Voltar ao Blog
ponto facultativo

Ponto Facultativo: Você Sabe Como Funciona?

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

É muito comum confundir os feriados obrigatórios e o ponto facultativo. Porém, é de suma importante que o RH e os gestores de uma empresa saibam as diferenças entre eles e compreendam as regras do ponto facultativo para manter a companhia em dia com a legislação trabalhista.

Por isso, criamos esse artigo completo sobre a diferença entre feriado obrigatório e ponto facultativo, as regras para o ponto facultativo e mais.

Vem com a gente.

Qual a Diferença entre Feriado e Ponto Facultativo?

Antes de saber todas as regras e o que é o ponto facultativo, é importante compreender que os feriados obrigatórios garantem folga remunerada para os colaboradores em razão de uma ordenação jurídica. 

Em casos onde o colaborador precisa trabalhar no feriado, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) estabelece algumas regras:

Por outro lado, o ponto facultativo ocorre quando não há a obrigatoriedade jurídica de conceder folga remunerada aos colaboradores em determinada data. 

O Que é Ponto Facultativo?

O termo ponto facultativo é utilizado para definir datas onde a empresa pode optar por conceder ou não a folga para os colaboradores. Nesses casos, não há nenhuma obrigatoriedade jurídica de que a companhia deva fechar ou dispensar os funcionários. 

Portanto, quando o empregador decide que a empresa irá operar normalmente nas datas estabelecidas como ponto facultativo, não há a necessidade de fornecer remuneração em dobro ou folgas compensatórias aos funcionários.

Essas datas são definidas anualmente através de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU). Alguns exemplos de datas que comumente entram como ponto facultativo no DOU são:

O Colaborador Pode Trabalhar em Ponto Facultativo?

Sim!

Como mencionado anteriormente, cabe à empresa decidir em quais feriados de ponto facultativo irá operar. 

Companhias que buscam pelo diálogo com gestores e colaboradores podem optar por algumas outras saídas para definir quais pontos facultativos serão considerados como folga:

Como Funciona o Feriado de Ponto Facultativo em Órgãos Públicos?

Para os servidores públicos, a regra do feriado facultativo é um pouco diferente. No geral, todos são considerados como feriados comuns, onde não há a necessidade de controle de ponto. 

Ou seja: os trabalhadores dos órgãos públicos não precisam se preocupar se vai haver ou não expediente nos feriados tidos como facultativos. Esse acordo e análise é feito somente nas empresas do setor privado.

Ponto Facultativo no Banco de Horas

Empresas que usam banco de horas podem optar por um acordo com os gestores e colaboradores para os feriados que são facultativos. 

Ao observar que determinadas equipes possuem muitas horas positivas em seu banco, podem solicitar com o gestor que verifique o interesse daquele time de tirar algumas dessas horas em feriados facultativos, por exemplo.

Essa é uma maneira de compensar o excesso de jornada e garantir que os seus colaboradores mantenham uma boa qualidade de vida. Em casos onde a empresa decide por abonar as horas em datas facultativas, nenhuma alteração deve ser feita ao banco de horas.

Como o Controle de Ponto Online Auxilia em casos de Feriados e Ponto Facultativo?

O controle de ponto online é uma ferramenta que auxilia na gestão de jornada e no controle de ponto dos colaboradores de uma empresa. Essa ferramenta facilita o trabalho de setores como Departamento Pessoal e Recursos Humanos, por exemplo. 

Porém, é importante lembrar que o controle de ponto digital também auxilia empreendedores e gestores. Mesmo empresas pequenas podem se beneficiar com os seus benefícios, pois todo empresário deve estar atento à jornada de seus funcionários.

Para os gestores, a ferramenta de ponto online auxilia na gestão do time, pois é possível verificar a jornada de todos os colaboradores em apenas alguns cliques. Isso não é diferente em casos de feriados, sejam eles obrigatórios ou não.

No caso do ponto facultativo, basta configurar o sistema de acordo com as preferências da empresa. Caso os colaboradores sejam convocados a trabalhar, o controle de ponto deve funcionar normalmente naquele dia. 

Para os feriados, o ponto online gera muito mais praticidade. Sistemas como o da Pontomais permitem que as variáveis de feriado sejam aplicadas manualmente, em massa ou para cada colaborador, equipe ou departamento. 

Além disso, o sistema vem com feriados nacionais obrigatórios previamente cadastrados - o que pode ser uma mão na roda na hora de planejar o seu calendário do ano. 

Seja como for, fique atento: compreenda a legislação para aplicar da melhor maneira em sua empresa.

planilha de controle de ponto gratis

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui