Voltar ao Blog
seguro

Ponto biométrico: é realmente seguro?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O ponto digital eletrônico surgiu com o objetivo de garantir um registro seguro no relógio de ponto. Uma vez que ele reconhece o funcionário por meio das suas digitais previamente cadastradas, é amplamente utilizado como estratégia para evitar fraudes nesses registros.Entretanto, com os casos de fraude que aparecem nos jornais, alguns questionamentos têm surgido: será que o ponto biométrico é mesmo tão seguro? Quais as limitações que ele apresenta?Para responder a essas e outras dúvidas, preparamos este artigo. Aqui, vamos mostrar um pouco mais sobre as características dessa ferramenta e o que sua empresa deve fazer para se proteger contra essas fraudes. Acompanhe e saiba mais!

O ponto digital eletrônico pode apresentar falhas?

A chegada do ponto digital eletrônico foi, de fato, uma das evoluções do mercado de trabalho. Contudo, a tecnologiapode ser usada para o que é certo como também para o que é errado.Hoje em dia, existem criminosos virtuais que conseguem burlar leitores biométricos e assumir, assim, a identidade de outra pessoa. Com o uso de técnicas dissimuladas, eles enganam o sistema de biometria, comprometendo o bom nível de segurança que o sistema prestava.A ação de colaboradores mal-intencionados também não pode ser descartada. Afinal, quem nunca viu em um noticiário as pessoas que utilizam dedos de silicone para registrar a jornada dos colegas? Neste caso, basta utilizar qualquer instrumento que copie perfeitamente a digital do indivíduo para fraudar o sistema.

O caso do iPhone 5S

O Chaos Computer Club, ou CCC, uma associação alemã de hackers, quebrou a segurança de um usuário do iPhone 5S com relativa facilidade.A impressão digital do dono desse iPhone em questão foi fotografada com uma resolução de 2.400 dpi. Depois, limparam, editaram, inverteram e imprimiram a 1.200 dpi sobre uma transparência, criando um relevo. Então, despejaram látex em cima, esperaram curar e removeram com cuidado o excesso; umidificaram e colaram sobre outro dedo.Concordamos que, para os leigos, pode não parecer um processo muito simples. Contudo, não podemos esquecer que, para as pessoas que agem de má fé, esse é um passo a passo básico e é contra esses indivíduos e essas atitudes que devemos nos precaver.

Como um sistema biométrico pode ser hackeado?

Como você pôde observar nos tópicos anteriores, o ponto digital eletrônico não oferece total segurança. Reconstruir impressões digitais pode ser uma tarefa simples. Veja de que forma esses delinquentes podem conseguir:

Tudo isso é possível porque o leitor biométrico não é capaz de diferenciar o molde de um dedo humano. É por isso que sistemas que armazenam a identidade biométrica dos clientes funcionam aliados a outros dispositivos de segurança, como no caso dos bancos.Quando você cadastra a digital para ter acesso à sua conta, geralmente ela vem acompanhada de um cartão, uma chave de números, uma senha ou um dispositivo PIN. Quanto mais instrumentos para garantir a real identidade do usuário, mais segura estará a conta.

Como as empresas podem melhorar seu sistema de segurança?

Quando o assunto é o departamento pessoal de uma empresa, não faz muito sentido que um simples registro de ponto seja feito em várias etapas para garantir a idoneidade. Entretanto, a segurança dos dados não pode ser negligenciada.Do contrário, a empresa pode ter muita dor de cabeça com ações trabalhistas e outros problemas oriundos da ausência de um funcionário que, teoricamente, estava presente naquela ocasião. A ação dos hackers também deve ser considerada, pois, muitas vezes, eles roubam esses dados por puro hobby.Diante desse cenário, é altamente recomendável que as empresas aperfeiçoem a detecção de estruturas falsas. Ou seja, é preciso que o sistema biométrico seja capaz de identificar as fraudes. Felizmente, existem muitas alternativas de ponto eletrônico, que podem substituir com maestria e eficiência o ponto biométrico.

Ponto eletrônico online e reconhecimento facial

O ponto eletrônico online permite acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real. Todos os funcionários fazem sua marcação diária em um dispositivo, como tablet, smartphone ou computador com câmera, fixado em algum local da empresa. Também é possível que sejam realizadas por meio do próprio smartphone do trabalhador.Essas marcações são realizadas por meio de QR Code (código de barras bidimensional) e auditoria fotográfica, a famosa biometria facial, que pode ser utilizada em qualquer atividade onde seja necessário identificar o indivíduo.Se essa prática parecia distante, hoje ela já pode fazer parte do cotidiano das empresas. Dificilmente você encontrará um funcionário que não tenha um smartphone ou que apresente dificuldades em registrar o ponto em um tablet. Nesse contexto, a biometria facial aparece como solução de fácil acesso para as organizações.

Quais são as vantagens do reconhecimento facial?

Se você ainda está em dúvidas sobre implementar o reconhecimento facial como controle de jornada na sua empresa, conheça agora os benefícios que essa tecnologia pode trazer para a sua rotina organizacional!

Comodidade e baixo custo

A comodidade é uma via de mão dupla. Para quem usa, basta ter um celular com câmera, ou um computador com webcam. Para a empresa, não é necessário nenhum investimento em aparelhos específicos, eliminando os custos de implementação.

Precisão

Hoje em dia, alguns softwares funcionam com tanta precisão que conseguem diferenciar até mesmo gêmeos idênticos. Isso é possível pois o conjunto de medições de uma fase é único e varia de pessoa pra pessoa. Por isso, a precisão dessa técnica é bastante alta e difícil de ser falsificada por uma foto.Mesmo que a pessoa apresente ângulos ou expressões diferentes da foto marcada, o sistema é tão eficiente que ainda sim consegue captar o real dono do cadastro.

Integração

O sistema de reconhecimento facial pode ser facilmente integrado a outras tecnologias, e não estamos falando somente do controle de acesso e jornada de trabalho. Medidas de combate ao crime e controle de fronteiras podem ser facilmente alinhadas ao programa escolhido.

Tecnologia não invasiva

Já que entramos no assunto investigativo, vale ressaltar que o processo não exige contato direto com o usuário. Com isso, além da entrada do funcionário na empresa ser captada no momento exato em que ela ocorre, sem que ele precise parar diante de uma máquina, é possível integrar a tecnologia a câmeras de vigilância e identificar suspeitos.Essa é uma solução dupla para empresas com um quadro de funcionários extenso, grande número de pessoas circulando, alto volume de mercadorias expostas ou uma ampla área física que necessita ser monitorada.Percebeu as vantagens da tecnologia que permite o reconhecimento facial no ponto digital eletrônico? A empresa pode solucionar vários problemas com um só sistema!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Essa é uma plataforma simples, econômica e segura, que se apresenta como a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam dentro da lei, por meio do ponto digital eletrônico.Quer saber mais? Conheça agora mesmo essa alternativa, entrando em contato com a Pontomais. Esperamos por você!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui