Voltar ao Blog
profissional 4.0

Profissional 4.0: como é o profissional do futuro?

Elizangela Goncalves
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O mundo muda, se reinventa, moderniza e expande conceitos o tempo todo. A nova Revolução Industrial, hoje é chamada de indústria 4.0, que utiliza conceitos em inteligência artificial, big data, armazenamento em nuvens, robótica e outras ferramentas oriundas da tecnologia, que exigem um novo comportamento por parte dos profissionais. É preciso, portanto, transformar-se em um profissional 4.0 para fazer parte desse contexto.

Uma vez que o trabalho foi totalmente afetado pela tecnologia, é preciso mão de obra qualificada para lidar com essa realidade. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a nova postura exigida pelo mercado.

O conceito de profissional 4.0

O conceito de profissional 4.0 está intimamente relacionado a indústria 4.0. A nova Revolução Industrial é um marco na forma como a sociedade se relaciona — seja no trabalho ou até mesmo na vida pessoal — por isso, os profissionais precisam se adequar a essa nova realidade.

O mercado de trabalho não não tem mais como principal foco ou habilidade o desempenho de funções repetitivas. Na realidade, as máquinas são utilizadas como apoio para soluções personalizadas, eficientes e criativas.Independentemente da área de atuação, as inovações devem promover maior eficiência aos processos, garantindo aos negócios uma fatia maior de participação no mercado e mudando as técnicas de gestão.

Por isso, esses profissionais tendem a ser mais produtivos, optam por automatização de tarefas burocráticas e operacionais, além de agirem com mais eficácia em posições de liderança.

A importância da análise de dados

Um dos destaques da nova indústria é o Big Data, tecnologia que permite a coleta de um elevado número de informações a partir de diversas fontes. Essa ferramenta é fundamental para os processos de tomada de decisão.

Sendo assim, é fundamental que esse profissional seja capaz de analisar os dados disponibilizados, definindo de maneira eficiente o melhor direcionamento para as estratégias da organização.

11 Ferramentas online para gerenciar sua empresa

Características do profissional 4.0

A flexibilidade é uma das características mais marcantes desse novo profissional. O domínio de novas tecnologias, competências emocionais e formação multidisciplinar fazem parte do conjunto de aptidões fundamentais para se adequarem a esse novo mercado.

Profissionais atentos a essas mudanças estão preparados para atender as novas demandas, acompanhando as mudanças com agilidade e sem interferir na qualidade do seu trabalho. Além de dominarem a tecnologia, têm capacidade para trabalhar em ambientes colaborativos.

Como as profissões do futuro exigem conhecimento, técnica e criatividade para trabalhar com a tecnologia e propor a solução de problemas nas mais diferentes áreas, é preciso se manter atualizado para não ficar para trás.

Isso faz com que a contratação do profissional 4.0 seja extremamente benéfica para a empresa, uma vez que esse indivíduo vai buscar por capacitação contínua e, assim, almejar destaque em um mercado essencialmente competitivo.

Os novos rumos do mercado de trabalho fazem com que tecnologia, cultura, liderança, cooperação e habilidades andem de mãos dadas. O profissional 4.0 é tudo o que sua empresa precisa para acompanhar essa evolução. Invista!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Ponto Digital Cresce 20% com o Aumento do Home Office

O ponto digital é uma ótima saída para empresas que operam em home office. Por conta da pandemia do COVID 19, o percentual de companhias que optam por essa modalidade de trabalho e utilizam o ponto digital subiu em 20%. Por isso, conheça mais sobre o ponto digital.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui