Voltar ao Blog
planejamento financeiro pontomais 2019

Planejamento financeiro: 4 dicas para passar 2019 sem sufoco!

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

As boas energias do ano novo contaminam muitas pessoas, incluindo os empreendedores. É nesse momento que eles costumam fazer uma reflexão a respeito do direcionamento da empresa. Claro que um dos tópicos mais lembrados, geralmente, é a questão financeira, afinal, é preciso garantir que a organização se mantenha sustentável durante todo o ano.Agora, como fazer um planejamento financeiro para 2019? Essa é a pergunta que devemos nos fazer! É justamente ela que pretendemos responder. No post de hoje, você confere 4 dicas para que a sua empresa passe esse ano com as contas no azul! Confira a seguir!

1. Invista em um software financeiro

Se você ainda não conta com um software para controlar as suas finanças, então é o momento de aproveitar esse ano para investir em tecnologia. Basicamente, esses softwares ajudam o gestor a organizar todas as entradas e saídas dos recursos financeiros do negócio, fornecendo projeções, entre outras facilidades.Além disso, esses softwares permitem um acompanhamento do negócio em tempo real e de qualquer lugar, fornecendo todos os indicadores necessários para que o empresário tome as melhores decisões para o seu negócio.

2. Trace metas inteligentes para a empresa

Claro, o planejamento financeiro para 2019 também é um excelente momento para traçar as metas do seu negócio. Mas, quando falamos sobre as metas financeiras, é preciso tomar cuidado. Isso porque os empresários facilmente estipulam metas fora da realidade, o que pode desestimular as equipes.Para que você elabore metas com o pé no chão, é preciso que elas atendam determinados elementos. Chamamos esse padrão de metas SMART. Basicamente, é preciso que as metas desenvolvidas pela sua empresa sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Assim, elas serão realmente priorizadas pelas equipes.

Teste gratis pontomais 2019

3. Defina os indicadores de desempenho

Tão importante quanto planejar o que vai fazer durante o ano todo, é definir quais serão os critérios que adotará para saber se está ou não no caminho certo. Em outras palavras, mensurar os resultados é indispensável. Para que isso seja possível, é preciso definir com clareza quais serão os indicadores financeiros que acompanhará.Alguns exemplos de indicadores indispensáveis são o Ticket Médio, os indicadores de rentabilidade e liquidez, o faturamento bruto e o nível de endividamento.https://pontomais.com.br/blog/planejamento-financeiro-voce-esta-fazendo-direito/

4. Realize projeções para o seu negócio

Por fim, outra dica para melhorar o seu planejamento financeiro para 2019 é realizar as projeções do seu negócio. A ideia é avaliar os fluxos de caixa dos períodos anteriores para prever quais serão as suas necessidades nesse ano. Dessa forma, você antecipa despesas e consegue realizar um planejamento do estoque muito melhor.Claro que os indicadores internos são apenas uma parte da análise. Você também deve ficar atento às projeções realizadas por economistas e instituições da sua área e comparar com todos os dados que reuniu internamente. Assim, sua avaliação será muito mais acurada, pois levará em consideração as informações do ambiente interno e externo.Gostou das nossas dicas de hoje? Então siga nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique por dentro de muito mais novidades!

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui