Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog

Motivação no trabalho em Pme: 5 atitudes de gestores que fazem a diferença

Compartilhe nas redes sociais: 

Uma equipe engajada faz toda a diferença no dia a dia dos negócios, especialmente se levarmos em consideração que, atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais seletivos. Assim, pessoas motivadas são indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento.Todavia, é importante considerarmos o papel do gestor no processo de motivação no trabalho em Pme, sendo ele uma pedra angular para que as tarefas sejam bem-sucedidas. Pensando nisso, separamos 7 atitudes de gestores que fazem a diferença. Boa leitura!

1. Compartilham responsabilidades

Saber delegar tarefas é muito importante, por dois principais motivos: Primeiro, pois demonstra confiança em todo o time, e isso é fundamental para a motivação no trabalho em Pme; e segundo, porque é uma forma de descentralizar atividades e focar no que é realmente importante.Para isso, não basta "jogar" responsabilidades, isso é bastante desestimulante e arriscado! É preciso treinar e acompanhar os funcionários em suas novas tarefas, estando ao seu lado para responder qualquer dúvida.

Teste pontomais 2019

2. Sabem definir metas inteligentes

Trabalhar com metas é essencial, pois elas funcionam como uma bússola que indica o que realmente se espera da equipe de trabalho. Mas é preciso saber definir metas que de fato estimulem os empregados na busca pelos resultados.Boas metas para motivação no trabalho em pme têm 5 principais características: específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas, e um prazo definido. Saber elaborar metas inteligentes é fundamental para estimular toda a equipe na busca pelos resultados.https://pontomais.com.br/blog/o-que-e-coaching-empresarial/

3. Comunicam-se com clareza

A comunicação é indispensável para a sobrevivência e evolução da raça humana e, no ambiente organizacional, não é diferente. Saber se comunicar com clareza com o público interno é uma peça-chave para que diversas tarefas sejam bem-sucedidas.Existem muitas ferramentas que podem ajudar nessa missão, as principais são: mural de recados, TV corporativa, intranet, redes sociais, softwares e outros aplicativos (como o WhatsApp). Além disso, vale o bom senso e o espírito de equipe dos próprios gestores.

4. Sabem dar feedback a equipe

Saber dar feedback é outro ponto crucial para manter o time de trabalho estimulado. O feedback não é apenas uma crítica, portanto, muito menos tem o objetivo de coagir ou humilhar os funcionários. Essa ferramenta, quando bem usada, identifica os pontos fortes e fracos de cada colaborador e serve de ponte para o desenvolvimento de toda a equipe.Para dar um feedback justo, é importante que se realize uma boa avaliação de desempenho, que norteie os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador. É importante que a avaliação seja realizada por um profissional experiente e imparcial, com foco em resultados.

5. Celebram com o time os resultados

Não basta compartilhar dos objetivos e do trabalho, é importante também compartilhar os louros da vitória! Celebrar os resultados com a equipe é o toque final para manter a alta performance, assim todos se sentirão partes insolúveis dos resultados alcançados.Se for possível compartilhar dos lucros (como muitas empresas fazem atualmente), ótimo, mas existem outras formas mais baratas e inovadoras de celebrar os resultados, como um bom rodízio de pizza ou almoço para a equipe de vendas, por exemplo.Portanto, agora que já conhece as principais atitudes de gestores para manter a motivação no trabalho em Pme , compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a espalhar o conhecimento!

Teste pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

2º MeetUp RH Pontomais - GPTW

O 2º MeetUp de RH Pontomais será uma imersão no mundo das melhores empresas para se trabalhar. O tema principal desse encontro será o GPTW.

Ler mais

Gestão de benefícios: entenda a importância e como fazer de maneira eficaz

A Gestão de Benefícios vai desde a escolha do tipo de incentivo até o efetivo recebimento pelos colaboradores. Saiba como fazer de forma eficaz.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!