas extras que o permitido e, a partir daí, tomar as providências cabíveis.O controle de frequência de colaboradores em uma PME é essencial para garantir que o trabalho esteja sendo realizado adequadamente. Além disso, é o fator crucial de uma empresa que cumpre corretamente com as leis trabalhistas. Invista nessa atividade e evite malefícios legais e financeiros para sua empresa!Este artigo lhe mostrou que a falta de eficiência na realização do controle de frequência pode prejudicar a empresa. Então, gostaria de contar com uma ferramenta para otimizar essa tarefa? Entre em contato conosco, pois temos um sistema de ponto online que será a solução para seus problemas.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!