Voltar ao Blog
métricas da empresa pontomais 2019

Quais as principais métricas que devem ser acompanhadas na empresa?

Definitivamente, o monitoramento das atividades é tão importante quanto arregaçar as mangas para executar o trabalho. Afinal, é somente com a análise de resultados que podemos verificar se realmente estamos alinhados com aquilo que desejamos no planejamento do negócio e saber, ainda, se precisamos tomar medidas para corrigir a rota dos trabalhos.Quando o assunto é o monitoramento, não tem como não lembrarmos dos indicadores de desempenho. Essas ferramentas são indispensáveis para acompanharmos as metas traçadas durante o planejamento, além de nos ajudar a verificar se tudo está acontecendo conforme o esperado.É por isso que resolvemos mostrar, no post de hoje, algumas métricas da empresa que são indispensáveis e devem ser acompanhadas pelo gestor. Dá uma olhada no texto a seguir e confira quais são elas!

Ticket médio

Nossa primeira métrica é o ticket médio. Seu objetivo é verificar, dentre as vendas realizadas, qual foi o retorno, em média, de cada uma delas. Para isso, podemos fazer uma avaliação geral, levando em consideração toda a empresa, ou uma avaliação individual, verificando o desempenho de cada um dos vendedores. A fórmula para o cálculo do ticket médio é:

Ticket médio = receita do período / número de negócios realizados 

Retorn On Investiment (ROI)

Essa métrica pode ser usada em diversas atividades, afinal, tem como objetivo calcular o retorno sobre o investimento. É fundamental para verificar se estamos aplicando bem ou não o capital da empresa. Por isso, de todas as métricas da empresa, essa é considerada uma das mais importantes. Confira a fórmula para o seu cálculo:

ROI = lucro do investimento – investimento inicial / investimento inicial
Teste gratis pontomais 2019

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma métrica muito simples. Devemos enviar um questionário para o cliente, em um momento oportuno, com a seguinte pergunta: de 0 a 10, qual é a nota que você avalia a empresa. Com o resultado, podemos descobrir quantos clientes detratores, promotores ou neutros nós possuímos no negócio.

  • 0 a 6 = clientes detratores
  • 7 a 8 = clientes neutros
  • 8 a 10 = clientes promotores

Além disso, também podemos aplicar uma fórmula para descobrir qual é o NPS da nossa empresa:

 NPS = % clientes promotores - % clientes detratores

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Uma métrica muito importante para avaliarmos os custos de ações de marketing. Basicamente, o CAC tem como objetivo descobrir quanto cada um dos novos clientes adquiridos por ações de marketing custaram para o orçamento da empresa. Veja como calculá-lo:

CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / quantidade de clientes adquiridos

Turnover de funcionários

É muito importante medirmos a rotatividade para descobrir se não estamos com problemas internos, normalmente relacionados à queda da motivação e engajamento dos colaboradores. Por isso, devemos sempre ter a frente a nossa taxa de turnover de funcionários. Utilize a seguinte fórmula para calculá-lo:

Turnover = funcionários desligados / quantidade de funcionários

Taxa de conversão

Por fim, uma métrica muito similar ao ticket médio, mas, nesse caso, o nosso objetivo é medir a eficiência dos vendedores e do marketing da empresa. Afinal, das abordagens feitas junto aos clientes, quantas delas, de fato, se consumaram na ação desejada por ela? Descubra com a fórmula:

Conversão = razão entre o número de abordagens e o número de clientes convertidos 

Pronto! Agora você já está por dentro das principais métricas da empresa! Quais métricas você costuma utilizar para verificar os resultados da empresa? Deixe o seu comentário logo abaixo e compartilhe o seu conhecimento!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

Entenda o papel estratégico do RH nos processos de fusões e aquisições

O papel do RH em Fusões e Aquisições está relacionado a manter o clima organizacional em um momento de insegurança e tensão. Saiba mais nesse artigo.

Ler mais

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!