Modelo de Folha de Ponto: Conheça Tipos, Diferenças e Como Funciona

Modelo de Folha de Ponto: Conheça Tipos, Diferenças e Como Funciona
Silvana Fernandes

Fazer o controle de ponto dos funcionários é uma das principais funções do Departamento Pessoal. Essa rotina possibilita acompanhar a jornada dos colaboradores e evita as principais causas de processos trabalhistas.

Atualmente, encontramos 3 principais modelos de folha de ponto: manual, mecânico ou eletrônico/digital.

Independente de qual sua empresa utiliza, todo modelo de folha de ponto deve informar as horas trabalhadas por dia, horas extras, banco de horas e absenteísmo - além de contar com qualquer outra informação que contribua para a gestão de ponto dos funcionários.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre folha de ponto? Continue lendo!

O Que é Folha de Ponto?

A folha de ponto, também chamada de livro ponto, tem como principal objetivo proteger os direitos da empresa e do trabalhador.

Ou seja: é o documento que registra todos os horários de cada colaborador. Com base nestas informações serão feitos os cálculos do fechamento da folha de pagamento.

Pela folha de ponto, é possível identificar:

  • Atrasos no trabalho;
  • Realização ou não dos intervalos obrigatórios;
  • Faltas injustificadas;
  • Excesso de hora extra ou banco de horas;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que é importante manter as informações organizadas para que o responsável não perca muito tempo nesta tarefa no final do mês.

O Que a CLT Diz Sobre a Folha de Ponto?

De acordo com o Art. 47 do Decreto Lei nº 5.452/43 da CLT, o controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 colaboradores:

“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019).”

Contudo, os especialistas da área de RH recomendam que mesmo empresas menores também utilizem algum modelo de folha de ponto para comprovação jurídica em caso de processos trabalhistas.


infográfico motivos para investir em controle de ponto

A pessoa responsável pelo Departamento Pessoal deve orientar o trabalhador a melhor forma de preencher corretamente o modelo de folha de ponto escolhido. Desse modo, ao final de cada mês, é possível verificar e coletar a assinatura do colaborador de maneira prática e efetiva.

Devido ao caráter jurídico do documento, a assinatura é obrigatória, sujeito a advertência caso o funcionário se recuse. Além disso, a empresa deve arquivar os comprovantes de registro de ponto, de modo que consiga consultar no futuro, em caso de auditorias ou ações judiciais.

Quais as Diferenças Entre os Modelos de Folha de Ponto?

Folha de Ponto Manual

No controle de ponto manual, o próprio colaborador escreve seus horários. Essa prática ocorre por meio do caderno/livro ponto, folha de ponto individual simples ou planilha.

Tanto no caderno quanto no livro ponto, todos os colaboradores preenchem o ponto em um mesmo lugar. Já na folha individual, cada um possui o seu cartão. A planilha pode ser utilizada para complementar as formas citadas ou oferecer arquivos separados para cada colaborador.

A vantagem deste modelo de folha de ponto é um custo baixo com equipamentos e fácil implementação. Porém, é o método que traz mais riscos de erros e não há como garantir a veracidade das informações ali preenchidas. 

No fator armazenamento, o caderno, o livro e as folhas individuais também exigem espaço e cuidados de preservação.

Folha de Ponto Mecânica

Neste modelo de folha ponto, o registro é realizado por relógio de ponto cartográfico. Assim, este método já é um pouco mais seguro que os anteriores, pois reduz fraudes em relação aos horários registrados, que serão marcados diretamente no relógio.

No entanto, é necessário observar que, neste formato, muitas vezes será necessário repassar as informações do relógio para uma planilha e fazer os cálculos, caso não haja integração com nenhum software. 

Além disso, existe o custo de aquisição do relógio, a manutenção e os cartões ponto ou bobinas de papel.

Folha de Ponto Digital ou Eletrônica

Este modelo de folha de ponto permite o registro por celular, tablet ou computador, sendo possível utilizar um QR code e reconhecimento facial para aumentar a veracidade das informações.

No ponto eletrônico, o colaborador registra o ponto pelo seu aparelho ou um fornecido pela empresa. Automaticamente, as informações são enviadas para um software que traz todos os cálculos

É possível, ainda, receber notificações sobre jornadas fora do comum, como horas extraordinárias além do previsto para aquele dia, em tempo real.

As informações ficam registradas na nuvem e, desse modo, não exigem um espaço físico para armazenamento. Além disso, é muito mais fácil coletar as assinaturas dos colaboradores no final do mês, pois esse proesso pode ser realizado diretamente pelo aplicativo com a assinatura digital de espelho-ponto.

No modelo de folha de pagamento digital, RH, gestor e colaborador ficam sempre informados da situação do controle de ponto, evitando as principais causas de processos trabalhistas.

Ainda Não Sabe Qual o Melhor Modelo de Folha de Ponto?


Podemos te ajudar a descobrir qual o melhor custo x benefício! Acesse a nossa calculadora de gastos com controle de ponto e saiba mais sobre o quanto a sua empresa investe nessa atividade atualmente.

calculadora de gastos controle de ponto
Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Carnaval é Feriado? Veja os Feriados Obrigatórios e Pontos Facultativos em 2021!

Estamos nos aproximando do mês de fevereiro e, durante esse período, começa a surgir aquela dúvida, que ainda é motivo de discussões entre colaboradores e empresas: Afinal, Carnaval é feriado? Saiba mais!

Ler mais

Descanso Semanal Remunerado: O Que é, Regras na CLT, Como Calcular e Mais

O descanso semanal remunerado é um direito de todos os trabalhadores que operam em regime CLT. Por isso, é muito importante conhecer as regras, saber como calcular o descanso remunerado e entender todos os detalhes de como ele funciona!

Ler mais

Modelo de Folha de Ponto: Conheça Tipos, Diferenças e Como Funciona

Você conhece todos os modelos de folha de ponto? Essa ferramenta pode ser manual, eletrônica ou digital, e cada modelo de folha de ponto oferece uma vantagem diferente. Acesse para conhecer os tipos de folha de ponto, suas diferenças e saber como funciona!

Ler mais

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(