Voltar ao Blog
pessoa batendo ponto - Pontomais

Ponto eletrônico e o futuro do mercado de trabalho: qual a relação entre eles?

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais
Atualizado em 29 de abril de 2019

O mercado de trabalho atual, com o colaborador registrando sua digital no ponto eletrônico, recebendo hora-extra e gerando relatórios a respeito da sua jornada por meio desse registro, é algo relativamente novo na história trabalhista do Brasil.Os avanços tecnológicos são os grandes responsáveis por isso. Conforme novas descobertas são feitas, instrumentos inovadores são criados para garantir a segurança de contratantes e contratados. Até mesmo a legislação vai se moldando a essas novidades.Você já parou para pensar que o futuro do mercado de trabalho está totalmente atrelado a essas novas tecnologias? E que o controle de ponto é uma peça essencial para trazer mais agilidade a gestão de RH? Dá uma olhada neste artigo e veja quantas coisas já mudaram e quantas ainda podem evoluir!

Controle de ponto ao longo a história

Como você deve saber, a jornada de trabalho não começou a ser controlada somente com a invenção do ponto eletrônico. Antigamente, por volta da década de 1930, um colaborador ficava de olho no relógio enquanto registrava a movimentação dos colegas de trabalho.As organizações perceberam o trabalho e o custo desnecessário em manter uma pessoa nessa função. Foi então desenvolvida uma metodologia inovadora para a época. Assim, os próprios trabalhadores registravam seus horários de entrada e saída em um livro.O problema é que esse sistema dava abertura para fraudes. Já naquela época, os indivíduos anotavam horários de outros colegas. E, por incrível que pareça, não é difícil encontrar empresas que utilizam esse método até hoje!As mudanças legislativas começaram a acontecer e os gestores, naquela época chamados de patrões ou chefes, passaram a ficar mais espertos em relação a isso.Foi inventado, então, o que podemos chamar de primeira versão do relógio ponto: uma máquina enorme, com uma abertura superior em que os colaboradores inseriam um cartão para que a hora fosse carimbada. Um recurso que você também pode encontrar até hoje em empresas mais avessas a inovação.Então chegamos a década de 1990. A tecnologia começou a ganhar força no mundo inteiro. Apareceram, então, os cartões magnéticos que também utilizados até hoje. E claro, não livra o negócio das fraudes, já que basta um colaborador emprestar o seu cartão a outra pessoa, não é mesmo?Mas o controle de ponto se modernizou ainda mais, chegando ao formato que conhecemos hoje: o registro por meio da digital. Alguns aparelhos ainda mais ousados fazem esse controle por meio da identificação facial ou do olho do colaborador!Convenhamos que é o meio mais seguro. Afinal, um indivíduo não pode emprestar o seu dedo para o colega registrar a sua jornada. Além disso, os sistemas de informação geram dados em tempo real sobre a movimentação desses trabalhadores. O resultado são relatórios confiáveis e que contribuem para uma atividade otimizada para o controle de folha de pagamento.

Evite processos trabalhistas com a Pontomais

Principais vantagens do ponto eletrônico

Estamos falando de uma ferramenta essencial para as empresas que desejam agilizar seus processos de gestão de RH. Que tal acompanhar um apanhado geral das principais vantagens do ponto eletrônico que conhecemos hoje?

- Mais segurança e menos fraudes

Utilizar um sistema online para registrar a jornada dos trabalhadores e armazenar esses dados em uma nuvem — tecnologia que utiliza a própria internet para guardar arquivos — traz segurança ao processo.Você não corre o risco de perder nenhuma informação em um eventual problema e os dados ficam protegidos das ações de pessoas mal intencionadas.

- Redução de custos

A modernização do ponto eletrônico foi tão além que, hoje, não é preciso nem mesmo instalar uma máquina de controle biométrico na empresa: é possível fazer esse registro por meio de um smartphone ou tablet!A consequência é a redução nos custos de manutenção. Um sistema online adequado não traz riscos de problemas ocasionados por uma queda de energia, falta da bobina de papel ou outra eventualidade que exija custos para que o aparelho volte a funcionar corretamente.

- Fácil e intuitivo

Uma das evoluções do mercado de trabalho certamente está no relógio ponto. Com um funcionamento fácil e intuitivo, promove o gerenciamento da jornada dos colaboradores em tempo real, além de ser compatível com os sistemas de folha de pagamento e gerando relatórios completos para colaborar com o eSocial.

Tecnologias a favor do futuro do mercado de trabalho

Como você pôde notar ao longo deste texto, a tecnologia está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Sendo assim, deve continuar ocupando esse espaço ativamente, propondo melhorias e mudando a forma como algumas atividades são realizadas.Softwares, máquinas que promovem a automatização de processos e ferramentas facilitadoras estão em constante desenvolvimento com o intuito de aperfeiçoar os procedimentos relativos à gestão, otimizando o tempo de trabalho, diminuindo desperdícios e aumentando os lucros.Conheça agora 3 dessas mudanças!

- HR Tech

O HR Tech é um termo referente a automatização das funções do departamento de recursos humanos, como o próprio controle do relógio ponto.O conceito não se resume apenas à utilização desses sistemas, mas também a mudança da mentalidade da empresa, que passa a aceitar e investir nesses recursos.

- Big Data

O Big Data é uma ferramenta relacionada a inteligência artificial que gera, analisa e armazena uma grande quantidade de dados.As informações geradas são utilizadas pela equipe de Recursos Humanos para colaborar com os processos de tomada de decisões. Dessa forma, ajuda os gestores a realizarem escolhas seguras e bem embasadas. A consequência é a diminuição de falhas e a conclusão de processos com eficiência.

- People Analytics

Aliado ao Big Data, o People Analytics surge como uma opção para que o RH mensure e entenda o comportamento dos colaboradores e dos candidatos em uma seleção de emprego.Quando a empresa avalia o que torna os colaboradores felizes, engajados e os perfis mais adequados para trabalhar na organização, ganha em produtividade e consequentemente, em lucratividade.Chegamos ao final do nosso artigo. Esperamos que você tenha aproveitado nossas informações a respeito do futuro do mercado de trabalho. Utilizar um software para a gestão de ponto eletrônico funciona como um ótimo gerador de dados para que sua empresa possa atuar em busca dos melhores resultados possíveis, mantendo a vantagem competitiva perante a concorrência.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Controle de Ponto e Gestão de Jornada Pontomais

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/como-o-sistema-de-ponto-online-alivia-o-trabalho-do-setor-de-rh/

 

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...