Voltar ao Blog
perfis comportamentais home office

Como Gerenciar o Seu Time com Base em Perfis Comportamentais em Tempos de Home Office?

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A pandemia do novo coronavírus tomou uma proporção global em todos os âmbitos e também mudou a forma das empresas trabalharem. 

Tendo o isolamento social como principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o trabalho em home office se tornou uma medida adotada por inúmeras companhias como forma de proteger seus colaboradores e familiares.

O sucesso desse modelo de trabalho tem sido uma grande preocupação dos gestores para que suas empresas continuem produzindo — mesmo priorizando a saúde de seus profissionais. 

Assim, diante desse cenário, gerir a partir dos perfis comportamentais se mostra uma solução eficaz. Isso porque são esses colaboradores que farão as empresas superarem os desafios e recuperarem o crescimento. 

Além disso, as pessoas são diferentes e se comportam de maneiras distintas diante de uma crise. Logo, é preciso criar ações e estratégias de acordo com cada perfil

Se você quer saber como fazer uma gestão eficaz com foco em comportamento e entender melhor como cada perfil reage trabalhando em home office, continue a leitura e saiba mais!

Como Funciona o Home Office e a Flexibilização do Trabalho? 

O mundo corporativo é volátil e está sempre sujeito a situações atípicas, por exemplo, uma crise. 

O Brasil já vinha passando por várias delas, como a greve dos caminhoneiros de 2018 e o rompimento de barragem em Brumadinho, em 2019. Atualmente, a sociedade se depara com a nova ameaça que assombra a humanidade: o coronavírus, ou COVID-19

Declarado pela OMS como uma pandemia, o novo coronavírus atingiu mais de 100 países, incluindo o Brasil. Desde a Segunda Guerra Mundial, não vivíamos nada parecido em nível global. 

Mesmo sem um manual de instruções para esse momento, é certo que as empresas não podem parar se quiserem sobreviver à crise econômica e social ocasionada pelo vírus. Logo, o momento é mesmo de flexibilização das relações trabalhistas.

Para tanto, o Governo Federal decretou uma série de medidas provisórias que podem ser adotadas pelos empregadores como alternativas à demissão. 

A ideia é que colaboradores e empregadores pactuem, por meio de acordos individuais escritos, uma série de flexibilizações dos direitos trabalhistas, desde que respeitadas as normas da Constituição. 

Dentre as principais medidas estão:

O home office já era uma realidade em muitos países. No Brasil, a novidade pegou muitos gestores e trabalhadores de surpresa, já que esse modelo é mais adotado por empresas do ramo de tecnologia por aqui. 

Assim, para conseguir adotar uma boa política de trabalho remoto, é importante entender que nem todo profissional tem facilidade em se adequar a essa realidade. 

É nesse momento que a gestão comportamental é uma estratégia fundamental para conduzir o seu negócio — e ainda aproveitar a oportunidade para encarar o desafio de se reinventar no mercado.

controle de jornada a distancia

Qual a Importância da Gestão Comportamental no Cenário Atual? 

Mesmo vivendo momentos de incertezas, é fato que o epicentro dessa pandemia irá passar. Logo, a gestão comportamental se torna ainda mais importante e os dados cruciais para uma boa estratégia nesse momento está no perfil comportamental. 

É por meio desse mapeamento que os gestores conseguem entender melhor os impactos que uma crise pode proporcionar nos seus colaboradores. 

Portanto, ao entender e fazer a leitura correta dessas informações por meio de um software de RH, torna-se possível obter insights e criar recursos para incentivar e motivar os colaboradores, independente do momento vivido pela empresa. 

Além disso, o mapeamento  comportamental possibilita a elaboração de ações preditivas para manter as pessoas engajadas e produtivas. A gestão de comportamento também se torna eficaz no processo de tomada de decisões. 

Em momentos de crise, conhecer os perfis comportamentais de seus colaboradores facilita na hora de decidir quais deles poderão tirar férias sem prejudicar o andamento da empresa e quais deverão continuar exercendo suas atividades, mesmo que remotamente, sem impactar negativamente nos negócios. 

Como Colocar em Prática a Gestão por Perfil Comportamental?

Para realizar uma boa gestão com base em comportamentos, a primeira coisa que devemos fazer é listar os riscos e as oportunidades que cada perfil comportamental oferece. Nessa tarefa, é possível contar com a Inteligência Artificial no RH para a organização dos dados, independentemente do tamanho da empresa. 

Então, ao identificarmos os padrões e as tendências de cada um dos colaboradores, fica mais fácil separá-los em grupos e tomar decisões efetivas de acordo com cada perfil, explorando o que há de melhor em cada um deles. 

Já que estamos falando de trabalho em home office, confira agora como gerir a partir dos perfis comportamentais remotamente.

Gerindo o Perfil Analista em Home Office

Os analistas funcionam bem em home office por serem organizados e não precisarem tanto de interação social. Pessoas com esse perfil também gostam de ter um controle do desenvolvimento da história, conhecendo os próximos passos. Então, em um momento de crise, a falta dessa previsibilidade pode assustar.

Uma dica é estabelecer um cronograma de tarefas, assim, vendo que ele está conseguindo realizar as entregas com qualidade, já será suficiente para que o analista se mantenha engajado. 

Ainda, é importante criar um canal de comunicação, no qual ele possa transmitir para a equipe cada passo do projeto. Isso porque os analistas sentem a necessidade de compartilhar seu desempenho e enxergar que os objetivos passados para ele estão sendo alcançados. 

Gerindo o Perfil Planejador em Home Office

O planejador muito se assemelha ao analista em home office. Pessoas com esse perfil dominante também são organizadas e valorizam a entrega e o reconhecimento de um trabalho bem-feito. Porém, os planejadores têm mais a necessidade de interação e coletividade. 

Por isso,  sempre agende reuniões com os grupos que atuam em um mesmo projeto. Mas é importante que esses encontros sejam com voz e vídeo para criar uma sensação de maior proximidade para os colaboradores desse perfil.

Gerindo o Perfil Executor em Home Office

Pessoas com esse perfil são muito competitivas e focadas em resultado. Para o executor, trabalhar em home office pode ser um desafio, pelo fato de que os objetivos e metas podem não ficar tão claros remotamente.

Uma dica é estabelecer metas semanais, organizando os objetivos e a forma como os colaboradores irão entregar as tarefas. Isso diminuirá a ansiedade e fará com que o executor se sinta reconhecido pelos resultados que gerou para a equipe. 

Gerindo o Perfil Comunicador em Home Office

O perfil comunicador tende a ser mais vaidoso, valoriza os feedbacks positivos e o reconhecimento pelo seu trabalho. Logo, o home office pode ocasionar uma queda na sua produtividade, pois as pessoas desse grupo necessitam da coletividade, além de terem dificuldade de se organizar e priorizar tarefas.

Dessa forma, é necessário que o gestor realize reuniões constantes com todos os colaboradores desse perfil, a fim de coletar informações de como eles estão se sentindo no momento e o que estão desenvolvendo.

Outra dica de ouro é propor que o comunicador faça um treinamento para o time ou guie uma determinada reunião online, assim, ele se sentirá motivado por estar conectado com o grupo.

Gerir a partir dos perfis comportamentais torna menos desafiador o trabalho em home office, principalmente em momentos de instabilidade nas empresas. 

Nesse cenário de grande estresse, no qual os profissionais estão recebendo um grande fluxo de informações negativas, traçar e definir os grupos para cada colaborador é importante, pois o aponta como um diferencial no mercado e deixa sua gestão de pessoas mais eficiente.

Uma boa dica para isso é utilizar ferramentas como o Profiler. Com o perfil dos seus colaboradores em mãos, ficará mais fácil lidar com os desafios e os medos em relação ao trabalho remoto da sua empresa.

Este artigo foi produzido pela equipe da Sólides para o blog da Pontomais 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui