O Que é Gestão de Pessoas e Como Colocá-la em Prática na Sua Empresa

O Que é Gestão de Pessoas e Como Colocá-la em Prática na Sua Empresa
Silvana Fernandes

O fator mais importante para o sucesso de qualquer organização são as pessoas. Investir na motivação e na produtividade dos colaboradores é a maneira mais eficaz de garantir bons resultados para a empresa sem deixar de lado o bem estar das equipes. E, para cuidar bem do capital humano, é preciso entender o que é gestão de pessoas e como colocá-la em prática na sua empresa.

Se você possui um cargo de liderança, já deve saber que o líder com perfil rígido, distante e temido pela equipe não tem mais espaço no mercado

Atualmente, para ser um bom gestor, é preciso liderar com empatia, promover o trabalho em equipe, estar presente no dia a dia praticando a escuta ativa, além de realizar diversas ações para garantir que os liderados estejam engajados em suas demandas.

Você realiza 1 on 1 com o seu time? Conhece seus desafios e metas profissionais? Se coloca aberto e à disposição para ouvi-los? Esses são alguns exemplos de atitudes importantes para uma boa gestão de pessoas

Para melhorar o desempenho das equipes e os resultados da empresa, é fundamental valorizar os colaboradores e investir tempo no seu desenvolvimento

Por isso, neste artigo, você vai entender a importância da gestão de pessoas no crescimento da sua organização. Continue lendo!

O Que é Gestão de Pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que, aplicadas corretamente, ajudam os líderes a promoverem o crescimento dos resultados e da empresa através do gerenciamento e desenvolvimento dos profissionais e das equipes.

As técnicas utilizadas têm o objetivo de motivar e capacitar os colaboradores para se manterem satisfeitos e comprometidos com o trabalho. Com o apoio da área de Recursos Humanos, os gestores podem atuar de forma mais estratégica e, principalmente, mais humanizada.

Além disso, as práticas estimulam a confiança mútua entre os profissionais, promovendo a harmonia nas relações interpessoais e no clima organizacional

Uma empresa não existe sem os seus colaboradores. E nenhum colaborador trabalha de forma saudável sem estar motivado e em um ambiente agradável.

A gestão de pessoas tem papel fundamental no processo de garantir o bem-estar dos funcionários para que eles possam ajudar a organização a prosperar.

Quais os Pilares da Gestão de Pessoas?

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas e entende a sua importância no gerenciamento de equipes, satisfação dos colaboradores e impacto nos resultados da empresa, os 5 pilares abaixo oferecem a base para alcançar esses objetivos.

1. Motivação

O primeiro pilar da gestão de pessoas não poderia ser outro. A motivação é o que coloca as pessoas em movimento, aumenta a produtividade e cria um ambiente de trabalho harmonioso.

Um colaborador ou uma equipe desmotivada prejudicam o andamento dos projetos e, consequentemente, as metas e resultados. Além disso, o clima da empresa pode ser negativamente afetado, impactando outros times e setores e criando um efeito bola de neve.

O desafio dos líderes é conhecer o fator que motiva os diferentes membros de suas equipes para, assim, poder engajar cada um. Seja através de metas provocadoras, adicionais de assiduidade ou alinhamento de propósito, conhecer as pessoas é o primeiro passo para encontrar a melhor forma de motivá-los.

2. Comunicação

Sem diálogo e interação, não é possível trabalhar em equipe. Por isso, o segundo pilar da gestão de pessoas é a comunicação.

Apesar de parecer um elemento básico, a comunicação clara e assertiva ainda faz falta em muitas empresas, o que gera ruídos e eventuais problemas nos processos e nas equipes.

Para evitar essas situações e garantir o alinhamento entre os colaboradores, os gestores devem praticar e estimular uma comunicação transparente, flexível e empática. Assim, as pessoas se sentem seguras para expor suas ideias, pedir ajuda e oferecer feedbacks construtivos. 

Além disso, uma comunicação eficiente evita que informações importantes sejam perdidas pelo caminho e estimula a colaboração no ambiente de trabalho.

3. Trabalho em Equipe

Cooperação em prol de um objetivo comum: esse é o trabalho em equipe. Uma empresa pode reunir os melhores talentos do mercado. Mas, se eles não souberem trabalhar juntos, com certeza vão falhar em atingir as metas da organização.

Uma gestão de pessoas estratégica e eficiente deve encorajar a integração da equipe como forma de fortalecer a confiança e incentivar a cooperação

E isso não precisa ser necessariamente limitado ao âmbito profissional: momentos de socialização além do expediente também ajudam a criar um ambiente de companheirismo no trabalho.

4. Competências e Conhecimento

Para obter os melhores resultados, o gestor de pessoas precisa saber recrutar e selecionar os talentos certos para a empresa.

Cada profissional possui competências, habilidades e características próprias, além de objetivos, ambições e propósito. Tudo isso influencia na construção de uma equipe de alta performance.

Por isso, este pilar da gestão de pessoas tem como objetivo identificar os pontos fortes dos colaboradores e desenvolver itens que precisam de melhoria. Tudo isso sempre visando o desenvolvimento profissional e empresarial..

5. Treinamento e Desenvolvimento

Um bom gestor não foca somente no crescimento da empresa, mas também no desenvolvimento individual de seus liderados. Este é um pilar bastante exigido pelos profissionais de RH, que realçam a importância de capacitar cada vez mais os talentos da organização.

Essa ação motiva os profissionais a produzirem resultados satisfatórios e mostra a eles as possibilidades de construir uma carreira bem sucedida e de se manter em constante aprendizado dentro da empresa. 

O pilar de treinamento e desenvolvimento busca identificar os pontos de melhoria dos colaboradores e oferecer a possibilidade de desenvolvê-los para capacitar ainda mais os profissionais da equipe.

Mão na Massa: Como Colocar a Gestão de Pessoas em Prática?

Depois de entender melhor os pilares da gestão de pessoas, é hora de aprender a colocar cada um deles em prática na sua empresa. Neste momento, vale lembrar que esse trabalho deve ser realizado pelos líderes das equipes, em parceria com o setor de Recursos Humanos.

Os profissionais de RH são responsáveis por aplicar e monitorar inúmeras ações de gestão do capital humano da organização, como recrutamento, seleção, onboarding, treinamento e desenvolvimento. 

Para que tudo funcione como o planejado, eles também precisam da colaboração dos gestores da empresa. Por isso, ambos devem atuar de forma conjunta e alinhada.

Com isso estabelecido, para colocar a gestão estratégica de pessoas em ação, existem algumas práticas pontuais que são fundamentais para o processo e devem representar a cultura da empresa como um todo.

Para aplicar essas práticas de maneira eficiente, o profissional de RH da empresa precisa ter tempo para cuidar do que realmente importa: as pessoas. Por isso, um grande diferencial para uma gestão estratégica de pessoas é investir em tecnologias.

Ferramentas de Gestão de Pessoas

Ainda pensando em como otimizar os processos de gestão de pessoas, existem algumas ferramentas que podem auxiliar os gestores e profissionais de RH nessa função.

Conheça algumas delas e entenda os seus benefícios:

Plano de Carreira

A transparência é fundamental para a motivação dos colaboradores e isso vale para a trajetória profissional também. O plano de carreira permite que cada um tenha uma visão clara sobre os possíveis caminhos e promoções dentro da empresa.

Essa ferramenta ajuda a estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Isso que aumenta a produtividade da equipe e estimula os colaboradores a estarem em constante evolução.

Pesquisa de Clima Organizacional

Uma empresa não existe sem as pessoas. E, para garantir que tudo esteja fluindo de forma eficiente e saudável, a organização precisa entender como os colaboradores se sentem em relação ao negócio.

Para isso, existe a pesquisa de clima organizacional: uma ferramenta que permite entender como os profissionais enxergam a empresa e como está o relacionamento com os demais colegas de trabalho.

Uma pesquisa de clima organizacional pode ser feita através de questionários online e anônimos ou entrevistas diretas com os colaboradores. Além disso, pode ser feita com frequência trimestral, semestral ou como se adequar melhor à realidade empresa.

Para que a ferramenta seja efetiva, é essencial acompanhar os resultados e convertê-los em ações, sem deixar que seja somente um ritual rotineiro sem plano de ação.

Controle de Ponto Online

Utilizar soluções tecnológicas como a da Pontomais permite que os processos burocráticos sejam automatizados e atividades administrativas, como controle de horário, fechamento de ponto e gestão de horas extras sejam feitas de forma muito mais ágil.

Além disso, a empresa tem acesso a um software confiável, dentro das exigências das leis trabalhistas e que armazena as informações dos colaboradores de forma segura.

Com a ferramenta certa é possível otimizar o tempo dos profissionais de RH para que eles possam focar no desenvolvimento das pessoas e, assim, atingir os resultados e promover o crescimento da empresa.

Plataforma de Treinamento e Desenvolvimento

Para que os colaboradores entreguem os melhores resultados e trabalhem em alta performance, é importante buscarem formas de sair da zona de conforto. Para ajudar nesse processo, a organização oferece treinamentos para capacitar e aprimorar as habilidades das equipes.

Uma plataforma de treinamento e desenvolvimento permite oferecer cursos para vários colaboradores de forma prática. Além disso, permite que o RH acompanhe o status e a evolução do time.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é investir no crescimento da empresa. Por isso, buscar ferramentas de gestão de pessoas é um passo importante para otimizar a trajetória da organização.


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