Voltar ao Blog
mercado financeiro pandemia

Mercado Financeiro na Quarentena: Inovações Para o Seu Negócio

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O mercado financeiro é um dos que mais investe em tecnologia no mundo inteiro. Modernizar processos, facilitar a vida dos usuários e disponibilizar uma série de serviços na palma da mão são algumas das características principais do impacto digital nas soluções financeiras.

Em meio ao cenário de pandemia, quarentena e com diversas empresas aderindo ao home office, a tecnologia é uma grande aliada para solucionar demandas financeiras de forma prática. 

Isso porque ajuda a evitar filas no banco, idas ao caixa eletrônico e afins, além de tornar o processo de pagamento mais dinâmico e otimizado.

A maioria das soluções financeiras presentes em nosso dia a dia é parte da nossa rotina, principalmente para quem está mais habituado com o meio digital. 

Considerando a pandemia do coronavírus e a necessidade de evitar contato com pessoas e ambientes de convívio externo, essas soluções estão em expansão e sendo utilizadas por pessoas que não tinham o costume de realizar compras ou transações financeiras pela internet.

Na área financeira, esse movimento comprova a eficiência das ferramentas e processos digitais, que proporcionam mais conforto e segurança. Isso garante que os usuários façam compras, paguem contas, emitam cobranças e realizem transações bancárias do sofá de suas casas.

Trouxemos algumas das soluções financeiras com maior destaque nesse período de isolamento social. Vem com a gente:

Internet Banking

O Internet Banking é o ambiente bancário na internet, onde os correntistas conseguem realizar transações direto pelo site ou aplicativo do banco que utilizam. 

É possível consultar saldo, pagar contas, fazer transferências e várias outras operações bancárias pelo computador ou celular e, em alguns bancos, até mesmo abrir uma conta pela internet, sem precisar comparecer a uma agência bancária.

A modernização dos bancos tradicionais através do Internet Banking facilitou a vida de milhares de usuários, que não precisam encarar filas ou aguardar atendimento presencial para realizar operações simples, o que otimiza o tempo dos clientes e dos funcionários do banco.

Conta Digital

Uma conta digital pode ser uma opção mais fácil e menos burocrática do que contas correntes convencionais, já que não é necessário comparecer à agência para abrir ou fechar a conta. 

Ela é controlada de forma online, através de um site ou aplicativo, e oferece os mesmos serviços básicos que uma conta convencional: transferências, pagamento de contas, saques, entre outros.

Embora as taxas cobradas sejam mais baratas, no geral, não é uma obrigatoriedade a conta digital ser gratuita e as taxas e serviços disponibilizados variam de acordo com a instituição bancária.

A onda dos bancos digitais ganhou uma força significativa no Brasil, onde empresas como Nubank e Next tornaram-se grandes exemplos de bancos modernos e que descomplicam a vida dos usuários.

controle de ponto quarentena

Contactless 

A tecnologia contactless (pagamento por aproximação) está ganhando cada vez mais espaço e visibilidade no mercado de pagamentos. 

Bancos tradicionais e digitais vêm apostando em cartões de débito e crédito com a função contactless, além de disponibilizarem a tecnologia em carteiras digitais, como o Google Pay, Samsung Pay e similares. 

Apenas encostando o cartão ou o app da carteira digital na maquininha, é possível realizar a maioria dos pagamentos sem a necessidade de digitar a senha, evitando contato com as teclas.

Essa funcionalidade é muito útil e relevante para o momento que estamos vivendo, já que o ideal é evitar a exposição ao coronavírus através do contato com objetos externos. 

Gateways e Intermediadoras de Pagamento

Soluções digitais de cobrança são um grande destaque para a modernização do mercado financeiro no Brasil. 

Embora haja uma diferença entre intermediadoras de pagamento e gateways, como segurança nas transações, taxas e integração, as duas soluções de pagamento atendem à lojas virtuais, marketplaces, lojas físicas e vários outros segmentos, facilitando a gestão empresarial e descomplicando a forma de cobrar clientes, emitir cobranças e afins. 

Algumas intermediadoras de pagamento, como a Juno, oferecem várias outras funcionalidades além da emissão de cobranças, como pagamento de contas direto pela plataforma, aplicativo, cartão para utilizar o saldo online e API para integração.

QR Code

O QR Code (Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida, em português) é uma evolução do código de barras. 

Ele consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pela maioria dos aparelhos celulares e, dentre todas as formas como pode ser utilizado, o pagamento através do QR Code é um deles.

É possível disponibilizar o QR Code de forma digital, por um dispositivo ou de forma física. Apontando a câmera do celular para ele, é possível ir até determinado site ou check-out para efetuar a compra e o pagamento.

Um exemplo de utilização de QR Code são as lives de artistas que estão ocorrendo durante a quarentena, com o objetivo de arrecadar doações ou vender produtos para converter o valor em suprimentos. 

Transferências Bancárias por Link

A possibilidade de realizar transferências de dinheiro por meio de um link já é uma realidade nos meios de pagamento digitais. 

O processo é muito simples e permite que os usuários façam transferências para terceiros diretamente de uma plataforma ou aplicativo, com a possibilidade de enviar o link, via mensagem instantânea, para a pessoa que vai receber o valor da transação. 

O grande diferencial desta solução é que o usuário da conta não precisa ter conhecimento sobre os dados bancários da pessoa para quem irá ser feita a transferência, assim que receber o link ou a notificação de transação, ela mesma preenche seus dados e recebe o valor, garantindo a segurança de ambas as partes. 


Link de Pagamento

Gerar um link de pagamento para cobrar seus clientes pode ser uma boa estratégia para continuar vendendo mesmo com o comércio fechado ou através do e-commerce.

A venda por link de pagamento permite que o lojista envie um link com a cobrança da venda para o seu cliente, que então pode efetuar a cobrança. 

O link gerado pode ser copiado em e-mails, nas caixas de mensagens instantâneas de redes sociais como Instagram, Facebook, WhatsApp ou onde mais o dono do negócio desejar. 

Se você vende produtos pela internet utilizando as redes sociais, por exemplo, é possível gerar um link de pagamento e atrelar ao seu produto. Dessa forma, não é necessário gerar uma cobrança a cada venda, otimizando o processo de compra do cliente.

O pagamento do link pode ser realizado via cartão de crédito ou boleto bancário. Além de sua praticidade, esse método de recebimento garante a segurança tanto para o lojista quanto para o consumidor final.


Como Garantir a Segurança nas Transações Online?

As soluções digitais de pagamento fazem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas, mas para garantir que toda a facilidade que a tecnologia proporciona nesse cenário, é fundamental estar atento à questões de segurança digital. 

Existe uma série de estratégias que tornam as transações online mais seguras:

Criptografia 

Atualmente, a criptografia de dados é considerada um dos principais mecanismos de proteção para meios digitais. A principal função dessa tecnologia é tornar mais confiável a comunicação de dados entre o servidor e o visitante, além de torná-la menos suscetível à quebra de sigilo de informações.

O sistema opera a partir de chaves e protocolos, tornando o conteúdo das transações legível somente para o receptor autorizado.


Sistemas de Proteção

Outra estratégia importante na hora de otimizar a segurança das transações nos meios digitais é contar com bons sistemas de proteção. Protocolos de segurança, credenciais de acesso e programas antivírus devem fazer parte da rotina de negócios que atuam meios de pagamento online. 

Políticas de Segurança 

Em uma empresa que lida com transações online, todos os colaboradores são responsáveis por manter a segurança dos seus dados financeiros. Para garantir que nenhum funcionário com acesso ao sistema coloque em risco a segurança do negócio, é necessário implementar protocolos bem estruturados para o uso dos computadores, bem como uma boa política de senhas.

Certificação Digital

A certificação digital é responsável por garantir a integridade dos dados transacionados em ambientes virtuais. É a partir desse mecanismo de proteção que o usuário entende que está navegando em um site de confiança. 

Empresas que contam com essa tecnologia ganham muito em termos da autenticidade, confidencialidade e integridade das informações que circulam em meios digitais. 

Conheça a Juno

A Juno é uma solução digital para emissão de cobranças que atua no mercado de pagamentos há mais de 20 anos. 

Nosso objetivo é descomplicar as finanças dos empreendedores e facilitar a gestão como um todo, através da tecnologia e do comprometimento da nossa equipe em entregar mais do que uma solução financeira, mas uma experiência incrível e sem burocracia para nossos clientes.

A Juno conta com algumas das tecnologias mais úteis do mercado financeiro e outras estão saindo do forno, como:

Venda Fácil: o Venda Fácil é o link de pagamento da Juno. Com ele, não é preciso de um site ou maquininha de cartão para realizar vendas. O negócio do cliente pode ser totalmente offline ou estar presente apenas nas redes sociais, sem necessariamente ter uma loja física ou online: os links de pagamento da Juno chegam onde os clientes estiverem.

Transferência via Link: a Transferência via Link da Juno permite que o cliente Juno realize transferências para terceiros sem precisar saber os dados bancários da pessoa. 

QR Code: essa funcionalidade está saindo do forno e logo estará disponível para nossa base de clientes. Os pagamentos por QR Code facilitam muito a vida dos usuários, que só precisam apontar a câmera de seu smartphone para o código disponível e efetuar a cobrança de forma rápida, segura e muito simples. 

Contando com as soluções que citamos acima, é possível realizar transações de uma maneira prática e sem sair de casa.

O mercado financeiro se reinventa todos os dias para trazer comodidade e tecnologia para nossas vidas, transformando nossas experiências e o jeito de lidar com o dinheiro. 

Tenha a inovação como sua maior aliada em meio a pandemia e reinvente sua forma de organizar suas finanças!


Este artigo foi produzido pela equipe da Juno exclusivamente blog da Pontomais

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Gestão de RH na Construção Civil: Por Que se Preocupar com Ela?

Você sabia que a gestão de RH é de extrema importância no setor de construção civil? Veja o artigo completo e saiba mais em nosso blog!

Ler mais

RH Digital: Otimize sua Rotina com 6 Dicas de Ferramentas de RH

Você já ouviu falar sobre RH Digital? Veja dicas práticas e aprenda como aplicá-lo no dia a dia do seu RH! Acesse e veja dicas de ferramentas para RH!

Ler mais

Como Sua Empresa Pode Economizar em Tempos de Crise

Buscando ideias de como sua empresa pode economizar em tempos de crise? Veja algumas dicas no blog da Pontomais e aprenda como organizar e diminuir os seus custos!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui