Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
organizações exponenciais pontomais 2019

Organizações exponenciais: Entenda como gerir sem perder os valores

Compartilhe nas redes sociais: 

O termo “organizações exponenciais” tem sido cada vez mais usado no mercado de trabalho. Segundo os criadores do livro "Organizações Exponenciais", esse tipo de organização são aquelas onde os resultados são desproporcionalmente grandes. Isso significa que, se comparados aos de outros negócios do mesmo ramo, são ao menos 10 vezes maiores.Também chamadas de ExOs (um acrônimo de Exponencial Organizations), são organizações representadas por empresas como Google, Netflix e Amazon. Certamente, você tem muito a aprender sobre gestão do capital humano com essas empresas. Parece difícil, mas não é!Para facilitar esse aprendizado, criamos um post especialmente para você, que passará a entender a gestão de pessoas nas organizações exponenciais, de forma clara e objetiva. Então, não perca tempo e continue a leitura!

Propósito massivo e transformador

O primeiro ponto a ser considerado é que essas ExOs têm propósitos grandes e ajudam a transformar a sociedade. O Google quer organizar as informações do mundo, enquanto a Amazon deseja ser a empresa mais centrada no cliente da Terra.Um propósito massivo e transformador tem forte impacto na gestão de pessoas, e essas empresas sabem disso. Segundo a PwC, organizações com propósitos fortes são 5,3 vezes mais eficazes em reter talentos da geração Millennials, em média.

Teste gratis pontomais 2019

Cultura sólida e compartilhada pelo time

Nas organizações exponenciais, nem sempre há um código de ética escrito e impresso. Porém, também existem valores disseminados internamente, como a cultura organizacional.Na Netflix, por exemplo, não há regras de conduta a serem seguidas. Quando questionado sobre o assunto, um funcionário da gigante respondeu: “você não contrata pessoas excelentes para dizer o que elas têm que fazer”. Ou seja, os funcionários seguem valores bem estabelecidos e que fazem parte de uma cultura sólida.

Fim da hierarquia tradicional de comando

A ideia de hierarquia acentuada — poucos mandam e muitos obedecem — é cada vez mais incomum nas ExOs. Em muitos casos, os times são divididos em projetos, e o comando passa a ser rotativo, com topos que ocupam a posição de líder por um certo período.O fim da hierarquia teve grande influência da Zappos, empresa que começou como e-commerce de sapatos nos EUA. Ela adotou um modelo chamado holocracia, onde cargos de liderança e hierarquia de comando são completamente eliminados.

Levantamento contínuo dos resultados

Finalmente, é preciso enfatizar que uma boa gestão de pessoas é baseada no monitoramento dos resultados. Assim, entusiasma os envolvidos com o resultado positivo que está sendo alcançado, transmite transparência e seriedade.São diversos os indicadores acompanhados — do nível de assiduidade do time até a taxa de conversão das vendas —, e tudo é usado para melhorar a gestão de pessoas.Para tanto, é importante contar com uma boa plataforma de gestão. Se o intuito é mensurar a assiduidade dos profissionais, por exemplo, é preciso um bom sistema para o controle do ponto e da jornada de trabalho, e assim por diante na mesma ideia.Como você pôde observar, as organizações exponenciais têm algumas peculiaridades na gestão de pessoas. Além de um propósito realmente massivo e inspirador, elas contam com valores bem estabelecidos, pouca hierarquia de comando e medição contínua de seus resultados.Se gostou do nosso artigo, aproveite para se inscrever em nossa newsletter para receber todas as novidades sobre gestão de pessoas diretamente no seu e-mail! Vamos lá!

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!