Voltar ao Blog
planejamento-2018-pontomais

Planejamento financeiro: você está fazendo direito?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Chegou o momento de falarmos sobre aquele assunto "chato", mas que é muito importante na rotina de qualquer empresa: as finanças! Planejamento financeiro: você está fazendo direito?Muitos sentem até arrepios ao falar do tema e, se esse for o seu caso, é melhor abandonar agora mesmo esse medo e entender o máximo que puder sobre o financeiro da sua empresa.Um bom começo é saber exatamente como fazer um planejamento financeiro para o negócio. Afinal, esse é o pontapé que cria a base para que você possa crescer com a sua empresa sem dores de cabeça. Quer saber se está fazendo um planejamento certo no seu negócio? Então você não pode perder o post de hoje!A seguir, vamos mostrar alguns erros que você deve evitar ao máximo durante o planejamento financeiro da empresa. Dá uma olhada!

Não utilizar a tecnologia

Não é mais novidade para ninguém: a tecnologia veio para ficar! Prova disso é que até mesmo pequenos negócios, como bancas de jornal ou quiosques de rua, por exemplo, fazem uso de sistemas para controlar finanças, estoques e até mesmo alguns processos internos.Uma boa dica é contar com um sistema de controle financeiro. Estamos falando de softwares e aplicativos que possuem funções de monitoramento das finanças, como a gestão dos fluxos de caixa, o acompanhamento dos resultados por meio de indicadores de desempenho e o controle de estoques do negócio.

Teste pontomais 2019

Não avaliar o ambiente interno e externo

Alguns empreendedores preferem lidar apenas com as informações obtidas pela própria empresa, como a avaliação do fluxo de caixa, por exemplo. Outros preferem apenas olhar o jornal, ou seja, descobrir como o mercado está funcionando.Contudo, tanto a avaliação interna, quanto a externa, são fundamentais para fazer um planejamento financeiro preciso no seu negócio. Assim, você sabe exatamente qual a situação da sua empresa e tem mais indicadores que o ajudem a definir o caminho a ser seguido.

Não definir investimentos

A empresa pode até dar lucro, mas será que você está pensando no futuro? É muito importante pensar em investimentos no seu negócio, pois é assim que você desenvolve a empresa e estabelece o que pretende alcançar.Será que o ideal no momento é investir em marketing? Quem sabe adotar novas tecnologias para o negócio? Pode ser, ainda, que esse seja o momento certo para abrir uma nova filial. Independentemente do tipo de investimento escolhido, isso é fundamental para que a sua empresa possa realmente crescer e ter sucesso.

Não planejar empréstimos

Ok, quando sua empresa consegue aquela "gordurinha extra", é interessante realizar investimentos, mas e quando falta dinheiro para dar aquele passo a mais? Os empréstimos são sempre uma opção, não é verdade? Todavia, não devemos adquirir empréstimos sem planejamento.Por isso, nossa última dica sobre o planejamento financeiro do seu negócio é a avaliação cuidadosa de cada empréstimo contratado. É importante que esse tipo de situação só aconteça quando a empresa pretenda obter um retorno maior no longo prazo. Ou então, quando tem, de fato, condições para o pagamento disponíveis.Em resumo, para realizar um bom planejamento financeiro na empresa, é preciso conciliar tecnologia, processos, monitoramento e, é claro, planejamento. Esses são os pilares para uma boa administração de empresas e, portanto, também deve ser aplicados quando consideramos departamentos específicos do negócio, como as finanças.

Teste pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui