Voltar ao Blog
folha de pagamento

5 dicas para otimizar os processos de folha de pagamento

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A folha de pagamento é uma ferramenta essencial para todas as empresas. Isso assegura que todos os colaboradores terão seus vencimentos recebidos corretamente e sem atrasos. Portanto, apostar na otimização dos processos de folha de pagamento é uma estratégia para uma gestão eficiente de pessoas e recursos.Pensando nisso, separamos 5 dicas para melhorar os processos de folha de pagamento. Dessa forma, garantindo que sejam realizados sem quaisquer dúvidas ou erros. Confira:

1. Registre adequadamente os horários da jornada diária

A folha de pagamento registra o tempo trabalhado de cada pessoa. Os horários de entrada e saída de cada colaborador são essenciais para pagar corretamente o valor do salário e dos benefícios recebidos em cada mês.Se a empresa em questão conta com mais de 10 funcionários, é obrigatório ter um controle de ponto, que pode ser mecânico, manual ou eletrônico. Nele, cada funcionário deve assinar o seu próprio ponto e fazer os registros de entrada e saída, para que sua remuneração seja paga corretamente.

Baixe pontomais 2019

2. Identifique os problemas de gestão

Talvez a empresa esteja com problemas em sua folha de pagamento por falta de organização e problemas de gestão. Mas, geralmente, estão com poucos profissionais para cuidar dessa demanda, excesso de burocracia ou outras questões.Para corrigir isso, o ideal é que o gestor reavalie os processos e busque opções viáveis para melhorar e agilizar a gestão de pagamentos.

3. Padronize sua estrutura de cargos e salários

Para melhorar os processos de folha de pagamento, é essencial que a empresa tenha uma estrutura de cargos e salários bem definida. Assim, o controle financeiro, as promoções, admissões e demissões são realizadas de maneira mais simples e rápida, já que as regras são claras para cada caso e ajudam a manter a organização.Padronizar essas tarefas deixa transparente para os trabalhadores qual a formação e atribuições exigidas para cada cargo. Isso permite que a companhia forme seu próprio plano de carreira, o que retém colaboradores atuais e atrai novos talentos.

4. Controle a jornada de trabalho digitalmente e melhore os processos de folha de pagamento

O controle digital ou eletrônico da folha de pagamento é uma ótima estratégia para a empresa. Pois todos os cálculos, como de horas trabalhadas, atrasos, intervalo de almoço, horas extras e faltas são realizados automaticamente, agilizando o processo.Se esse tipo de ponto for integrado ao sistema de folha de pagamento, é ainda melhor, já que isso garante precisão dos dados, evitando também fraudes na marcação e apuração do ponto.Além disso, o ponto eletrônico é melhor para evitar problemas e processos trabalhistas. Já que ele mostra os dados de maneira transparente.

5. Automatize os pagamentos

Com a facilidade oferecida pelos bancos às empresas, é possível automatizar os pagamentos rotineiros. Para otimizar os processos de folha de pagamento, é possível deixar os salários agendados diretamente com o banco e acompanhar seu andamento via web.Essa facilidade evita atrasos e esquecimentos por parte do empregador. Além disso, o empresário sabe que tudo estará em dia, ainda que ocorra algum imprevisto. A tecnologia oferece essas e muitas outras facilidades para os gestores otimizarem os processos de folha de pagamento. Basta organizá-los para manter tudo em dia!Gostou desse conteúdo sobre processos de folha de pagamento? Então aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, para estar sempre em dia com os novos artigos da Pontomais e manter o seu negócio moderno e competitivo!

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Organograma de Uma Empresa: O Que é, Tipos e Modelos - Guia Completo!

O organograma de uma empresa é a maneira mais adequada de organizar a estrutura organizacional da sua companhia. Para isso, existem diversos modelos que podem auxiliar, como o organograma vertical, o organograma horizontal, o organograma matricial e mais.

Ler mais

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui