As boas energias do ano novo contaminam muitas pessoas, incluindo os empreendedores. É nesse momento que eles costumam fazer uma reflexão a respeito do direcionamento da empresa. Claro que um dos tópicos mais lembrados, geralmente, é a questão financeira, afinal, é preciso garantir que a organização se mantenha sustentável durante todo o ano.Agora, como fazer um planejamento financeiro para 2019? Essa é a pergunta que devemos nos fazer! É justamente ela que pretendemos responder. No post de hoje, você confere 4 dicas para que a sua empresa passe esse ano com as contas no azul! Confira a seguir!
Se você ainda não conta com um software para controlar as suas finanças, então é o momento de aproveitar esse ano para investir em tecnologia. Basicamente, esses softwares ajudam o gestor a organizar todas as entradas e saídas dos recursos financeiros do negócio, fornecendo projeções, entre outras facilidades.Além disso, esses softwares permitem um acompanhamento do negócio em tempo real e de qualquer lugar, fornecendo todos os indicadores necessários para que o empresário tome as melhores decisões para o seu negócio.
Claro, o planejamento financeiro para 2019 também é um excelente momento para traçar as metas do seu negócio. Mas, quando falamos sobre as metas financeiras, é preciso tomar cuidado. Isso porque os empresários facilmente estipulam metas fora da realidade, o que pode desestimular as equipes.Para que você elabore metas com o pé no chão, é preciso que elas atendam determinados elementos. Chamamos esse padrão de metas SMART. Basicamente, é preciso que as metas desenvolvidas pela sua empresa sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Assim, elas serão realmente priorizadas pelas equipes.
Tão importante quanto planejar o que vai fazer durante o ano todo, é definir quais serão os critérios que adotará para saber se está ou não no caminho certo. Em outras palavras, mensurar os resultados é indispensável. Para que isso seja possível, é preciso definir com clareza quais serão os indicadores financeiros que acompanhará.Alguns exemplos de indicadores indispensáveis são o Ticket Médio, os indicadores de rentabilidade e liquidez, o faturamento bruto e o nível de endividamento.https://pontomais.com.br/blog/planejamento-financeiro-voce-esta-fazendo-direito/
Por fim, outra dica para melhorar o seu planejamento financeiro para 2019 é realizar as projeções do seu negócio. A ideia é avaliar os fluxos de caixa dos períodos anteriores para prever quais serão as suas necessidades nesse ano. Dessa forma, você antecipa despesas e consegue realizar um planejamento do estoque muito melhor.Claro que os indicadores internos são apenas uma parte da análise. Você também deve ficar atento às projeções realizadas por economistas e instituições da sua área e comparar com todos os dados que reuniu internamente. Assim, sua avaliação será muito mais acurada, pois levará em consideração as informações do ambiente interno e externo.Gostou das nossas dicas de hoje? Então siga nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique por dentro de muito mais novidades!
Acesse o nosso < ebook > em parceria com a Sólides, conheça
a metodologia ágil e aprenda aplicá-la na sua empresa com
algumas dicas práticas!
Confira as dicas de inovação jurídica da Pontomais e da Alonso Pistun para a sua empresa em 2021.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.