Voltar ao Blog
métricas da empresa pontomais 2019

Quais as principais métricas que devem ser acompanhadas na empresa?

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora

Definitivamente, o monitoramento das atividades é tão importante quanto arregaçar as mangas para executar o trabalho. Afinal, é somente com a análise de resultados que podemos verificar se realmente estamos alinhados com aquilo que desejamos no planejamento do negócio e saber, ainda, se precisamos tomar medidas para corrigir a rota dos trabalhos.Quando o assunto é o monitoramento, não tem como não lembrarmos dos indicadores de desempenho. Essas ferramentas são indispensáveis para acompanharmos as metas traçadas durante o planejamento, além de nos ajudar a verificar se tudo está acontecendo conforme o esperado.É por isso que resolvemos mostrar, no post de hoje, algumas métricas da empresa que são indispensáveis e devem ser acompanhadas pelo gestor. Dá uma olhada no texto a seguir e confira quais são elas!

Ticket médio

Nossa primeira métrica é o ticket médio. Seu objetivo é verificar, dentre as vendas realizadas, qual foi o retorno, em média, de cada uma delas. Para isso, podemos fazer uma avaliação geral, levando em consideração toda a empresa, ou uma avaliação individual, verificando o desempenho de cada um dos vendedores. A fórmula para o cálculo do ticket médio é:

Ticket médio = receita do período / número de negócios realizados 

Retorn On Investiment (ROI)

Essa métrica pode ser usada em diversas atividades, afinal, tem como objetivo calcular o retorno sobre o investimento. É fundamental para verificar se estamos aplicando bem ou não o capital da empresa. Por isso, de todas as métricas da empresa, essa é considerada uma das mais importantes. Confira a fórmula para o seu cálculo:

ROI = lucro do investimento – investimento inicial / investimento inicial
Teste gratis pontomais 2019

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma métrica muito simples. Devemos enviar um questionário para o cliente, em um momento oportuno, com a seguinte pergunta: de 0 a 10, qual é a nota que você avalia a empresa. Com o resultado, podemos descobrir quantos clientes detratores, promotores ou neutros nós possuímos no negócio.

  • 0 a 6 = clientes detratores
  • 7 a 8 = clientes neutros
  • 8 a 10 = clientes promotores

Além disso, também podemos aplicar uma fórmula para descobrir qual é o NPS da nossa empresa:

 NPS = % clientes promotores - % clientes detratores

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Uma métrica muito importante para avaliarmos os custos de ações de marketing. Basicamente, o CAC tem como objetivo descobrir quanto cada um dos novos clientes adquiridos por ações de marketing custaram para o orçamento da empresa. Veja como calculá-lo:

CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / quantidade de clientes adquiridos

Turnover de funcionários

É muito importante medirmos a rotatividade para descobrir se não estamos com problemas internos, normalmente relacionados à queda da motivação e engajamento dos colaboradores. Por isso, devemos sempre ter a frente a nossa taxa de turnover de funcionários. Utilize a seguinte fórmula para calculá-lo:

Turnover = funcionários desligados / quantidade de funcionários

Taxa de conversão

Por fim, uma métrica muito similar ao ticket médio, mas, nesse caso, o nosso objetivo é medir a eficiência dos vendedores e do marketing da empresa. Afinal, das abordagens feitas junto aos clientes, quantas delas, de fato, se consumaram na ação desejada por ela? Descubra com a fórmula:

Conversão = razão entre o número de abordagens e o número de clientes convertidos 

Pronto! Agora você já está por dentro das principais métricas da empresa! Quais métricas você costuma utilizar para verificar os resultados da empresa? Deixe o seu comentário logo abaixo e compartilhe o seu conhecimento!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...