Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
assessoria-de-negocios-que-analisa-figuras-financeiras-indicando-o-progresso-no-trabalho-da-empresa_1423-97 pontomais 2019|Cartaz de blackfriday em preto, escrito em amarelo 50% off. Mão segura um celular à direita da imagem

Planejamento estratégico para PME: um passo a passo para criar o seu

Compartilhe nas redes sociais: 

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você sabia que o planejamento estratégico pode tanto ser usado no início da estruturação de um negócio como também pode ser aplicado em momentos diversos em uma empresa?Isso mesmo! O planejamento estratégico também pode ser usado para melhorar a estratégia do negócio, expandir mercados, corrigir rotas de gestão, entre outras questões que envolvem o gerenciamento de uma empresa.

Quer uma demonstração de 15 minutos do sistema que economiza 50% do seu tempo em rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Então, clique no botão abaixo e um dos nossos consultores entra em contato com você:

meligue-pontomais-2018

Assim, contar com essa ferramenta é essencial para garantir mais sucesso em suas ações como gestor e empreendedor. Neste post você vai saber mais sobre planejamento estratégico para empresas e como criar um para o seu negócio. Acompanhe!

Afinal, qual a importância de um planejamento estratégico?

Quando o assunto são negócios, o planejamento estratégico é fundamental para prever demandas e reconhecer pontos fortes e fracos, o que ajuda a ter uma visão ampla do mercado, identificando, inclusive, as ameaças que possam surgir.Dessa forma, um planejamento estratégico bem elaborado torna possível analisar a maior parte dos aspectos gerenciais e, com isso, você dificilmente será surpreendido.No entanto, como empreendedor, você sabe que a todo instante o mercado nos obriga a corrigir rotas. Assim, independentemente de qual seja seu objetivo, a trajetória até a realização da sua meta será estabelecida pelo planejamento estratégico, que deve ser revisto de tempos em tempos.

Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional?

Existem diferenças importantes que envolvem o planejamento de uma empresa. Acompanhe!

Teste pontomais 2019

Planejamento estratégico

No planejamento estratégico as ações são pensadas para acontecer em toda a organização em longo prazo, normalmente para o período de 5 a 10 anos. Assim, procura estabelecer uma visão ampla do negócio sem ações muitos detalhadas, já que o mercado apresenta mudanças a todo instante e é difícil acertar tantos detalhes para um período tão longo.Dessa forma, o planejamento estratégico precisa também ser atualizado periodicamente para poder cumprir o seu objetivo de nortear as ações dos negócios.

Planejamento tático

Já o planejamento tático atua a nível departamental e pode envolver apenas um processo, analisando-o desde o início até o fim.É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam alcançadas. Outra característica que diferencia o tático do estratégico é o tempo em que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos.

Planejamento operacional

Por fim, no planejamento operacional, as ações são de curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses. Nessa etapa, as ações traçadas nos planos estratégico e tático são colocadas em prática.

Quais os 5 passos fundamentais para criação do planejamento estratégico?

1. Defina o propósito do negócio

O ponto de partida para a definição do seu planejamento estratégico será definir missão, visão e valores do seu negócio. Com essas questões alinhadas, é hora de você definir qual o propósito da sua empresa e o que ela pretende alcançar.

2. Faça um diagnóstico do mercado

Depois de definir o propósito do negócio, a próxima etapa será identificar como ele poderá ser impactado pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo. Para tanto, é necessário levar em conta não apenas o presente, mas também o futuro. Para você conseguir fazer isso, precisará investir em um diagnóstico de mercado.

3. Descubra seus pontos fortes e fracos

Ainda não sabe como realizar o diagnóstico interno da sua empresa? É mais fácil do que você imagina: identifique quais são os fatores críticos e de sucesso da concorrência para fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a eles. Pronto! Ao cruzar essas informações, você já tem um diagnóstico!

4. Faça um plano de ação

Após identificar as oportunidades e ameaças do mercado, será possível definir os objetivos estratégicos do plano de ação. Para que ele tenha sucesso, reforce a comunicação com os colaboradores. O comprometimento deles é fundamental para o sucesso desta etapa.

5. Monitore cada passo

É importante avaliar a eficiência do planejamento estratégico por meio de métricas e indicadores. Para tanto, você deve defini-los previamente e fazer o monitoramento constante.Se você gostou deste post sobre 5 passos para criar um planejamento estratégico para PME, confira também este sobre gestão de processos: aumente a eficiência do seu RH!

Teste pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve ![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!