Pausas para descanso: por que são importantes no trabalho?

Pausas para descanso: por que são importantes no trabalho?

Sabe aquele chefe com ar de monarca? Sim, o tipo de chefe que apenas delega as tarefas e senta o dia todo no trono, ausente. O que é pior: e acha que os colaboradores podem e devem trabalhar durante o turno inteiro, rendendo o máximo durante o expediente. Pois é. Esse tipo de “autoridade” está com os seus dias contados. Isso porque, hoje, esse modelo de gestão já é insuficiente.A crença de que os colaboradores são verdadeiros robôs faz mais mal do que bem para a organização. O estresse causado pela sobrecarga acaba gerando justamente o efeito oposto do esperado: improdutividade e procrastinação. Além disso, já é comprovado cientificamente que pausas para descanso são extremamente recomendadas para garantir que o rendimento esteja ao máximo.Se interessou pelo assunto? Então dá uma olhada no nosso post de hoje e entenda por que as pausas são tão importantes! Quais os benefícios das pausas para descanso? 

Limpam a sua mente

 Querendo que os seus profissionais atingissem o máximo da performance, a Nasa encomendou um estudo, realizado por diversos pesquisadores. Ao observar a rotina da instituição, descobriram duas coisas muito importantes: em primeiro lugar, é preciso separar tarefas burocráticas das intelectuais; além disso, a pausa para o descanso entre as atividades é fundamental.Os pesquisadores descobriram que determinadas tarefas acabam nos contaminando. Uma tarefa repetitiva, por exemplo, é desgastante e, se formos realizar outra tarefa que exija mais do intelecto logo em seguida, estaremos ainda sobrecarregados pela primeira e teremos o rendimento prejudicado. Entre um momento e outro, portanto, é preciso uma pausa para limpar a mente. 

Liberam a criatividade

 Lembra quando dissemos que as atividades precisam ser dividas em blocos para evitar a "contaminação" da carga de estresse? Pois é. Se os colaboradores ficarem sobrecarregados, será exatamente a sua capacidade criativa que vai ser contaminada e, com isso, perderemos a flexibilidade da inovação.As pausas para o descanso, portanto, oferecem uma boa oportunidade para que os colaboradores relaxem a mente e reorganizem suas ideias. Assim, podem voltar mais preparados para pensarem em mais soluções ou encontrarem formas criativas para resolver os problemas diários. 

Melhoram o clima organizacional

 Outro ponto que requer atenção é a questão do clima organizacional. Em um ambiente onde todos estão transpirando trabalho sem tempo para pausas, é evidente que, em algum momento, o nível de estresse contaminará o grupo como um todo. Aos poucos, valores e códigos de conduta serão esquecidos.Pronto! Está instaurado o cenário perfeito para que tenhamos um clima organizacional negativo na empresa. Normalmente, empresas com problemas de clima organizacional acabam tendo que enfrentar a alta rotatividade, a improdutividade e uma série de outros problemas. Pausas para o descanso ajudam a recuperar os ânimos. 

Ajudam na socialização

 Qual empresa não deseja possuir um time harmônico e coeso? Esse é o sonho de qualquer gestor, não é verdade? Não podemos ignorar, no entanto, o fato de que para desenvolver esse tipo de equipe é fundamental que os colaboradores se conheçam bem e tenham laços de confiança e amizade.As pausas para descanso podem ser uma oportunidade para que seja desenvolvido um ambiente mais sociável em sua empresa, o que é fundamental para trabalharmos no entrosamento. Assim, sua equipe será muito mais sólida, já que os colaboradores se conhecerão muito mais. 

Diminuem a rotatividade

 É importante mencionarmos os impactos das pausas para o descanso na rotatividade de pessoal. É claro que essa solução, sozinha, não é capaz de evitar que os profissionais abandonem a empresa de uma hora para a outra, mas certamente podem ajudar na melhoria do clima e da saúde mental dos colaboradores.Assim, eles possuem mais estímulos para se manterem na empresa e, o que é mais importante, desenvolvendo um bom trabalho para ela. Claro que as pausas devem ser associadas a outras atividades, como um bom plano de carreira, bônus e recompensas para os profissionais, entre outros. 

Garantem a produtividade

 Por fim, você já deve ter percebido qual é o resultado das pausas para descanso, certo? Sim, no final, o chefe monarca estava errado e, por isso mesmo, não há mais espaço para esse tipo de gestor no mercado de trabalho. Não é açoitando os colaboradores que ele conseguirá melhores resultados, mas, sim, oferecendo um ambiente mais leve.Se a sua empresa ainda é daquelas em que os colaboradores precisam trabalhar sem parar, considere agora mesmo mudar de estratégia. As pausas para o descanso são saudáveis tanto para os colaboradores, quanto para o próprio negócio. Essa certamente é a melhor forma de manter um time forte e resiliente nesse mercado cada vez mais competitivo. 

Aumente a produtividade através da Gestão de Tempo Pontomais

Quais doenças estão associadas à sobrecarga?

 

Estresse

 Você sabia que o Brasil é considerado um dos países com um dos maiores níveis de estresse do mundo? Mesmo com as belas praias e serras de causar inveja, o país figura na lista criada pela International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse). Pode ter certeza: o ambiente de trabalho é uma das principais causas.Hoje, reconhecemos o estresse como uma doença ocupacional. Em casos mais severos, a queda na produtividade é o menor dos problemas, por incrível que pareça. Os profissionais começam até mesmo a abandonar o posto de trabalho sem aviso prévio, isso sem contar a possibilidade de acessos de fúria no escritório. 

Ansiedade

 Claro, a ansiedade é um sentimento comum a qualquer pessoa. Podemos nos encontrar em muitas situações em que sentimos isso. O problema é quando a ansiedade passa a fazer parte constante das nossas vidas. Estamos diante do que os especialistas chamam de transtorno de ansiedade.Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 33% da população sofre com esse transtorno. Em excesso, a ansiedade pode causar um medo constante, que resulta na inércia e na falta de energia para o desenvolvimento de tarefas mais simples. Procrastinação e problemas de autoestima são apenas algumas das consequências. 

Burnout

 "Já chega!". Em algum momento, já sentiu que algo externo mandou essa mensagem para você? Como se, de uma hora para outra, suas energias desaparecessem? Muitos resolvem parar, no entanto, outros continuam o trabalho. Aqueles que continuam acabam apresentando a síndrome de Burnout.Basicamente, Burnout é uma doença associada às pessoas que não conseguem definir pausas para descanso e, muitas vezes, só encontram prazer no trabalho. Acontece que, de uma hora para outra, esse prazer se transforma em irritação e, quando o trabalho não é reconhecido pelos colegas, o quadro pode até mesmo evoluir para uma depressão.Gostou do nosso conteúdo de hoje e quer ficar por dentro de nossas novidades? Então assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão! 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Controle de Ponto e Gestão de Jornada Pontomais
Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

O Que é Gestão de Pessoas e Como Colocá-la em Prática na Sua Empresa

Entenda a importância da gestão de pessoas, conheça seus pilares e saiba como colocá-la em prática na sua empresa hoje mesmo.

Ler mais

Por Que Investir na Experiência do Colaborador?

Você sabe como aprimorar a experiência do colaborador pode ser benéfico para a sua empresa? Além de tornar a equipe mais engajada, ajuda na diminuição do turnover, aumenta a produtividade e auxilia no employer branding da sua empresa!

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(