Voltar ao Blog
ponto carnaval

Como organizar a empresa para funcionar no carnaval?

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

Embora pareça, o Carnaval não é um feriado oficial no Brasil. Poucas pessoas sabem disso, já que o país praticamente interrompe todas as suas atividades produtivas para que todos participem da folia. Mas, o fato de a empresa funcionar no carnaval não significa que estará infringindo a lei.O carnaval é realizado, tradicionalmente, de sábado até o meio dia da quarta-feira seguinte. Mas, a segunda e a terça são dias normais de expediente, e a empresa que desejar pode funcionar normalmente. Em alguns municípios, existe a possibilidade de adotar a terça-feira como feriado, mas isso depende da lei local.Por outro lado, o Carnaval é uma das festas mais tradicionais do país. Manter seus funcionários trabalhando enquanto todos estão aproveitando a folia pode causar sérios problemas na motivação do seu time. O que fazer então?Se você acha que poderá gerar negócios importantes durante o Carnaval, não há motivos para não operar. Porém, é preciso saber criar um ambiente propício para que o trabalho aconteça de forma saudável, que seja produtivo para você e para a sua empresa.Veja algumas dicas para se organizar!

Prepare a equipe

A primeira providência para que o trabalho durante o carnaval seja produtivo é preparar a equipe para este momento. Se você deixar seus colaboradores sem saber se vão trabalhar ou não para somente avisá-los na sexta-feira antes do Carnaval, vai criar um problema.Monte uma apresentação na qual você possa expor os objetivos estratégicos da sua organização e as possibilidades de negócio que podem surgir durante o Carnaval.Não obrigue os seus funcionários a trabalharem durante a festa. Como um bom líder, convença-os de que isso será benéfico para eles e para a empresa. Você só tem a ganhar.

Baixe pontomais 2019

Invista na decoração do ambiente

O Carnaval é uma festa colorida e cheia de música por todos os lados. Então, é hora de deixar o visual sisudo do seu escritório de lado e adotar adereços para ajudar na ambientação da equipe. Você pode sugerir que os funcionários ajudem a cuidar dessa parte, decorando também as suas estações de trabalho.Se for o caso do seu ramo de negócios, faça uma competição de fantasias e premie aquele funcionário que for trabalhar vestido de forma mais criativa.

Crie uma escala de trabalho

Dependendo do tamanho da sua equipe e do número de negócios que poderão ser realizados, você pode criar uma escala de trabalho. Coloque metade da equipe trabalhando na segunda e a outra metade na terça-feira. Assim, você diminui os efeitos de uma possível insatisfação no time.

Monte um banco de horas

Outra receita interessante para quem quer funcionar no Carnaval é adotar um banco de horas. Como já dissemos, oficialmente a data não é feriado, mas não se pode desconsiderar o fato de que se trata de uma festa muito tradicional da qual muitos participam. Portanto, o Carnaval pode ser considerado como uma "folga ocasional".O banco de horas permite que os funcionários compensem os dias trabalhados folgando em outras épocas. Fazendo uma escala de folgas você não vai sentir os efeitos das ausências e manterá sua equipe motivada.Viu só como existem soluções para sua empresa funcionar no Carnaval? Basta usar a criatividade e se lembrar de manter a equipe sempre motivada. Se quiser saber mais sobre esse assunto, curta a nossa página no Facebook!

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...