Índice
Índice
Relógio de ponto biométrico: como funciona?

Existem diversas maneiras de realizar o controle de ponto dos colaboradores da sua empresa. Uma delas é o relógio de ponto biométrico, um aparelho que fica acoplado à parede e precisa do cadastro da digital de cada indivíduo para realizar as marcações de ponto todos os dias.

Quer saber mais sobre o que é biometria, os tipos de registro biométrico, vantagens e desvantagens e como integrar o seu relógio de ponto biométrico a um software de controle de ponto?

Vem com a gente!

O que é biometria?

A biometria tem diversos significados, todos relacionados ao estudo das características físicas e/ou comportamentais dos seres humanos. No relógio de ponto biométrico, essa tecnologia é utilizada para identificar os colaboradores a partir de características físicas previamente cadastradas.

Desse modo, é possível utilizar a biometria para garantir a segurança dos colaboradores e da empresa. Isso porque essa metodologia de controle de ponto oferece segurança antifraude, uma vez que a biometria é pessoal e intransferível.

Quais os tipos de Registro de Ponto Biométrico?

Atualmente, existem alguns tipos de registro de ponto biométrico que podem ser utilizados na sua empresa. Vale lembrar que diversas características físicas das pessoas podem ser usadas na biometria, mas iremos destacar somente as mais comuns para o controle de ponto.

Conheça as principais:

  • Digital – Relógio de Ponto Biométrico

Em geral, os relógios de ponto biométrico utilizam a digital do colaborador para a marcação de pontos de entrada e saída diários. Para isso, basta cadastrar a digital e o número do PIS de cada funcionário conforme as orientações do fabricante.

Alguns modelos de relógio de ponto também permitem a possibilidade de cada colaborador cadastrar uma senha numérica para realizar a marcação do ponto. Porém, o uso da biometria é mais prático e seguro.

  • Reconhecimento Facial – Software de Controle de Ponto

Outra possibilidade de biometria é o reconhecimento facial, que mapeia o rosto de cada indivíduo e reconhece as suas características específicas. Essa tecnologia é utilizada por softwares de controle de ponto de alta tecnologia, que armazenam os dados na nuvem com segurança cloud para memorizar e codificar as informações de cada colaborador.

Diferente dos relógios de ponto biométrico, os sistemas de controle de ponto online que utilizam o reconhecimento facial, funcionam de forma segura e com auditoria por foto. Ao marcar o ponto, a plataforma faz uma selfie para que a marcação seja registrada com sucesso.

Conheça o novo aplicativo Pontomais e deixe o controle de ponto por biometria no passado

O registro de jornada em softwares de controle de ponto online não precisa ser feito em aparelho específico, como os relógios biométricos. O colaborador pode ter acesso à ferramenta em seu computador, tablet ou smartphone pessoal – o que garante mais praticidade e segurança no dia a dia.

Como Funciona o Relógio de Ponto Biométrico?

Agora que já falamos um pouco sobre a tecnologia por trás da biometria, vamos entender como funcionam os relógios de ponto biométrico. Os detalhes podem mudar de acordo com a marca. Por isso, é importante ficar atento às instruções do fabricante para saber mais sobre como funciona o seu modelo específico.

Basicamente, são 5 passos simples:

  1. Cadastrar o PIS e a digital ou senha de cada colaborador na máquina;
  2. O colaborador realiza a marcação de ponto diariamente no relógio de ponto biométrico;
  3. O aparelho registra a marcação de ponto na memória interna;
  1. Realiza a impressão do comprovante de ponto do colaborador;
  1. E permite a exportação de todos os pontos registrados no período para tratamento através de um software de controle de ponto.

O que diz a legislação sobre o uso do Relógio de Ponto Biométrico?

Essa ferramenta de controle de ponto digital é regida pela Portaria 671 do Ministério do Trabalho, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico. Essa legislação permite que aparelhos como o relógio de ponto biométrico sejam utilizados para o controle de ponto dos colaboradores, obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários.

A Portaria 671 estabelece algumas exigências básicas para os equipamentos, como:

  • O aparelho deve ter, obrigatoriamente, memória com registro dos pontos marcados pelo colaborador;
  • Porta fiscal para captação de dados fiscais;
  • Impressora em bobina de papel, que funciona para emissão do comprovante de marcação de ponto;
  • Relógio interno;
  • Programas específicos para o tratamento dos dados, como softwares de controle de ponto.

Fique atento às exigências completas da Portaria 671 antes de adquirir o seu equipamento. Outra maneira de manter a sua empresa de acordo com as leis trabalhistas são os softwares de controle de ponto online, por exemplo.

Como usar o Relógio de Ponto Biométrico no seu Software de Controle de Ponto?

Em alguns casos, é possível otimizar a gestão de jornada dos seus colaboradores utilizando um software de controle de ponto online. Essa ferramenta funciona muito bem sozinha, mas também pode ser integrada ao relógio de ponto biométrico já existente no seu ambiente de trabalho, facilitando ainda mais o dia a dia do setor de RH.

Por exemplo: caso parte do seu time trabalhe remotamente, enquanto outra quantia de pessoas opera dentro do escritório, é possível utilizar as duas tecnologias para acompanhar a jornada de trabalho de todos os colaboradores.

Fazendo a integração entre as duas ferramentas, o tratamento do ponto ao final do mês é facilitado, pois, é possível encontrar todos os dados em um só lugar.

Para utilizar o sistema de controle de ponto da Pontomais integrado ao seu relógio de ponto biométrico, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Verifique se o modelo de relógio de ponto biométrico utilizado na sua empresa se encontra nesta lista;
  2. Caso a marca do seu aparelho não esteja na lista, basta entrar em contato com os nossos especialistas através do suporte. Em geral, nosso sistema faz integração com todos os relógios de ponto biométricos com AFD no formato padrão do MTE;
  3. Seu modelo é compatível com o nosso sistema? Então vamos começar. Faça login em nosso sistema e acesse: Configurações > Relógios Ponto > Ícone “+ Novo relógio ponto”:
  1. Configure o relógio conforme as indicações do seu fabricante;
  1. Faça o download do software de coleta, o grande responsável por realizar a integração. Para isso, acesse: Configurações > Relógios Ponto > “Baixar software de coleta”:
  1. Para informar a sua empresa para o software de coleta de dados, basta configurar o token em Configurações > Token da Conta:
  1. Copie o token e cole no campo “Token” dentro do programa de coleta;
  2. Depois, clique em Driver > Iniciar Serviço e aguardar 10 segundos até o programa identificar sua empresa;
  3. Depois, habilite o seu relógio de ponto e aguarde 3 minutos até que o campo NSR saia de 0.

Pronto! O seu relógio de ponto biométrico está configurado corretamente e o tratamento de ponto mensal dos colaboradores pode ser realizado com praticidade pelo sistema da Pontomais.

Viu como é fácil usar a tecnologia como aliada no dia a dia do seu RH?

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta