Voltar ao Blog
eSocial pontomais 2019

[ATENÇÃO] O que o Departamento Pessoal precisa saber sobre o eSocial?

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Qualquer empreendedor sabe que não é fácil conduzir uma empresa no Brasil, não é mesmo? De modo geral, são muitas exigências que complicam a vida do empresário. E agora, ainda por cima, aparece esse eSocial! Mas não se assuste!Dessa vez, essa nova obrigação vai trazer mais benefícios do que complicações burocráticas — em especial, para o setor de Recursos Humanos (RH) das empresas.Então, essa mudança deve ser considerada pela empresa como uma oportunidade de modernização para os seus processos.Em última instância, o eSocial fará a integração das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais. Assim, continue neste post e conheça o que o Departamento Pessoal precisa saber sobre o eSocial. Vamos lá!

O que é o eSocial?

O eSocial é um programa do Governo Federal, que atua por meio de uma plataforma eletrônica. Seu objetivo é unificar as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que sua empresa deve fornecer. Então, a ideia é otimizar e padronizar as informações em um cadastro único.Trata-se de procedimento obrigatório para as empresas, independentemente do segmento ou do porte do seu negócio. O sistema é todo online, com lançamento de informações eletrônicas, substituindo guias, formulários e diversos outros papéis.

Quem pode se beneficiar?

O eSocial trará benefícios para os trabalhadores e para as empresas em geral, sob diversos aspectos. Os efeitos poderão ser notados com mais intensidade após a adequação da empresa ao programa.Para os trabalhadores, por sua vez, podem ser observados benefícios como a disponibilidade de todos os dados previdenciários e trabalhistas em um só lugar. Ao mesmo tempo, haverá um controle mais rígido das questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Quais as vantagens para as empresas?

O principal aspecto que se observa como benefício para as empresas resulta da desburocratização implementada nos processos de RH. Desse modo, podem ser relacionados como benefícios:

  • desburocratização e, por isso, simplificação no atendimento às previsões legais;
  • redução de erros de lançamento;
  • redução de fraudes;
  • transparência;
  • constituição de um recurso para otimização da gestão.
Baixe pontomais 2019

Como ficam a Medicina e a Segurança do Trabalho?

No Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), relacionam-se os riscos existentes no ambiente de trabalho e se definem as formas de controle dos riscos observados.A partir desses riscos, é definido o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que constitui as ações que a empresa deve tomar para preservação da saúde de seus colaboradores.Com o eSocial, as informações desses programas, por exemplo, deverão ser enviadas mensalmente, junto aos dados de folha de pagamento e outros relevantes. As empresas deverão se adequar para isso.

Como fica a folha de pagamento da empresa?

O novo sistema implantou uma nova folha de pagamento, agora digital. Nela, todos os dados referentes à prestação do trabalho deverão ser inseridos.É importante mencionar que o eSocial só permite que haja lançamentos para funcionários que estejam devidamente cadastrados no sistema. Desse modo, para o fechamento da folha, deverá ser observado o regime de competência (eventos ocorridos em um mês são lançados naquele mesmo mês).

Como o RH deve se preparar?

Por tratar-se de integração obrigatória, o setor de RH das empresas pode e deve se preparar para a adequação necessária ao sistema. Assim, considere as seguintes iniciativas básicas em sua empresa:

  • proceda a uma qualificação cadastral de seus funcionários;
  • treine os colaboradores do RH para a operação do novo sistema;
  • mantenha toda a documentação rigorosamente em dia.

Com essas dicas, o Departamento Pessoal estará mais preparado para a implantação do eSocial em sua empresa.Se você gostou deste post sobre o eSocial, continue conosco em nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique por dentro de outros conteúdos tão relevantes quanto este.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...