Voltar ao Blog
eSocial pontomais 2019

[ATENÇÃO] O que o Departamento Pessoal precisa saber sobre o eSocial?

Qualquer empreendedor sabe que não é fácil conduzir uma empresa no Brasil, não é mesmo? De modo geral, são muitas exigências que complicam a vida do empresário. E agora, ainda por cima, aparece esse eSocial! Mas não se assuste!Dessa vez, essa nova obrigação vai trazer mais benefícios do que complicações burocráticas — em especial, para o setor de Recursos Humanos (RH) das empresas.Então, essa mudança deve ser considerada pela empresa como uma oportunidade de modernização para os seus processos.Em última instância, o eSocial fará a integração das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais. Assim, continue neste post e conheça o que o Departamento Pessoal precisa saber sobre o eSocial. Vamos lá!

O que é o eSocial?

O eSocial é um programa do Governo Federal, que atua por meio de uma plataforma eletrônica. Seu objetivo é unificar as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que sua empresa deve fornecer. Então, a ideia é otimizar e padronizar as informações em um cadastro único.Trata-se de procedimento obrigatório para as empresas, independentemente do segmento ou do porte do seu negócio. O sistema é todo online, com lançamento de informações eletrônicas, substituindo guias, formulários e diversos outros papéis.

Quem pode se beneficiar?

O eSocial trará benefícios para os trabalhadores e para as empresas em geral, sob diversos aspectos. Os efeitos poderão ser notados com mais intensidade após a adequação da empresa ao programa.Para os trabalhadores, por sua vez, podem ser observados benefícios como a disponibilidade de todos os dados previdenciários e trabalhistas em um só lugar. Ao mesmo tempo, haverá um controle mais rígido das questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Quais as vantagens para as empresas?

O principal aspecto que se observa como benefício para as empresas resulta da desburocratização implementada nos processos de RH. Desse modo, podem ser relacionados como benefícios:

  • desburocratização e, por isso, simplificação no atendimento às previsões legais;
  • redução de erros de lançamento;
  • redução de fraudes;
  • transparência;
  • constituição de um recurso para otimização da gestão.
Baixe pontomais 2019

Como ficam a Medicina e a Segurança do Trabalho?

No Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), relacionam-se os riscos existentes no ambiente de trabalho e se definem as formas de controle dos riscos observados.A partir desses riscos, é definido o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que constitui as ações que a empresa deve tomar para preservação da saúde de seus colaboradores.Com o eSocial, as informações desses programas, por exemplo, deverão ser enviadas mensalmente, junto aos dados de folha de pagamento e outros relevantes. As empresas deverão se adequar para isso.

Como fica a folha de pagamento da empresa?

O novo sistema implantou uma nova folha de pagamento, agora digital. Nela, todos os dados referentes à prestação do trabalho deverão ser inseridos.É importante mencionar que o eSocial só permite que haja lançamentos para funcionários que estejam devidamente cadastrados no sistema. Desse modo, para o fechamento da folha, deverá ser observado o regime de competência (eventos ocorridos em um mês são lançados naquele mesmo mês).

Como o RH deve se preparar?

Por tratar-se de integração obrigatória, o setor de RH das empresas pode e deve se preparar para a adequação necessária ao sistema. Assim, considere as seguintes iniciativas básicas em sua empresa:

  • proceda a uma qualificação cadastral de seus funcionários;
  • treine os colaboradores do RH para a operação do novo sistema;
  • mantenha toda a documentação rigorosamente em dia.

Com essas dicas, o Departamento Pessoal estará mais preparado para a implantação do eSocial em sua empresa.Se você gostou deste post sobre o eSocial, continue conosco em nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique por dentro de outros conteúdos tão relevantes quanto este.

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!