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Problemas com o ponto eletrônico: quais são e como corrigir

Silvana Fernandes
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Segundo a Portaria nº 1.510/2009, todas as empresas que tenham mais de 10 colaboradores precisam adotar o registro de ponto.

Mas, mesmo não sendo obrigatório para algumas, ter um tipo de registro — seja ele manual, eletrônico ou mecânico — é muito importante para controlar a jornada de trabalho dos colaboradores.

A tecnologia da marcação automática facilita a vida de todo mundo, pois deixa o processo mais transparente e ajuda a acompanhar as informações.

Bom, mas como tudo está sujeito a imprevistos, nesse caso não seria diferente! No dia a dia, podem surgir situações para atrapalhar o registro do ponto, e nem sempre é simples encontrar uma solução.

Então, veja como corrigir problemas com o ponto eletrônico e saiba quais as principais falhas que podem surgir. Acompanhe!

Falta de papel

Uma das exigências da marcação de ponto é emitir um comprovante para o funcionário. Cada vez que ele faz o registro, a máquina emite um ticket. Ali, devem estar as informações mais importantes da jornada, como:

Qualquer probleminha — um esquecimento, uma falha no equipamento ou até a falta de papel para imprimir o ticket — e essa comprovação vai por água abaixo. Por isso, é importante que o colaborador e os gestores fiquem de olho e já avisem o responsável, assim que notarem qualquer falha.

Se você der uma olhada na Portaria de que falamos no primeiro parágrafo, vai ver que lá constam os requisitos que o relógio deve ter. Um deles, por exemplo, é possuir uma bobina de papel que seja usada somente no equipamento. Além disso, o tipo de papel precisa garantir que o comprovante dure, pelo menos, 5 anos.

Sabe aqueles papeis emitidos pelos caixas eletrônicos quando você tira um extrato? Ou até as notas fiscais que saem do caixa na hora da compra? Eles apagam rapidinho, certo? Então, não servem para registrar o ponto.

indicadores de desempenho para RH

Ajuste de horário

Um outro ponto que precisa de atenção é a questão de horários modificados. É papel do gestor manter esse controle funcionando de forma bem eficiente. Ele precisa ficar de olho sempre que precisar ajustar os horários do relógio — como no horário de verão, por exemplo!

O certo é que o colaborador marque seu ponto exatamente no horário em que trabalhou, sem precisar de qualquer acerto em off.

Falta de energia

Sempre pode acontecer de a energia cair, não é mesmo? Quem está livre disso? Nessa situação, o ponto fica interrompido temporariamente, e é preciso buscar alguma saída para ninguém deixar de marcar seu horário!

Uma saída bem comum é fazer o registro manual (ou mecânico) e, depois, mandar essas informações para o software, com a explicação do porquê. E, nesses casos, lembre-se que a empresa precisa deixar os registros manuais arquivos também, ok?

Leitura de digital

Os equipamentos mais modernos, que têm leitor biométrico, podem ter uma falha a mais: algumas vezes, eles não reconhecem a impressão digital. Às vezes, isso acontece por características físicas do colaborador, mesmo. Pessoas com a pele muito seca, úmida ou oleosa podem ter mais dificuldades na marcação.

E tem gente que não tem impressão digital — já ouviu falar de adermatoglifia? É isso mesmo! — e outras pessoas que trabalharam com atividades que desgastaram as suas impressões.

A pergunta que não quer calar é: como lidar?

Algumas medidas simples podem ser tomadas no dia a dia, como:

Esperamos que você tenha entendido como corrigir problemas com o ponto eletrônico e que este conteúdo seja útil para sua empresa.

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