Voltar ao Blog
Perfil comportamental

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 

Todo mundo tem características diferentes dos outros e são diversos fatores que influenciam na personalidade de cada um. A criação, a cultura e o comportamento são os principais fatores. Entender que cada um tem essas diferenças é essencial para melhorar a convivência e garantir um ambiente agradável.

Entender o que é perfil comportamental (saiba mais) é tão importante pois proporciona um cuidado maior na convivência diária e no ambiente de trabalho. Por meio do perfil comportamental é possível mapear as tendências comportamentais de cada um a partir de um estudo também conhecido como a metodologia DISC. Assim é possível elaborar uma gestão de pessoas mais eficaz baseada nas competências dos próprios colaboradores.

Quer saber mais como funciona? Continue a leitura e entenda o que é e como impacta na gestão de pessoas.

O que é Perfil Comportamental?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH com o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador. Além do perfil é possível identificar informações como áreas de atuação mais compatíveis com o talento da pessoa, estilo de liderança e suas competências. O teste funciona como um sistema de relatório inteligente com o mapeamento comportamental.

Diferente de testes psicológicos e de personalidade, o de perfil comportamental foca no comportamento. Por entender que esse é o elemento principal que se deve ter atenção e ser gerido dentro do panorama de gestão de pessoas. Os gestores conseguem traçar o perfil de cada colaborador diante de situações diversas. E, dessa forma, potencializar os resultados de produtividade e trabalhar os pontos de melhorias dos colaboradores.

O teste identifica até 4 perfis comportamentais, abaixo detalharemos cada um.

Comunicador

Os colaboradores com o perfil comunicador predominante tem como principal valor a conexão. Não somente com pessoas, mas também com a música, com o som e com tudo que é novo.

Esses profissionais tendem a gostar de pensar diferente e por isso costuma ser muito criativo. Nesse âmbito, o comunicador gosta e precisa de ser notado. A gestão com um comunicador deve ser bem próxima, pois assim você consegue motivá-lo e monitorá-lo ao mesmo tempo.

Executor

Os principais valores de um executor é resultado e velocidade. Esse perfil têm muita afeição por desafios, sentindo-se motivados por seu senso de competitividade — inclusive consigo mesmo.

Têm muita energia e tratam as coisas com muita objetividade. Pelo fato de serem multitarefas é importante estimulá-los a pegarem diferentes tarefas e a terem responsabilidades para sempre motivá-los.

Planejador

Linearidade é o principal valor do perfil planejador. Pessoas com esse perfil predominante prezam por processos, pois fornece segurança. Para motivá-los é importante apresentar um cenário e se possível os passos a seguir.

Esses profissionais tendem a serem bastante relacional, se importando com o outro e gostando de construir algo junto. Ao dar feedback ou delegar uma tarefa, por exemplo, é importante construir algo junto.

Analista

O perfil analista tem como principal valor a qualidade. São extremamente detalhistas e enxergam minúcias que naturalmente os outros perfis não conseguem visualizar. Analistas são realistas e buscam a melhoria de qualidade o tempo inteiro.

Esses profissionais tendem a um comportamento focado e por isso, entre os 4 perfis, são os mais introvertidos. É importante que os gestores saibam que cobrar uma expressão de um analista de forma extrovertida pode ser “cruel”, pois não faz parte da sua natureza.

Por meio das competências de cada perfil, a gestão de RH pode aproveitar as informações para criar um plano de desenvolvimento individual.

O que é gestão de pessoas?

Como podemos ver, as pessoas são o fator mais importante para trazer resultados para a empresa. A forma como o gestor lida com os colaboradores faz toda a diferença na hora de medir o impacto da produtividade nos resultados da empresa.

O conceito define que a gestão de pessoas proporciona a valorização do capital humano nas organizações por meio de estratégias baseadas na psicologia organizacional. Trabalha com o envolvimento, desenvolvimento e capacitação dos colaboradores.

É possível assim, por meio da gestão de pessoas, mostrar aos colaboradores sua importância na equipe, além de alinhar seus objetivos com os da empresa.  

Como a Gestão Comportamental pode impactar no capital humano?

O capital humano é um dos ativos mais valiosos de uma empresa e cada vez mais a gestão tem seu foco voltado para zelar as pessoas das organizações. Capital humano é definido pela capacidade de competências, conhecimentos e habilidades que compõem a personalidade de um funcionário ao realizar seu trabalho.

A gestão comportamental, ou seja, a gestão de pessoas por meio do comportamento, gera um análise mais estratégica e inteligente de como desenvolver as competências de cada colaborador. Para que ele produza mais e impacte diretamente nos resultados da empresa.

Ao analisar o perfil comportamental de cada colaborador, a gestão de RH, consegue saber exatamente quais os pontos fortes e a serem desenvolvimento de cada colaborador. E por meio dessa informação, é possível montar times mais fortes e adequados com o potencial de produtividade mais alto.

Como implementar a Gestão Comportamental na minha empresa?  

Apesar de parecer muita informação, aplicar a Gestão Comportamental na empresa não é complicado, é necessário ter foco e disciplina para poder seguir os passos necessários.

O primeiro passo é mapear os perfis comportamentais dos colaboradores. Isso pode ser feito em várias etapas na empresa, como no momento da seleção, desenvolvimento e reuniões de pesquisa de clima. Esse trabalho é importante para identificar e entender a personalidade de cada um.

Após o mapeamento, o gestor de RH, deve promover o diálogo entre líder e equipe. É necessário saber lidar como todos os perfis por terem personalidades diferentes. Quando o diálogo é feito de forma eficaz entre os perfis, as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias num ambiente acolhedor, tendo assim um clima organizacional bem mais agradável.

Desenvolver ações para integração é outro passo muito importante. A partir do mapeamento você consegue identificar os pontos fortes e de melhorias dos colaboradores, dessa forma, é possível elaborar um plano de desenvolvimento com atividades e trocas de experiência. Entender o perfil das pessoas da equipe é importante para ter um convívio cada vez melhor.

Após a análise e a aplicação da gestão na sua empresa será possível acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e o aumento da produtividade nos resultados da empresa. Além de outros benefícios como a melhoria do clima organizacional.

Aproveite para conhecer tudo sobre Gestão Comportamental, seus benefícios e como colocá-la em prática!


Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Giuliano Sales, analista de marketing da Sólides. Oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

MP 927/2020 e COVID-19: Tudo Que Você Precisa Saber

A MP 927/2020 é uma ação do Governo Federal para minimizar os impactos econômicos da pandemia do COVID-19. Veja como ela pode ajudar a sua empresa!

Ler mais

Case de Sucesso: Conheça a Parceria Entre a Pontomais e a Ambiensys

A Ambiensys nos procurou para resolver alguns desafios da sua gestão de RH e essa parceria só cresceu desde então. Conheça o case de sucesso: Ambiensys + Pontomais!

Ler mais

Diversidade nas Empresas: Porquê e Como Aplicar no Seu Negócio

Diversidade no quadro de funcionários é fundamental para gerar bons resultados na gestão de RH. Veja como e por quê implementar essa estratégia na sua empresa!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui