melhor-app-controle-de-ponto
Índice
Índice
Melhor app de controle de ponto: saiba como escolher!

A tecnologia pode ser uma grande ajuda para aprimorar e otimizar processos burocráticos nos negócios. Por isso, saber qual o melhor app de controle de ponto, de processos financeiros e de gestão de atividades, é fundamental para essa melhoria.

Existem diversas ferramentas de RH e do Departamento Pessoal que não ficam de fora dessa onda.

Processos de recrutamento e seleção, gestão de jornada, gestão de benefícios, produtividade e cultura organizacional estão entre alguns dos itens que podem ser melhorados com a transformação digital nas empresas.

Por isso, criamos este artigo para te ajudar a encontrar o melhor app de controle de ponto para as necessidades do seu negócio. Vamos começar conhecendo um pouco mais sobre essa ferramenta?

Continue lendo!

Fazer o controle de ponto pelo celular é legal?

A resposta é sim! Fazer o controle de ponto pelo celular, e outras formas alternativas, já foi liberado por lei. As Portarias que regiam a legislação com relação ao controle de ponto eletrônico eram a 1510 e 373, mas em novembro de 2021 a Portaria 671 atualizou inúmeras normas da Carteira de Trabalho e Previdência Social e revogou às duas outras Portarias.

Ou seja, hoje, a Portaria que garante que esse controle seja feito é a 671/2021, a partir do acordo coletivo entre as partes.

Em 2021, por meio do decreto 10.854, foi instituído o Programa Permanente de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais em que agora é permitido:

  • Pré-assinalação do período de repouso; e
  • Assinalação de ponto por exceção à jornada regular de trabalho.

Conheça o aplicativo Pontomais e tenha um dos melhores sistemas de controle de ponto na palma da mão

Como funciona o Controle de Ponto Online?

Sistemas de controle de ponto digital, como a Pontomais, surgiram a partir da necessidade de reduzir a quantidade de processos burocráticos relacionados ao controle de ponto e à gestão de jornada dos colaboradores nas empresas.

A partir dessa ferramenta, é possível automatizar processos e economizar tempo.

Veja algumas atividades que podem ser menos burocráticas com a ajuda do controle de ponto online:

  • Espelho de ponto: tanto a criação desse documento quanto a assinatura digital do espelho ponto podem ser feitas através do sistema online em apenas alguns cliques;
  • Documentação de Cartão Ponto: o controle de ponto online permite que toda a documentação relacionada às marcações de ponto dos colaboradores seja armazenada na nuvem. Ou seja: muito mais segurança para a sua empresa;
  • Controle de Horas Extras: tanto o colaborador quanto os gestores e o RH podem acompanhar as horas extras ao longo do mês. Isso garante que nenhum gasto extra passe despercebido e garante qualidade de vida para os colaboradores.

Essas são algumas entre diversas outras funcionalidades que podem auxiliar no dia a dia e a desburocratizar os processos de gestão de jornada na sua empresa. Ainda em dúvida sobre qual o melhor app de controle de ponto para o seu negócio?

Continue lendo para tirar mais dúvidas.

Quais os benefícios do App de Controle de Ponto?

Agora que você já conhece algumas atividades do dia a dia que podem ser facilitadas pelo uso de uma ferramenta de ponto digital, vamos para as vantagens do controle de ponto online?

Oferece o melhor custo benefício

Os aplicativos de controle de ponto são o melhor custo x benefício para a sua empresa, pois não exigem gastos com manutenção, bobina de papel ou instalação.

Além disso, o fato de otimizar o tempo dos profissionais do RH também auxilia na economia direto na folha de pagamento dos seus colaboradores.

Para demonstrar o custo x benefício vantajoso do controle de ponto digital, criamos uma calculadora de gastos com controle de ponto que pode te ajudar:

Economiza Tempo

Para PMEs, onde geralmente o dono da empresa lida com diversos processos de diferentes áreas, a economia de tempo em atividades burocráticas faz com que o empreendedor possa se dedicar a questões mais estratégicas do gerenciamento empresarial, como reuniões, desenvolvimento de produtos, entre outros.

Já nas grandes empresas, automatizar rotinas bastante burocráticas do RH e do Departamento Pessoal faz com que os setores possam focar em atividades como recrutamento e seleção, desenvolvimento dos colaboradores e diminuição de turnover, por exemplo.

Em ambos os casos, é possível verificar que a otimização do tempo é fundamental para o desempenho de tarefas que auxiliam diretamente no crescimento da empresa.

Facilita a gestão de jornada

Se você comanda uma empresa, sabe que a gestão de jornada dos colaboradores pode ser bastante complexa. É preciso registrar todos os horários de entrada e saída, os intervalos, calcular horas extras, acompanhar faltas e atestados, entre outras atividades rotineiras que podem ser bastante exaustivas.

O app de controle de ponto facilita esse processo, pois traz todo o acompanhamento para uma plataforma que fica, literalmente, na palma da mão.

Auxilia na avaliação de desempenho

Já teve dúvidas sobre quais são as melhores maneiras de avaliar o desempenho dos colaboradores?

O controle de ponto digital pode auxiliar você nessa tarefa. Sistemas como o da Pontomais oferecem relatórios completos com indicadores relevantes para compreender o comportamento dos seus funcionários.

Alguns dos relatórios disponíveis em nossa plataforma são:

  • Absenteísmo: saiba quem está faltando, quantas faltas e a periodicidade de ausências dos colaboradores em apenas alguns cliques;
  • Horas Extras: entenda quais colaboradores ficam além do horário e mapeie possíveis resoluções para esse problema, caso ele seja muito frequente;
  • Ocorrências: veja tudo o que está acontecendo de errado no ponto dos seus funcionários com um relatório simples e direto.

Conheça mais alguns dos relatórios disponíveis em nossa plataforma:

Segurança jurídica contra processos trabalhistas

Você sabia que o controle de ponto mal feito é uma das principais causas de processos trabalhistas?

A legislação brasileira é bastante rígida com essas situações. Por isso, ter um sistema que auxilia a empresa a estar nas leis relacionadas ao controle de ponto é fundamental para manter a sua empresa segura contra ações trabalhistas.

Principais dúvidas sobre o assunto:

Ainda possui dúvidas se as plataformas realmente conseguem te ajudar? Confira as respostar para algumas das perguntas mais frequentes.

Seus funcionários podem burlar o sistema?

A plataforma de controle de ponto pode garantir a identidade do colaborador por meio do reconhecimento facial (caso a empresa opte por essa opção). As outras formas de garantir que o colaborador registrou o ponto no local e horário informados, são as informações salvas nos relatórios de auditoria (AFD e AFDT).

Em que mesmo que ocorram ajustes na jornada, o registro inicial fica salvo.

E para quem tiver problemas em baixar novos aplicativos no celular?

Para colaboradores que não conseguem baixar o aplicativo pelo celular, existem algumas opções. Utilizar a Pontomais pelo dekstop, fazer o registro de ponto pelo Whatsapp, que já é uma funcionalidade disponível no sistema para empresas que adquirirem, ou a empresa pode optar pelo Pontomais Happy, que funciona como um sistema de ponto, porém em um tablet que fica localizado no local da empresa.

Como as informações serão salvas?

A partir do cadastro das informações no app, elas já são enviadas para o sistema na nuvem, em que o RH, gestores e administradores da conta possuem acesso às informações de jornada dos respectivos colaboradores.

Como escolher o melhor app de Controle de Ponto para a sua empresa?

Se você ainda não conseguiu escolher o melhor app de controle de ponto que se encaixa com as suas necessidades, veja algumas dicas e itens para ficar de olho:

Fique Atento às Funcionalidades do Sistema

  • Interface amigável;
  • Jornada flexível;
  • Banco de horas;
  • Integração com folha de pagamento;
  • Espelho-ponto prático.

Escolha o que Atende às Necessidades da Sua Empresa

  • Atende o número de funcionários;
  • Oferece implementação facilitada;
  • Acompanha o crescimento empresarial;
  • Tem o melhor custo-benefício.

Verifique as integrações com outros sistemas e relógios ponto

  • Faz integração com os sistemas de ponto homologados pelo Ministério do Trabalho;

Faça um Teste Avaliativo

A Pontomais oferece a possibilidade de fazer um teste grátis utilizando todas as funcionalidades do sistema. Assim, é possível ver na prática como a plataforma funciona e conhecer todos os seus benefícios no dia a dia.

Quer saber mais? Faça um teste gratuito da plataforma!

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta