Voltar ao Blog
recrutamento-2019-pontomais

Saiba como criar um programa de recrutamento e seleção eficiente

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Saber otimizar o processo de recrutamento e seleção de talentos é o primeiro passo para construir equipes de alto desempenho e atingir os objetivos definidos pela empresa. Todavia, muitos gestores ainda têm dificuldades com o assunto.São muitas as etapas necessárias para uma boa contratação. É preciso, por exemplo, criar uma descrição do cargo, atrair talentos, fazer uma boa triagem e aplicar diversas técnicas de seleção. Dessa forma, é possível identificar, selecionar e integrar a pessoa certa.Neste post, veja algumas dicas para criar um programa de recrutamento e seleção eficiente. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Faça uma boa descrição do cargo

A descrição do cargo é a base para o sucesso da seleção. Ela define o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (tecnicamente conhecido como CHA) que o cargo demanda — e aquele que vier a ocupá-lo deve tê-los. Assim, é possível ter alinhamento melhor.Para fazer uma boa descrição, no entanto, é preciso ter a ajuda do superior imediato da área. Solicite que ele faça uma pequena descrição dos CHA necessários. Depois, transforme isso em uma definição clara, objetiva e atraente.

Teste gratis pontomais 2019

Recrute talentos para a seleção

O segundo passo é atrair talentos, ou melhor, recrutá-los para o processo seletivo. Para tanto, é importante encontrar os canais certos de comunicação, como redes sociais, páginas de carreira, sites de emprego, agências e headhunters.O meio de recrutamento ideal varia de acordo com o perfil dos candidatos. Para profissionais de nível executivo, como um Chief Technology Officer - CTO, é interessante contratar um headhunter. Se o cargo for de analista, as redes sociais e as páginas de emprego são suficientes.

Realize uma triagem cuidadosa

É aqui que o processo de seleção realmente começa e é onde os diversos currículos recebidos serão analisados e filtrados. O intuito é manter apenas os candidatos realmente competentes, que tenham afinidade com o cargo e a equipe de trabalho.Não há segredos: basta executar um bom cruzamento entre as as informações contidas no currículo com a descrição do cargo feita inicialmente. Atualmente, existem sistemas que executam essa tarefa de forma automatizada, sem necessidade de interferência humana, o que torna o processo mais fluido.

Estruture boas dinâmicas e entrevistas

A seleção demanda uma série de atividades com o intuito de encontrar o candidato ideal para o cargo. Para isso, uma série de entrevistas, dinâmicas e testes devem ser aplicados. É importante optar por dinâmicas criativas, fora do lugar-comum.O objetivo não é ver quem ganha ou perde, mas entender o perfil de cada candidato como integrante de um grupo. Alguns serão planejadores, outros interlocutores e outros líderes.A entrevista, por sua vez, é considerada a etapa mais importante. Nesse momento, é possível tirar as principais dúvidas e avaliar se o candidato tem o perfil adequado. Para preparar uma boa entrevista, é preciso formular as perguntas com antecedência.Agora você já está por dentro do assunto! Com um programa de recrutamento e seleção eficiente, é possível garantir que os melhores venham a fazer parte da equipe. No final, todo o negócio sai beneficiado e se torna mais competitivo no mercado.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui